Nos
dormentes da memória
Hélio Pólvora
Escritor, membro da Academia de
Letras da Bahia.
Mau sonetista, Dom Pedro II foi um
empreendedor de larga visão, um devoto do progresso. Tinha espírito cívico,
ufanista, distanciado dos utilitaristas governantes e empreiteiros de hoje.
Pretendeu integrar o Brasil por estradas de ferro, e destas deixou rico legado.
Seu maior projeto foi a Central do Brasil, mais tarde Rede Ferroviária Federal,
que partia da Corte no rumo de Belém , com vários ramais.
A imperial malha ferroviária, prova
de que o nosso desenvolvimento vem de longe, foi reduzida ao pó de mico pelo
lobby da industria automobilística e das empreiteiras construtoras atentas à insânia
do progresso a toque de caixa. Privilegiou-se a rodovia de fretes mais caros.
Ao popular trem de ferro sucedeu a carruagem individual – o automóvel símbolo
de poder aquisitivo. Trocou-se o transporte de massa pelo transporte elitista.
Sobre os 150 anos da ferrovia
Salvador-Juazeiro, de que restam os 13,5 quilômetros de Calçada a Paripe, este
jornal estampou reportagem sobre a melancólica dissipação do cabedal
ferroviário. “Saudosas ferrovias”, como bem disse. Além da ligação com o São
Francisco e dos trilhos da Leste Brasileiro, a Bahia dispunha de várias linhas.
Cachoeira e São Felix eram os
referenciais da Estrada de Ferro do Paraguaçú . Havia ainda Mapele-Buranhém,
que privilegiava Candeias, e a Bahia-Minas, entre Caravelas e Araçui, no
interior mineiro. A desativação gerou pobreza e canção de protesto de Milton
Nascimento.
Estas ferrovias sequer resistiram
como equipamentos turísticos. Viraram ferro-velho, os trens rodam nos dormentes
da memória. Governantes desenvolvimentistas de muita fome eleitoral projetam o
trem-bala São Paulo-Rio e a polemica ferrovia Oeste-Leste, do Tocantins a
Ilhéus. Quando sairão do papel?
O sul cacaueiro também teve a sua ferrovia. Devia
chegar a Conquista e juntar-se à Bahia-Minas. Ficou nas linhas até Itabuna
(1910), Água Preta (atual Uruçuca, 1914) e Itajuipe (1934).
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