Alhos & Bugalhos
NOVA GABRIELA RESGATA GAY DA OBRA ORIGINAL E
IGNORADO NA NOVELA DE 75
Gero Camilo
Do
Estadão - A nova versão de Gabriela na Globo terá 76 capítulos.
O relato é da repórter Alline Dauroiz, do Estado, que esteve em Canavieiras,
a 110 km de Ilhéus (BA), onde a equipe grava, sob o comando do diretor Mauro
Mendonça Filho.
Foi lá que a jornalista
apurou que a nova leitura da obra promete ser fiel a 80% das linhas de Jorge
Amado. Os 20% restantes ficam por conta do autor Walcyr Carrasco, o que não
exclui novos personagens.
Não é o caso de Miss Pirangi,
garçom do bordel Bataclã, vivido por Gero Camilo. A personagem consta do
livro original, mas foi ignorada na versão que a Globo produziu em 1975,
pelas mãos de Walter George Durst.
Solução para os
países emergentes
Segundo o jornalista Joelmir
Beting, o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, em visita ao Brasil, num
encontro com a presidente Dilma, apresentou o que ele chama de “solução para
os países emergentes”, como o Brasil, China e Índia: 1) pena de morte para
crimes hediondos; 2) punição severa para políticos corruptos; 3) quintuplicar
o investimento em educação; 4) redução drástica da carga tributária; 5)
redução de 80 % dos salários dos políticos; 6) desburocratização imediata; 7)
recuperação dos investimentos dos últimos 50 anos; 8) investir na mudança
cultural do povo; 9) investir na ciência e tecnologia; 10) maioridade penal a
partir de 16 anos. Pelo visto, o Sr. Jiabao apresentou um decálogo respeitável,
mas, por razões óbvias, impossível de ser aplicado no nosso querido Brasil.
Poderíamos fazer uma blague
afirmando que na China houive a “marcha de Mao”, enquanto no Brasil continua
a “marcha dos maus”. (De Carlos Neville – Espaço do Leitor – Jornal A Tarde –
11.04.)
“JN NO
AR ATERRISSA” NO LIXÃO DE ITABUNA
Do ciadanoticia.com.br - Nesta quinta-feira (12)
Itabuna volta a ser alvo de mais uma reportagem nacional. Como sempre,
negativa, haja vista o descaso do prefeito Capitão Azevedo em tratar com assuntos que
interessam diretamente à população, a exemplo da destinação dos resíduos
sólidos.
Pois bem, aqui, a equipe do Jornal Nacional
começou a verificar as deficiências da cidade desde que desembarcou no
aeroporto de Ilhéus, apesar de Itabuna também possuir um aeroporto (se assim
que pode ser chamado), mas cuja destinação é outra totalmente diversa.
Como não fez o dever de casa, elaborando um Plano
Municipal de Saneamento, por aqui não aportam os recursos federais previstos
na Lei de Recursos Sólidos, que prevê para 2014 o fim dos lixões. Pelo “andar
da carruagem azevediana”, em Itabuna esse prazo não será cumprido, haja vista
o estado de inércia do prefeito.
Mais uma vez, o atrasado Nordeste mostrará ao Sul
Maravilha as misérias por que passam o seu povo pela falta de compromisso dos
governantes. E Itabuna, infelizmente, aparecerá na “telinha da Globo, no
Jornal Nacional, como sempre, expondo “suas feridas”, enquanto o prefeito,
por certo, dirá que já tem “mil e um projetos” para deixar a cidade linda,
mas os recursos ainda não chegaram.
Pelo menos será feita uma “radiografia de corpo
inteiro”, demonstrando as condições indignas com que convivem centenas de
famílias, que têm como único meio de sobrevivência o lixão de Itabuna. Por
certo as cenas mostradas serão fortes, na qual adultos e crianças disputam
restos jogados no lixo com porcos e urubus. Uma cena imprópria.
Enquanto isso, o prefeito Capitão Azevedo
continuará (des)administrando Itabuna com sua
conhecida equipe, muita apegada aos recursos públicos. Mas pouco importa a
ele, que acredita estar reeleito através dos beijos e abraços que continua
aplicando nas pessoas mais carentes da cidade, enquanto a população
continuará na miséria.
“Farinha pouca, meu pirão primeiro” é a única
premissa eleita pelo Capitão Azevedo enquanto prefeito de Itabuna.
PARLAMENTARES BAIANOS QUEREM
ACELERAR CONSTRUÇÃO DA FIOL
Do
Ciadanoticia.com.br - Uma comissão formada por oito deputados federais e
estaduais da Bahia esteve nesta quarta-feira (11), em audiências públicas no
Ibama, na empresa Valec (responsável
pela obra) e no Tribunal de Contas da União ( TCU). O objetivo foi o de
destravar o andamento do projeto de construção da Ferrovia Oeste-Leste, no
estado, que vem progredindo de forma bastante lenta.
A Ferrovia de
Integração Oeste-Leste (Fiol) dinamizará o escoamento da produção da Bahia e
servirá de ligação dessa região com outros polos do país, por intermédio de
conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do Programa
de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá
1.527 km de extensão e envolverá investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões
até 2014.
A Fiol ligará as
cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras – no estado da Bahia – a
Figueirópolis, no estado do Tocantins, formando um corredor de transporte que
otimizará a operação do Porto Sul, em Ilhéus, e ainda abrirá nova alternativa
de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e
Estrada de Ferro Carajás.
Segundo o deputado
federal Josias Gomes, as audiências podem ser consideradas como “positivas”.
“No Ibama, reivindicamos, e fomos bem atendidos, a agilização dos processos
de licença ambiental para a construção da Oeste-Leste; na Valec, ouvimos
exposição sobre o andamento da obra, e a informação de que até o 2014 o
trecho entre Ilhéus e Caetité estará pronto, resolvendo o problema do
escoamento do minério; enfim, junto ao TCU, reivindicamos a agilização dos
julgamentos das matérias ainda pendentes sobre a ferrovia, uma obra da mais
alta importância para a economia baiana”, resumiu
Josias Gomes.
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Por
Hoje é Só. Vou bater o Martelo.
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quinta-feira, 12 de abril de 2012
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