segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

BAIANOS TERÃO DESCONTO NA CONTA DE LUZ; CERCA DE SEIS MILHÕES SERÃO CONTEMPLADOS

alhos & bugalhos

BAIANOS TERÃO DESCONTO NA CONTA DE LUZ; CERCA DE SEIS MILHÕES SERÃO CONTEMPLADOS


A conta de energia de cerca de 6 milhões baianos pode chegar com desconto de até R$ 48,92 neste mês de janeiro. O bônus é válido para os clientes residenciais e rurais que tiveram consumo inferior a 350 quilowatts-hora (kWh) mensal durante o ano de 2023, conforme a Resolução homologatória Aneel n°3.420/24.

O cálculo do desconto foi feito de acordo com o consumo de cada cliente, e está sendo aplicado nas faturas pela Neoenergia. O valor total a ser concedido em forma de bônus nas contas de energia dos clientes elegíveis da Bahia passa dos R$ 75 milhões. O “bônus Itaipu” se refere à distribuição do resultado positivo da comercialização da energia da hidrelétrica.

BANDEIRA VERDE

Outra medida positiva para os consumidores neste mês de janeiro é a adoção da bandeira verde, confirmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com essa bandeira em vigor, não há cobranças adicionais na conta de luz, o que contribui para a redução das despesas com energia elétrica.

A aplicação da bandeira verde foi possível devido as boas condições de geração de energia, permitindo um equilíbrio entre oferta e demanda, afastando a necessidade de aplicar bandeiras tarifárias mais onerosas, como a amarela ou a vermelha.

Mesmo com a manutenção da bandeira verde, a Neoenergia Coelba chama atenção para a necessidade de adoção de consumo consciente de energia elétrica. A distribuidora lembra que, mesmo com a condicionante da bandeira verde, é possível reduzir ainda mais o valor da conta de luz.

Além disso, o cliente contribui com o meio ambiente evitando desperdícios com a adoção de pequenas mudanças de hábitos que o transformam em um consumidor de energia elétrica consciente. Do.: pimenta.blog.br

Notas do Enem 2024 serão divulgadas nesta segunda-feira, anuncia Inep


Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará nesta segunda-feira, 13, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

As notas serão disponibilizadas na página do participante e são acessadas com login e senha. Os candidatos terão acesso aos resultados das provas objetivas e da redação do Enem.

Com o resultado em mãos, os participantes podem disputar vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), obter bolsas de estudo pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) ou financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) em cursos de faculdade particulares.

As inscrições para o Sisu 2025 começam já na sexta-feira, 17, e seguem até 21 de janeiro. Nesse período, com a nota do Enem o candidato pode selecionar duas opções de curso para concorrer.

O Enem 2024 aconteceu nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo, além das 45 questões de linguagens (40 de português e 5 de língua estrangeira) e 45 de ciências humanas, os candidatos fizeram também a redação, cujo tema foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".

Cresce pressão para rotular bebidas alcoólicas como cancerígenas


Primeiro foi o cigarro, depois os alimentos industrializados e parece que está chegando a vez das bebidas alcoólicas. A pressão para que elas tragam nas embalagens especificações sobre riscos à saúde cresce mundo afora e, na semana passada, ganhou um incentivo de peso: a autoridade máxima de saúde dos Estados Unidos, o médico Vivel Murthy, que ocupa o posto de cirurgião-geral, fez a recomendação formal de que as bebidas deveriam trazer um alerta sobre o risco de câncer.

A posição do cientista tem uma influência muito grande, dentro e fora do país, pois ele é o chefe operacional do Serviço de Saúde Pública americano, com nomeação direta do presidente da república, confirmada pelo Senado.

Na justificativa, Murthy ponderou que o álcool é uma causa bem estabelecida e prevenível de câncer, mas que a maioria dos americanos não têm consciência desse risco. Ele ressaltou que as bebidas alcoólicas são responsáveis por cerca de 100 mil casos da doença anualmente do país, com quase vinte mil óbitos.

