quinta-feira, 3 de abril de 2025

LUTO: Jornalista Wanda Chase morre aos 74 anos em Salvador

alhos & bugalhos

LUTO: Jornalista Wanda Chase morre aos 74 anos em Salvador

 


A jornalista Wanda Chase, faleceu na madrugada desta quinta-feira (3), em decorrência de complicações de uma cirurgia, aos 74 anos. Nascida em Manaus (AM), Wanda fez história no jornalismo baiano e era uma referência na luta pela igualdade racial e pela representatividade na mídia

Ela estava internada no Hospital Teresa Lisieux, em Salvador, desde terça-feira (1º). Na manhã de quinta, foi diagnosticada com um aneurisma dissecante da aorta e precisou passar por uma cirurgia de emergência, mas não resistiu. O sepultamento será no Cemitério Campo Santo, mas o dia ainda não está confirmado.

Conhecida pelo carinhoso apelido de “Wandinha” entre os amigos, chegou a ser condecorada como cidadã soteropolitana e estava prestes a receber o título de cidadã baiana, mas, por causa de sua saúde, a homenagem foi desmarcada. Ao longo de sua carreira, brilhou por muitos anos nas telas da TV Bahia, afiliada da TV Globo, levando informação e cultura ao público. Foram mais de duas décadas de dedicação ao jornalismo na Rede Bahia, além de passagens por outros estados, como Pernambuco, onde trabalhou na TV Globo Nordeste.

No perfil da jornalista no Instagram, a família Chase lamentou com pesar a perda da irmã, tia e tia-avó, ressaltando sua trajetória como uma mulher pioneira e inspiradora na luta pela igualdade racial e pela representatividade na mídia.

“Sua partida deixa um vazio irreparável, mas seu legado de luta, perseverança e paixão pela vida e pela justiça social continuará a inspirar gerações futuras. Para nós, seus familiares, Wanda é referência de alegria, determinação, sensatez, honestidade e competência. Na vida a Wanda amou tudo que fez e nosso amor por ela é para sempre”, diz trecho da publicação.

Nascida no Amazonas, Wanda Chase construiu uma carreira exemplar no jornalismo, passando por importantes veículos de comunicação, como o Jornal A Crítica, Rede Manchete, Tv Cabo Branco, Rede Globo Nordeste e por último, a convite, por 27 anos na Tv Bahia.

Além de sua destacada atuação como repórter, editora, colunista e apresentadora, Wanda Chase foi uma militante incansável do movimento negro, lutando por mais visibilidade e inclusão para as comunidades afrodescendentes.

Mesmo após sua aposentadoria, Wanda, continuou ativa, escrevendo sua coluna “Opraí Wanda Chase” no Portal IBahia e trabalhando em projetos como um podcast “Bastidores com Wanda Chase” e um livro sobre a axé music.

Wanda nasceu em Manaus, capital do Amazonas, e também morou no Recife por muitos anos antes de se mudar para Salvador. Adotou a Bahia como sua terra e foi igualmente adotada pelo povo baiano, conquistando o carinho e respeito de colegas e telespectadores.

Além de sua atuação no jornalismo, Wanda era evangélica, fato que surpreendia muitos que a conheciam apenas por seu trabalho na comunicação. Sua partida deixa uma lacuna no jornalismo e na militância pelas causas raciais, áreas em que atuou com paixão e dedicação.

Familiares, amigos e admiradores lamentam a perda e prestam homenagens à jornalista, cuja trajetória servirá de inspiração para as futuras gerações. Fonte: BNews

Banco Central anuncia novidades para o Pix; saiba quais são



O Pix terá novidades. A confirmação foi dada pelo presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, que antecipou, nesta quarta-feira, 02, algumas novidades previstas para o Pix durante o mandato dele, que terminará em 2028.

