segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Alhos & bugalhos

Frase do Dia
É sabido que a grande diferença do homem consiste em fabricar ferramentas separadas, transportando-as apenas quando quiser. Ou seja, se um inseto carrega um ferrão, carrega-o continuamente.
Ezra Pound

JORNALISTAS NÃO OLHAM PARA O “RABO” E FAZEM JOGO DE PSEUDOS-ESQUERDISTAS


Walmir Rosário
A bola da vez no segundo turno da campanha política para eleger o prefeito de Salvador é Caetano Veloso, ao afirmar que votaria em ACM Neto. E ele foi eleito pela mídia, ou melhor, pelos jornalistas e marqueteiros, que tentam, a todo o custo, reinventar a campanha do “bem contra o mal”, editada no passado para eleger Tancredo Neves, Waldyr Pires, dentre outros políticos responsáveis pela derrocada da esquerda brasileira.
Aliás, no mundo inteiro “esquerda” vem se tornando apenas uma simples noção de localização, a exemplo de vire à esquerda, como no trânsito, tal jogador chuta melhor com a esquerda e não mais os simpatizantes de um regime socialista ou comunista. Muito menos as formas de organização econômico-políticas contrárias ao capitalismo sob o argumento de acabar com as desigualdades sociais.
Se em todo o mundo a derrubada do muro Berlim provocou uma mudança profunda nas formas de administrar o Estado, a exemplo da Rússia, Cuba, dentre outros, o que não dizer do que acontece na China, com reflexos em outras economias. E no Brasil não foi diferente, pois nosso governo (e os governantes Lula e Dilma) que ainda teima ser chamado de esquerda assina um documento afirmando ser a China uma economia de mercado.
Então, para onde foi a ideologia dos nossos próceres da Revolução Francesa, Revolução Bolchevique e até mesmo os que tentaram no Brasil lutar contra a ditadura de Vargas e dos militares do golpe de 64?
Simples, no nosso Brasil varonil continuam como sempre, se amoldando às mais diferentes situações. Uns, pelo fim do deslumbramento ao conferir, in loco, a chegada desses líderes ao poder; outros, pela simples observação do desempenho quando tomaram o poder, pelo voto, é claro. Uma grande decepção.
Pior, ainda, do que isso, no Brasil o fim da ideologia foi decretado com todos os “efes” e “erres” pelo governo do presidente Lula ao executar o projeto de Zé Dirceu para instalar o PT por 20 anos nos quartos e corredores do Palácio da Alvorada. E o resultado está aí sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), apesar dos petistas jurarem, “de pés-juntos” que nada têm a ver com isso. “É coisa da direita”, tentam enganar aos incautos.
Quanto aos jornalistas, o mal cometido contra a pessoa humana é ainda maior do que o velho patrulhamento praticado pelas velhas (claro) esquerdas contra aqueles que tentassem sair do seu jugo e jogo político. Somente a título de lembrança, nosso conterrâneo Jorge Amado sofreu muito mais do que o não menos que o patrício de Santo Amaro da Purificação, Caetano Veloso.
A tentativa de inquisição chega ao extremo de julgar e condenar não só o “cacique” Antônio Carlos Magalhães, mas lançar à fogueira da maldição toda a sua família, incluído aí filhos, netos e bisnetos. Será que é humano quem pratica a desumanidade? A história nos mostra que era própria das populações bárbaras, a prática do “olho por olho”, o “dente por dente”, desconhecendo a indulgência e a piedade.
Na legislação moderna, adotada pela quase unanimidade dos países, os códigos penais abominaram esses tipos de pena que eram transmitidas a gerações inteiras e hoje não passam do próprio acusado. Mesmo assim, é preciso que haja um julgamento pelo órgão do Estado incumbido deste mister, observando, ainda, o consagrado princípio do in dubio pro reu (na dúvida, beneficie-se o réu).
E quanto aos jornalistas, publicitários e marqueteiros, esses merecem uma reflexão por demais profunda. Em cada campanha pululam – pelo consagrado direito do trabalho, é claro – de candidato a candidato. Esquerda ou direita pouco importa, pois acreditam que estão vendendo um simples sabonete, pasta de dentes ou uma nova tintura para o cabelo.
Assegurado o seu sagrado direito de trabalhar, pouco importa se ao ganhar a eleição aquele candidato que ele fez o bonito invólucro para vender como “o melhor do mundo” à população cometa as tiranias que dele se esperava. Caetano Veloso, ao contrário, não agiu à sorrelfa, de forma dissimulada e escolheu quem ele, como cidadão, considera o candidato ideal para governar a cidade do Salvador. Nada mais honesto.
Quanto ao pobre desse escrevinhador borra-papéis, tive a honra de trabalhar em campanhas políticas e no jornal Correio da Bahia, de Antônio Carlos Magalhães, o temido ACM. Posso assegurar: não havia emprego mais democrático e todos eram tratados com respeito, inclusive as dezenas de conhecidos jornalistas e publicitários de origem nos antigos partidos de esquerda.
Aprendam com Caetano Veloso, que ainda tem muito o que ensinar.
Jornalista, advogado e editor do site www.ciadanoticia.com.br