“Muitas pessoas presumem que, desde que estejam bebendo nos limites ou abaixo dos limites das diretrizes atuais, de uma dose por dia para mulheres e duas para homens, não há risco para sua saúde ou bem-estar. Os dados não confirmam isso para o risco de câncer”, disse Murthy em entrevista coletiva após a divulgação da recomendação. No trabalho, ele reforça a ligação direta entre o álcool e o desenvolvimento de sete tipos de câncer: mama, colorretal, esôfago, fígado, boca, garganta e cordas vocais.

Exemplo do cigarro


A medida, que está sendo debatida em várias partes do mundo, deve enfrentar forte resistência da poderosa indústria de bebidas alcóolicas. Lá nos Estados Unidos será preciso uma nova legislação e o presidente Joe Biden, que está deixando o cargo, não cumpriu a promessa de criar uma regulamentação a respeito até o final do ano passado.

Aqui no Brasil, onde as advertências se limitam proibição da venda a menores de idade ou ao famoso “se beber não dirija”, o caminho deve ser igualmente árduo. Mas o oncologista Eduardo Moraes, que é a favor da advertência sobre os riscos do álcool à saúde, lembra que com o cigarro foi assim e atualmente o país é referência mundial na diminuição do número de fumantes.

“Acompanhei muito esse processo de mudança em relação ao cigarro. Nós víamos mães com crianças de colo fumando e hoje o Brasil é um exemplo no controle do tabaco. Se a gente puder reproduzir um pouco disso com a bebida será muito importante” afirma Dr. Eduardo, que atua no grupo Oncoclínicas e no Hospital Santa Izabel.

Segundo o médico, a relação entre álcool e os cânceres de cabeça e pescoço - como língua, boca, cordas vocais, faringe e garganta -, além do fígado, já é bem conhecida. Ele explica que o risco é aumentado pelo fato de que, em seu processamento, o álcool libera o acetaldeído, uma substância que altera o DNA da célula. Além disso, o álcool desencadeia processos inflamatórios do organismo e aumenta a produção do hormônio feminino estrogênio, por isso aparece relacionado ao câncer de mama.

A combinação entre álcool e cigarro, que costuma ser a realidade de muitas pessoas que bebem em grandes quantidades, é ainda mais perigosa. “A ingestão combinada de cigarro e álcool dobra as probabilidades de ocorrência de um tumor”, afirma doutor Eduardo. Ele também diz que mais medidas, como a Lei Seca, podem diminuir os acidentes de trânsito, outro mal diretamente ligado à bebida. Ele conta que sua família foi vítima de um motorista embriagado e sua mãe morreu em um acidente em uma quarta-feira de cinzas, no Litoral Norte. “O consumo tem de ser pouco e esporádico”, resume, acrescentando que parar de beber, de fumar e fazer atividades físicas são os três mais importantes fatores de risco preveníveis do câncer.

Quem está no controle

Em 2023, a Organização Mundial de Saúde (OMS) abriu um grande debate ao afirmar que não há dose segura para o álcool. Nem mesmo aquele copo de vinho diário, que durante muito tempo foi propagado como benéfico.

PARENTES


Está aberta a temporada para que os novos gestores municipais coloquem parentes nos cargos, sobretudo os prefeitos de primeira viagem. Não é possível que esse pessoal não entenda o mínimo de política pública e não saiba o significado de nepotismo antes de concorrer ao cargo. A nova ratada vem de Conceição do Almeida, após a prefeita eleita, Renata Suely, nomear o marido como secretário de Esporte e Lazer.

Pensamento do Dia


Charge do Dia


Priskas Eras


Publicação simultânea: 
correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uesc oferta vagas em 35 cursos de graduação

alhos & bugalhos Uesc oferta vagas em 35 cursos de graduação A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) disponibiliza 1.870 vagas ...