alhos & bugalhos
Frase do Dia
“Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o Dobro do
tempo amolando o machado.”
Provérbio Chinês
Pró Labore
A Prefeitura Municipal de Itajuípe através da Secretaria de Administração e Finanças está ultimando hoje, a remessas das folhas de pagamentos dos servidores municipais para crédito em conta.
Vereador Gean é eleito presidente da Liga de Futebol de Itajuipe
Aconteceu na noite de ontem (04/2), na Sede da Liga situada no Estádio Humberto Badaró, as eleições para o biênio 2013/2014 da nova Diretoria da instituição responsável pelo futebol de Itajuípe, A Liga de Desportos Terrestres de Itajuípe (LIDT). Dentre os seis times com direito a voto, apenas quatro (Clube social, Flamengo, Ponte preta e Santa cruz) compareceram e ratificaram a chapa única composta por Gean Vasconcelos na presidência, Coronel Vete na 1ª vice-presidência, Marcone Amaral na 2ª vice-presidência, 1º Secretario: Celmo Luiz, 2º Secretario: Alex Henrique, 1º Tesoureiro: João Ramos , 2º Tesoureiro: José Edilson; e Diretor de Futebol: Itamar Chagas.
O vereador Gean publicou sobre a sua nova jornada através da rede social:
“Hoje podemos dizer que estamos presidente da LIDT, muito feliz pelo momento mas ao mesmo tempo sabendo do desafio que iremos encontrar, mas com muita fé em DEUS, com a ajuda dos amigos e também com a contribuição do executivo (Gilka Badaró) que é amante do esporte conseguiremos chegar positivamente nesse mais novo compromisso. Um forte abraço a todos os companheiros de chapa teremos muito trabalho, vamos a luta apartir de agora.” Em contato com o Itajuipe Online, o presidente já adiantou que contará com a ajuda da população e das empresas do município para um plano de publicidade e engajamento completo da cidade em busca do retorno dos tempos gloriosos do futebol Itajuipense.
www.itajuipeonline.com
www.itajuipeonline.com
Questão de Opinião
Postado no itajuipeonline - Paulo
Martinho - Presidente do PDT/Itajuipe
04 de Fevereiro
de 2013 at 14:19 -
Parabéns
Prefeita Gilka Badaró, em apenas 01 mês de administração, já conseguiu trazer o
Governador Jaques Wagner, do PT, a Itajuípe, com uma aquisição, IMPORTANTÍSSIMA
para as mulheres Itajuipenses, a Prefeitura de Itajuipe esta de parabéns, pois
não é pra todo mundo, principalmente para um município com um pouco mais de
20.000 habitantes, conseguir um MAMÓGRAFO no valor de R$ 250.000,00. Parabés
Gilka Badaró.
Itabuna terá novo feriado - 4 de fevereiro - Dia da Tábua de Graxa
"Um dia histórico Itabuna viveu nesta segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013. O prefeito de Itabuna Vane do Renascer exonerou 8 servidores municipais que apoiaram a reeleição do Capitão Azevedo, mesmo assim estavam ocupando cargos de confiança no novo governo, trazendo um certo desconforto para o grupo político que caminhou junto com o novo prefeito. Com o apelo do povo, e a pressão dos internautas (isso mesmo), o prefeito tomou a atitude de expulsar o primeiro grupo de azevedistas infiltrados na prefeitura que ocupavam cargos de chefia. O final de tarde do dia 4 de janeiro foi um marco, o ato quebrou a resistência do prefeito, que insistia que havia nomeado os "inimigos" por estes atenderem a determinados critérios técnicos, todavia, surpreendentemente ouviram-se estampidos de fogos, surgiram trios elétricos nas imediações do Beco do Fuxico, gritos eufóricos ecoaram pelas ruas. A primeira comemoração varou a madrugada em plena segunda-feira. Motivado pela reação popular, um Projeto de Lei elaborado pelo executivo será enviado a Câmara de Vereadores no intuito de que, já em 4 de janeiro de 2014, seja instituído Ponto Facultativo no dia que será denominado O Dia da Tábua de Graxa. Além disso, equipe de jornalistas liderada por Giorlando, auxiliado pelos competentes Luiz Conceição e Rick Mascarenhas já elaboram conteúdo didático (pasmem!) sobre o tema O Dia da Tábua de Graxa que será base para inclusão no currículo escolar das escolas municipais ainda neste ano de 2012. Espera-se, além de distribuição de cartilhas alusivas a nova data comemorativa, um prenunciamento ao vivo nas TVs, rádios AM/FM e blogs pelo prefeito Vane Renascer sobre o novo dia festivo grapiúna. Salve 4 de janeiro, viva O Dia da Tábua de Graxa!!!" (Marcos Maurício)
CATÓLICOS ESTÃO JUBILOSOS PELA VOLTA DO TOQUE DOS SINOS
Sino, “(…) esse relógio do passado que marca as horas do presente.”