PREFEITO RESPONDERÁ CRIMINALMENTE SE NÃO COMUNICAR SITUAÇÃO FINANCEIRA DO MUNICÍPIO

 

DA AGÊNCIA CÂMARA - Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3973/12, do deputado Vitor Penido (DEM-MG), que torna crime de responsabilidade o não envio pelo prefeito à Câmara Municipal da mensagem com a demonstração da real situação contábil, financeira e orçamentária do município. Pelo texto, o prefeito deverá enviar a mensagem até 30 dias antes das convenções municipais.
A obrigação, explica o autor, será restrita aos anos em que houver eleições municipais. Seu descumprimento pode ensejar perda do cargo, inabilitação para o exercício de qualquer cargo ou função pública, além de até três anos de detenção.
Segundo Penido, a medida tem objetivos básicos:
1) facilitar a avaliação do trabalho do administrador-candidato pelo eleitor; e
2) permitir a elaboração de projetos financeiramente exequíveis pelos concorrentes.
O autor esclarece que, além de prestigiar a transparência dos gastos públicos, a iniciativa favorece significativamente a lealdade entre os candidatos e o eleitorado, “muitas vezes sem a menor condição de avaliar a exequibilidade financeira dos projetos anunciados por aqueles”.
A proposta altera o Decreto-Lei 201/67, que define os crimes de responsabilidade dos prefeitos e vereadores. Penido acrescenta que o problema da falta de informações contábeis é mais tormentoso nos municípios onde sobretudo candidatos oposicionistas são levados a defender programas fictícios, por falta de acesso a dados que permitam a elaboração de propostas compatíveis com a real capacidade do erário.
Viatura da Polícia Militar capota no cruzamento do Pestalozzi em Coaraci

A Viatura da PM estava em diligência rumo ao bairro Bela Vista quando bateu com uma outra caminhonete na esquina do Pestalozzi e terminou capotando. Ninguém saiu ferido.
   
Por volta das 20:10h deste domingo(21) um trágico acidente envolveu a viatura da Polícia Militar da 5ª Companhia do 15º Batalhão, prefixo 1517 no cruzamento das Ruas Sete de Setembro e Dr. João Batista Homem Del Rey. A viatura, placa NZT 1578, estava sendo conduzida pelo PM Francinaldo acompanhado da PM Joelma que estavam indo na direção do bairro Bela Vista para atender a uma diligência. Segundo Francinaldo ao cruzar a Rua Sete de Setembro ele só sentiu a pancada na traseira do veículo modelo Ford Ranger e dado o impacto a viatura rodou e tombou de lado na rua. Por sorte nenhum dos ocupantes saiu ferido. Quem conduzia a viatura era o PM Francinaldo que informou à reportagem do PortalMix que vinha com o giroflex e a sirene desligados, mas seguia normalmente pela rua. Segundo ele o veículo que o atingiu viria do lado esquerdo da Rua Sete de Setembro o que teria impedido ele de ter visto o outro carro e evitado o acidente.
O outro veículo envolvido é uma Ford Ranger branca, placa JPJ 2527 que estava sendo conduzida pelo Sr. João da Índia. Segundo o condutor ele vinha na mão correta do lado direito quando no cruzamento se deparou com a viatura, mas não teve como impedir a colisão. Moradores próximos disseram que a viatura teria passado numa velocidade alta pela Rua Dr. João Batista e este poderia ser o motivo da colisão. De acordo com a sinalização do local a via preferencial seria da Ford Ranger branca que vinha no sentido Almadina-Coaraci. Portalmix.com.br
Filme do Dia
TELA QUENTE
22h30 Globo - Dupla Implacável
(From Paris with Love , França, 2010)
Direção: Pierre Morel 
Elenco: John Travolta, Jonathan Rhys Meyers, Kasia Smutniak, Richard Durden, Amber Rose Revah
Sinopse: *Passado em Paris, o longa começa apresentando James Reece (Jonathan Rhys Meyers) um funcionário CDF da embaixada estadunidense que sonha em ser um agente secreto. Fora do prédio oficial do governo, ele recebe ordens de uma voz misteriosa que o coloca para fazer trabalhos menores - como trocar a placa de um carro que será usado em uma missão - e vive lhe prometendo uma promoção. Seu último teste, diz a voz, é ir até o aeroporto pegar Charlie Wax (John Travolta), agente falastrão que começa a causar confusões assim que pisa em solo francês e só sai dali depois que Reece usa seus poderes de diplomata.
Por hoje é só. Vou guardar a tesoura, agulha e a linha.

Ponto Final. (Redação: o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Itajuípe pontua em 6º lugar no ranking da Transparência Internacional

alhos & bugalhos Itajuípe pontua em 6º lugar no ranking da Transparência Internacional O município de Itajuípe pontuou em 6º lugar no ...