Oferendas serão levadas ao mar nesta quarta-feira (2)
Ilhéus viverá nesta quarta-feira (2) um dia importante para as tradições religiosas, para o fortalecimento do turismo e para o aquecimento da economia local. Além dos nativos e dos turistas que já estão na cidade, a tradicional festa de Iemanjá deve atrair milhares de cruzeiristas que mais uma vez visitam São Jorge dos Ilhéus no transatlântico Costa Serena. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira, são boas as chances de o evento contar com a participação de um número significativo de turistas, uma vez que o navio traz ao porto cerca de 2.500 visitantes.
Com muita água de cheiro e sempre ao som dos atabaques, as homenagens serão iniciadas a partir das 12 horas, com duas concentrações: uma no bairro Nova Brasília, em frente à Maramata, com os terreiros da zona sul, e outra na praia do Cristo, com os terreiros da zona norte. O ponto alto da festa acontece às 16 horas, quando uma procissão marítima formada por dezenas de embarcações sairá das praias do Cristo e da Maramata com destino ao alto-mar onde as oferendas serão depositadas.
Vista por muitos como a maior manifestação pública do candomblé baiano, a festa de Iemanjá está completando 30 anos de celebração em Ilhéus. O evento é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, com a participação dos terreiros de Mãe Carmosina, Mãe Laura, Pai Toninho e Pai Atanagildo. A exemplo do que aconteceu nas últimas décadas, nativos e turistas, oriundos de diversas etnias, credos e religiões, oferecerão mais uma vez inúmeros presentes à Rainha das Águas, fazendo durante a célebre procissão marítima um pedido ou agradecendo uma graça alcançada