sexta-feira, 24 de março de 2023

A FORÇA DAS MULHERES ITAJUIPENSES: FABRÍCIA DOS SANTOS DANTAS DEFENDE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA (24.03)

A FORÇA DAS MULHERES ITAJUIPENSES: FABRÍCIA DOS SANTOS DANTAS DEFENDE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA (24.03)


Inspirada pela trajetória da professora e escritora Maria Ângela Ramos Bezerra, que residiu em Itajuípe desde a década de 50 até 2012, ano de seu falecimento, a discente do mestrado em educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Fabrìcia dos Santos Dantas, orientanda do prof. Dr. Marcelo Gomes da Silva, defenderá nesta sexta-feira (24), a sua pesquisa de mestrado intitulada: MAIS QUE POESIAS: A trajetória política-educacional e intelectual de Maria Ângela Ramos Bezerra. Fabrìcia é natural de Itajuípe, Sul da Bahia. Pedagoga, pós graduada em educação científica e cidadania e gestão e organização escolar. Atualmente reside e integra a gestão escolar de uma escola pública no município de Ilhéus-Ba.

O convite se estende a toda população Itajuipense, em especial aos profissionais da rede de educação, família, amigos e ex-alunos da professora Maria Ângela. A apresentação será no formato on-line e poderá ser acessada pelo link   meet.google.com/rze-qaru-vpj

Fabrícia destaca que : “Como toda trajetória de formação docente é caracterizada por diferentes e vários acontecimentos, podemos dizer que a formação de Maria Ângela Ramos Bezerra como professora se materializa na teia do seu percurso. As suas experiências, que não ficaram restritas ao espaço escolar, uma vez que se fez presente em outros âmbitos, garantiram-lhe a apropriação de um importante conhecimento político-educacional, o que lhe conferiu autoridade e reconhecimento na sociedade de Itajuípe. Com base nos estudos realizados até aqui, podemos dizer que alguns traços da trajetória da professora revelam que sua atuação em diferentes âmbitos sociais se deu de acordo com suas possibilidade e, sobretudo, por meio da coletividade, por ações inseridas em uma gama de conhecimentos que se interpõem com a vida e na relação com as outras pessoas e com o mundo. A partir desta pesquisa, foi possível verificar sua atuação político-educacional como sujeito social, intelectual e professora não-branca e consciente do valor de sua história e de suas origens , junto a todo o nosso conhecimento adquirido até o momento, levou-nos à compreensão de que para atuarmos efetivamente da docência precisamos considerar tanto nossa função individual como aquela inserida em uma coletividade, enfim, compreendemos que nossas ações reverberam em vidas alheias e por isso temos responsabilidades em relação aos outros, à sociedade na qual vivemos.

Tratar sobre a trajetória de uma intelectual como a Maria Ângela foi algo extremamente significativo no meu percurso acadêmico, pessoal e profissional. Esta pesquisa é dedicada a cidade de Itajuípe, e aos profissionais da educação da região baiana. O produto desta pesquisa é um presente para Itajuípe, que brevemente poderá ser utilizado pela rede educacional”.

A lida com a pesquisa de cunho documental foi o principal desafio . O trato com a documentação desde o meu encontro com o acervo pessoal da Maria Ângela até chegar a análise. O meu lugar de fala enquanto uma mulher negra, professora, também oriunda de classe baixa foi um fator que influenciou significativamente para lidar com a responsabilidade que é realizar uma pesquisa no campo da história da educação. O respeito com a história da Maria Ângela que merece ser propagada sempre foi um fator crucial o qual nos revela hoje uma pesquisa séria, relevante e que traz uma contribuição para a sociedade itajuipense , oferecendo mais uma fonte documental que trata não só sobre a história da Maria Ângela,  mas sobre o processo da constituição da profissão docente na Bahia, um importante debate sobre gênero e raça na docência, bem como um olhar para a construção da intelectualidade.

Mestranda em Educação na linha de Políticas educacionais e gestão escolar, pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC , Pós graduada

em Gestão e Organização da escola, pela Unopar / , Pós graduada em Educação científica e cidadania, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e

Tecnologia - IF Baiano , Pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC (2015 a 2018), membro do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação -

GRUPPHED/UESC. Professora formadora, atualmente integra a gestão escolar de uma escola pública em Ilhéus. Natural de Itajuipe, residiu no bairro de pitangueiras até os seus 28 anos de idade.

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