Henriqueta Lisboa
Walmir Rosário
Neste domingo (3), antes da celebração da primeira missa do dia, era visível e manifestado o júbilo dos católicos paroquianos da Catedral de São José, em Itabuna. O contentamento estampado nos rostos tinha como consequência a volta do toque matinal do carrilhão do maior templo católico de Itabuna. Os mais ansiosos chegavam a cantarolar aquela música consagrada entre os cristãos: “Bate o sino pequenino/sino de Belém/ já nasceu o Deus Menino/para o nosso bem.”.Os sinos da Catedral de São José ficaram mudos por algum tempo, obedecendo “ordens superiores”, o que criou um clima de insatisfação entre os católicos paroquianos da Catedral. O motivo seria a reclamação de perturbação pelo toque do sino por parte de uma moradora daquela redondeza, embora não exista nenhuma queixa por parte da vizinhança por cerca de 50 anos (relembre o caso).
Os sinos têm uma importância relevante entre as religiões (veja aqui). No livro Dicionários de Símbolos, de Herder Lexikon, (Editora Cultrix, 11ª edição, pg. 184) o sino é descrito como o “símbolo que faz a ligação entre o céu e a terra; é o chamado para a prece e lembra a obediência às leis divinas. Geralmente o som do sino simboliza (por exemplo, na China) a harmonia cósmica. No islamismo e no cristianismo, o som do sino significa a repercussão da onipotência divina, a ‘voz de Deus’, cuja percepção transporta a alma para além das fronteiras do mundo terreno. É muito difundida a concepção do seu poder protetor contra as desgraças”.
Foi através de John Donne, um dos maiores poetas de língua inglesa, que o escritor norte-americano Ernest Hemingway, encontrou inspiração para o título do seu romance “Por Quem os Sinos Dobram”, baseado no texto Meditação: “Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; todo homem é um pedaço do continente, uma parte da terra firme. Se um torrão de terra for levado pelo mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar dos teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano, e por isso não me perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.”.
A influência dos sinos é tamanha que no capítulo 13 de Coríntios, epístola que Paulo fala grandiosamente sobre o amor (em grego ágape) que, em algumas traduções, aparece com o vocábulo caridade: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria. (…).
Ainda em Coríntios 1, capítulo 7, 31 e 32, o apóstolo Paulo diz: “E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa. E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.”.
Confesso que não possuo formação em teologia, mas nunca descuidei dos ensinamentos recebidos durante o tempo que permaneci nos seminários capuchinhos sobre a Bíblia e a religião como um todo, tendo como princípio fundamental os ensinamentos da Igreja. Ao que parece, querem retirar tudo que de melhor existe na religião católica, como os seus dogmas, metáforas, símbolos e alegorias, como sempre desejaram os protestantes.
E estranho muito quando a nossos religiosos de hoje – padres, bispos, etc., – não mais se preocupam com as coisas de Deus, desprezando os ensinamentos do Livro Sagrado, privilegiando as coisas terrenas. Ora, será que uma decisão errada do bispo diocesano precisa ser levada a efeito sem qualquer debate junto à comunidade paroquiana? Será que a Igreja adotou a máxima popular: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo?”. A expressão “vá se queixar ao bispo”, em Itabuna, vale mais do que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Falta a humildade, o reconhecimento do erro e a dignidade do arrependimento. Ainda mais quando um sacerdote utiliza o púlpito de sua Igreja com soberba, na tentativa de menosprezar a inteligência dos demais, principalmente seus paroquianos, verdadeiros sustentáculos do templo. Aproveitamento melhor teria no púlpito se tratasse – como deveria – dos ensinamentos do senhor. Errar é da condição humana, mas permanecer no erro é afastar-se do Deus Misericordioso.
Nessa condição, não se sabe mais o que deve ser dito, se: “Pai, perdoa-lhes que eles não sabem o que fazem!” Ou, “Posso em tudo aquilo que me convém!”.
Jornalista, advogado e editor do www.ciadanoticia.com.br
Filme do Dia
Cinema Paradiso
·
Lançamento
1988 (2h 3min)
·
Dirigido por
·
Com
·
Gênero
·
Nacionalidade
Sinopse e
detalhes
Nos
anos que antecederam a chegada da televisão em uma pequena cidade da Sicília, o
garoto Toto (Salvatore
Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e iniciou uma amizade com Alfredo
(Philippe Noiret), projecionista que se irritava com certa facilidade, mas
tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de
lembrança quando Toto (Jacques Perrin), agora um cineasta de sucesso, recebe a
notícia de que Alfredo faleceu.
Obituário?
Giuseppe Tornatore tinha a intenção de que esse filme fosse uma espécie
de "obituário" dos cinemas tradicionais e da industria
cinematográfica em geral. Porém, após o sucesso do filme, ele nunca mais
mencionou isso.
Por hoje é só. Vou guardar a tesoura,
a agulha e a linha.
Vou bater o martelo... Ponto Final. (Redação: o Bolso do Alfaiate)
Nenhum comentário:
Postar um comentário