As informações foram adiantadas durante evento para celebrar os 60 anos de história, na sede da instituição em Brasília (DF), com a participação de ex-presidentes, integrantes da diretoria colegiada, servidores e convidados.


Novidades no Pix

Além do Pix por Aproximação, já lançado neste ano, o presidente do BC, citou os seguintes planos futuros:Lançamento do Pix Parcelado, que permitirá o parcelamento de compras nessa modalidade com taxas mais baixas e atrativas;
Implementar o Pix como Garantia, onde o empreendedor poderá usar a chave Pix como garantia.
Evoluir no processo de segurança do Pix, o BC pretende rastrear os recursos em função de golpes.
Criar o Drex, o real digital.
60 anos do Banco Central

Durante a tarde, o Banco Central lançou o selo institucional em comemoração aos 60 anos da autoridade monetária. Ainda durante o evento, a autoridade monetária anunciou um programa de entrevistas entre Galípolo e ex-presidentes do BC.

O evento contou com a presença de autoridades. Estavam presentes os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça), Luiz Marinho (Trabalho), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e Jorge Messias (AGU).

Angelina Jolie encontra cacique Raoni no Xingu, em Mato Grosso

Atriz conversou com lideranças e manifestou apoio à proteção da Amazônia e à cultura indígena.

A atriz Angelina Jolie visitou a aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, na região do Xingu, em Mato Grosso, nesta quarta-feira (2), e encontrou o cacique Raoni, um dos mais conhecidos líderes indígenas no mundo.

A artista esteve na aldeia junto com a organização Re:wild, para se encontrar com o cacique e outras lideranças Kayapó, conhecendo de perto a conexão entre o povo indígena e a floresta.

Jolie, que há décadas apoia causas humanitárias e de direitos humanos, além de atuar na conservação ambiental no Camboja há mais de 20 anos, passou várias horas conversando com Raoni e outras lideranças indígenas locais, para saber sobre os desafios enfrentados pela comunidade — como o desmatamento, o garimpo ilegal e a expansão do agronegócio sobre terras indígenas. Ela expressou apoio aos esforços de proteção da Amazônia e da cultura indígena.

Raoni Metuktire é líder do povo Mbêngôkre-Kayapó e vive na Terra Indígena Capoto-Jarina, no norte de Mato Grosso. Em 1977, um documentário sobre a vida de Raoni foi exibido no Festival de Cannes, na França, e, em 1989, ele se encontrou com o cantor Sting, da banda The Police. Os dois embarcaram em uma turnê ao redor do mundo em defesa dos povos indígenas.

Persona do Dia


Parabéns Joni "Soriano" Luz

Coisas da Politica

 

Um correligionário procura José Maria de Alkmim, na Secretaria das Finanças: “Vim saber do emprego que o senhor me prometeu”. Na hora, o secretário pega o telefone, disca, espera meio minuto e começa a falar: “Chefe, lembra daquele emprego que você me prometeu? Para o nosso correligionário? Você esqueceu, Juscelino? Mas vai dar um jeito, não é? Posso ficar tranquilo? Então está ótimo, está certo. Um abraço”. Desliga e diz para o correligionário: “Está nas mãos do governador. Daqui por diante, entenda-se direto com a assessoria dele”, O correligionário sai feliz, sem perceber que o fio do telefone não estava ligado a nenhuma tomada.

(Atribui-se a mesma história também a Benedito Valadares, com telefonemas fantasmas a Getúlio Vargas).

Pensamento do Dia


 

Charge do Dia


Priskas Eras


Publicação simultânea: 
correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Afiar a Agulha e Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Itajuípe: tcmba PAUTA PARA AMANHÃ 09/04 Julgamento POR SUpOSTA IRREGULARIDADES em processos de concorrencia pública no município

alhos & bugalhos Itajuípe: tcmba PAUTA PARA AMANHÃ 09/04 Julgamento POR SUpOSTA IRREGULARIDADES em processos de concorrencia pública...