quarta-feira, 2 de março de 2011


Pesquisador Itajuipense conclui monografia

PUBLICADO POR CAIO OLIVER EM 01 - MARÇO - 2011
O pesquisador itajuipense Leandro Lessa Bezerra concluiu sua monografia intitulada “Conhecimento dos mamíferos por parte dos moradores de comunidades na Estrada Ba-001 (Trecho Ilhéus-Serra Grande) com ênfase no sagüi-de-wed, Callithrix kuhlii”. O trabalho foi apresentado à Universidade Estadual de Santa Cruz como requisito para a obtenção do título de bacharel em Ciências Biológicas e teve como orientadora a Professora Doutora Romari Martinez Montano.
Segundo Leandro Bezerra, “a Mata Atlântica encontra-se entre os biomas com maior diversidade biológica e mais ameaçados do planeta e a região do Sul da Bahia constitui um dos centros de endemismo mais importante de todo o bioma. O tipo de vizinhança no entorno de fragmentos pode afetar profundamente a diversidade biológica e os processos ecológicos; portanto conhecer o que a comunidade pensa sobre o ecossistema e os animais é de fundamental importância para conservação e manejo da fauna”.
Para a realização da monográfica foram feitas 32 entrevistas semi-estruturadas com moradores que tem ou tiveram contato com a espécie focal. Desses entrevistados, 90,36% afirmaram receber visitas dos sagüis em casa. Várias informações sobre padrões ecológicos da espécie proferidos pelos moradores compartilharam com a literatura. “A principal ameaça para as populações do C. kuhlii foi o atropelamento, seguido de eletrocussão. 68,75% dos moradores afirmaram que os micos já haviam invadido seu domicílio”, diz Bezerra. Outro problema, para o pesquisador, seria os itens alimentares que são oferecidos aos sagüis, pois houve registros de grupos ingerindo alimentos cozidos. 
Fonte: Ascom/Abara – Foto Marcos de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois dos coronéis e da bruxa, o cacau entra na era do chocolate

alhos & bugalhos Depois dos coronéis e da bruxa, o cacau entra na era do chocolate Fenagro é palco de anúncios sobre o sucesso inter...