Direto do Portalmix.com.br
Movimento dos Sem Terra se reúne com Gilka Badaró em Itajuípe
A prefeita e grande parte dos secretários estiveram reunidos na manhã desta terça para discutir uma pauta de reivindicações dos Sem Terra.
Representantes do Movimento dos Sem Terra (MST) estiveram reunidos na manhã desta terça (29), na Prefeitura de Itajuípe, com a prefeita Gilka Badaró e boa parte de seu secretariado a exemplo da professora Nádia do Vale, Secretária de Educação, Humberto Badaró, Secretário de Administração, Cadja Nunes, Secretária de Desenvolvimento Social, José Edilson, Secretário de Obras, professora Jequinha, Diretora de Cultura, representantes da Secretaria de Educação e os vereadores Pádua, Jean, Edmilson e Tafarel.
Na pauta do MST estavam inscritas reivindicações para os assentamentos Rosa Luxemburgo (Região do Taimbé), Cruzeiro do Norte, Luanda e para o acampamento Pátria Livre (Arco Íris).
As principais demandas giram em torno da educação, onde o líder do movimento na região, Wilson Pianissola expôs à prefeita a necessidade de rever a localização de escolas na Zona Rural de forma a atender as crianças com mais comodidade e também a implantação de turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Em relação à Merenda Escolar também houve um debate sobre uma solução para atender às escolas localizadas nos assentamentos, onde foi citado que o acesso é complicado, tornando-se mais prático o preparo da merenda nas próprias escolas. Na saúde os membros da comissão do MST solicitaram atendimento médico, ao menos uma vez por mês nos assentamentos Cruzeiro do Norte e Rosa Luxemburgo. Em relação ao assentamento Luanda o atendimento já é feito pela Unidade de Saúde do distrito de Sequeiro Grande.
Outras reivindicações foram no segmento de infra-estrutura como abastecimento de água potável e melhorias nas estradas vicinais. A Cultura, o Esporte e o Lazer finalizaram a pauta das discussões.
A prefeita Gilka Badaró disse que a reunião foi produtiva e proveitosa, já que o mais importante nesse primeiro momento é o diálogo com os representantes do movimento. Ela fez ver a todos que estavam na reunião que as dificuldades deste início de mandato são grandes, mas que não viu na pauta de reivindicações nenhuma solicitação impossível de ser atendida. “Alguns casos serão resolvidos de imediato, outros nós precisamos de um tempo para nos organizar, mas o importante é que estamos atentos às reinvindicações de vocês e estamos a disposição para tentar atende-los” disse a prefeita.
O representante do MST, Wilson Pianissola falou à reportagem do PortalMix que a reunião atendeu as expectativas do movimento e disse que o MST não quer criar problemas para a administração municipal, mas sim ser um parceiro em busca de benefícios para os assentados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário