terça-feira, 14 de janeiro de 2025

ITAJUÍPE: PREFEITURA DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA DEVIDO ÀS CHUVAS INTENSAS

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ITAJUÍPE: PREFEITURA DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA DEVIDO ÀS CHUVAS INTENSAS

 


A Prefeitura de Itajuípe declarou, nesta segunda-feira, 13, por meio de Decreto 148/2025, situação de emergência no município em decorrência das fortes chuvas que vêm atingindo a região. As chuvas intensas provocaram alagamentos, inundações e deslizamentos, comprometendo imóveis e a segurança da população.

Uma das medidas tomadas pelo prefeito Léo da Capoeira foi o cancelamento da tradicional Festa de São Sebastião, que seria realizada entre os dias 17, 18 e 19 de janeiro. Com a situação de emergência, fica determinada a mobilização de órgãos municipais para atuar na resposta e reabilitação das áreas afetadas. Além disso, serão realizadas campanhas de arrecadação de recursos e convocação de voluntários para reforçar os esforços de auxílio à comunidade.

O decreto também reafirma o compromisso da Prefeitura de Itajuípe em restaurar a normalidade e proteger a comunidade, garantindo a segurança e assistência às famílias afetadas.

A gestão municipal segue monitorando a situação e pede o apoio e a colaboração de todos para superar este momento desafiador. Do.: ipolitica.blog.br

 

O que a Receita Federal decidiu sobre transações de Pix acima de R$ 5 mil?


Receita Federal implementou, no início deste ano, novas diretrizes para a fiscalização de transações financeiras realizadas por meio do Pix e de cartões de crédito. Essas mudanças, que entraram em vigor no dia 1º de janeiro, determinam que todas as movimentações mensais, tanto de recebimentos quanto de pagamentos, que atinjam ou ultrapassem o valor de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas, devem ser reportadas ao Fisco.

A medida visa aprimorar o controle e a fiscalização dessas operações, promovendo maior transparência e combatendo a evasão fiscal. A Receita avisa que a nova regulamentação não introduz nenhum custo adicional para os usuários do Pix, nem representa um novo imposto. As novas regras já entraram até na mira dos criminosos, num novo golpe chamado “Golpe da Cobrança de Taxa sobre Pix”.

A situação levou até o presidente Lula a fazer um vídeo mostrando uma doação por Pix para a Arena do Corinthians, mostrando que não será taxado.

Segundo o Fisco, as operações de Pix continuam a ser realizadas da mesma forma que antes, sem alterações no seu funcionamento. A responsabilidade de informar as transações que se enquadram nos critérios estabelecidos recai sobre as instituições financeiras, operadoras de cartão de crédito e demais entidades de pagamento, que devem fazer o reporte através do sistema e-Financeira da Receita Federal. O cliente não é obrigado a informar nada.

A periodicidade para a apresentação dessas informações é semestral, com prazos estabelecidos para o último dia útil de agosto e fevereiro de cada ano, referentes, respectivamente, aos movimentos do primeiro e segundo semestres do ano anterior.

Golpes

No entanto, a implementação dessas novas regras também abriu espaço para a atuação de criminosos, que estão tentando se aproveitar da situação para aplicar golpes, enviando falsas mensagens sobre a cobrança de taxas relacionadas ao Pix. A Receita Federal já emitiu alertas A Receita Federal já emitiu alertas sobre essas tentativas de fraude, reforçando que não existe tributação sobre o Pix e orientando a população sobre como evitar cair nesses golpes.

Como se proteger?

Para se proteger de eventuais golpes, é fundamental que os usuários estejam atentos e sigam as orientações da Receita Federal, como desconfiar de mensagens suspeitas, não fornecer dados pessoais a fontes desconhecidas, evitar clicar em links ou abrir anexos suspeitos, e sempre confirmar a autenticidade de qualquer comunicação verificando se procede do Portal e-CAC ou do site oficial da Receita Federal.

Além disso, é essencial não compartilhar informações sem antes verificar sua autenticidade, contribuindo assim para o combate às fake news e à disseminação de golpes financeiros.

INSS volta a exigir a prova de vida em 2025; entenda como funciona


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltará a exigir prova de vida para a manutenção de benefícios pagos pelo órgão a partir de janeiro deste ano. A obrigatoriedade retorna após a portaria do Ministério da Previdência Social (MPS) que previa a não suspensão ou bloqueio do beneficiário pela falta de comprovação expirar em 31 de dezembro. Atualmente o INSS não está notificando ou bloqueando pagamentos de nenhum segurado. A prova de vida é realizada anualmente pelo INSS, que deve comprovar que o beneficiário está vivo, através da consulta de dados recebidos de outros órgãos públicos federais para realizar cruzamento de informações dos cidadãos. A portaria também determina que o período de contagem para comprovação seja de dez meses após a data da última atualização do benefício ou prova de vida. Anteriormente, a data de aniversário do segurado era a referência para o prazo. O que e como funciona a prova de vida? A prova de vida é um procedimento anual para comprovar que a pessoa que recebe algum benefício de longa duração do INSS está viva. Para isso, o INSS recebe os dados de bases governamentais e de entidades parceiras e utilizará esses para comprovação de vida dos beneficiários. Ao receber essa informação, o Instituto terá o indicativo de vida do beneficiário e criará uma base de dados sobre a pessoa, que reunirá diversas interações dela com entes públicos ou privados. Quando as interações ao longo do ano registradas nas bases de dados parceiras forem suficientes, o sistema considerará a prova de vida realizada, garantindo a manutenção do benefício até o próximo ciclo. https://www.youtube.com/watch?v=aZ4kuZ5s_7A&pp=ygUPY25uIGJyYXNpbCBJTlNT Quais informações e documentos podem ser utilizados na prova de vida? Acesso ao aplicativo Meu INSS (com o selo ouro) ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior; Empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico; Atendimento em agências do INSS (presencialmente), entidades ou instituições parceiras (por reconhecimento biométrico), perícia médica (presencial ou por telemedicina), no sistema público de saúde (SUS) ou na rede conveniada; Vacinação; Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou de segurança pública; Atualizações no CadÚnico (se for efetuada pelo responsável pelo grupo); Votação nas eleições; Emissão ou renovação de Passaporte, Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho (CTPS), Alistamento militar ou Outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico; Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico; Declaração de Imposto de Renda (IR), como titular ou dependente. Como saber se minha prova de vida já foi realizada? A pessoa poderá acessar o aplicativo ou site Meu INSS ou ligar para a Central de Atendimento telefônico 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita pelo INSS. https://stories.cnnbrasil.com.br/?post_type=web-story&p=376016

Pensamento do Dia


Charge do Dia


Priskas Eras

Itajuípe - enchente 2021

Publicação simultânea: 
correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.

 

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