alhos & bugalhos
ITAJUÍPE: PREFEITURA DECRETA ESTADO DE
EMERGÊNCIA DEVIDO ÀS CHUVAS INTENSAS
A Prefeitura de Itajuípe declarou, nesta
segunda-feira, 13, por meio de Decreto 148/2025, situação de emergência no
município em decorrência das fortes chuvas que vêm atingindo a região. As
chuvas intensas provocaram alagamentos, inundações e deslizamentos,
comprometendo imóveis e a segurança da população.
Uma das medidas tomadas pelo prefeito Léo da
Capoeira foi o cancelamento da tradicional Festa de São Sebastião, que seria
realizada entre os dias 17, 18 e 19 de janeiro. Com a situação de emergência,
fica determinada a mobilização de órgãos municipais para atuar na resposta e
reabilitação das áreas afetadas. Além disso, serão realizadas campanhas de
arrecadação de recursos e convocação de voluntários para reforçar os esforços
de auxílio à comunidade.
O decreto também reafirma o compromisso da
Prefeitura de Itajuípe em restaurar a normalidade e proteger a comunidade,
garantindo a segurança e assistência às famílias afetadas.
A gestão municipal segue monitorando a situação e
pede o apoio e a colaboração de todos para superar este momento desafiador. Do.: ipolitica.blog.br
O que a
Receita Federal decidiu sobre transações de Pix acima de R$ 5 mil?
A Receita Federal implementou, no início deste ano, novas diretrizes para a fiscalização de transações financeiras realizadas por meio do Pix e de cartões de crédito. Essas mudanças, que entraram em vigor no dia 1º de janeiro, determinam que todas as movimentações mensais, tanto de recebimentos quanto de pagamentos, que atinjam ou ultrapassem o valor de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas, devem ser reportadas ao Fisco.
A medida visa aprimorar o
controle e a fiscalização dessas operações, promovendo maior transparência e
combatendo a evasão fiscal. A Receita avisa
que a nova regulamentação não introduz nenhum custo adicional para os usuários
do Pix, nem representa um
novo imposto. As novas regras já entraram até na mira dos criminosos, num novo
golpe chamado “Golpe da Cobrança de Taxa sobre
Pix”.
A
situação levou até o presidente Lula a fazer um
vídeo mostrando uma doação por Pix para a Arena do
Corinthians, mostrando que não será taxado.
Segundo o Fisco, as operações de Pix continuam a ser realizadas
da mesma forma que antes, sem alterações no seu funcionamento. A
responsabilidade de informar as transações que se enquadram nos critérios
estabelecidos recai sobre as instituições financeiras, operadoras de cartão de
crédito e demais entidades de pagamento, que devem fazer o reporte através do
sistema e-Financeira da Receita Federal. O cliente não é obrigado a informar
nada.
A periodicidade para a apresentação dessas informações é
semestral, com prazos estabelecidos para o último dia útil de agosto e
fevereiro de cada ano, referentes, respectivamente, aos movimentos do primeiro
e segundo semestres do ano anterior.
Golpes
No
entanto, a implementação dessas novas regras também abriu espaço para a atuação
de criminosos, que estão tentando se aproveitar da situação para aplicar
golpes, enviando falsas mensagens sobre a cobrança de taxas relacionadas ao
Pix. A Receita Federal já emitiu alertas A Receita Federal já emitiu alertas
sobre essas tentativas de fraude, reforçando que não existe tributação sobre o
Pix e orientando a população sobre como evitar cair nesses golpes.
Como
se proteger?
Para
se proteger de eventuais golpes, é fundamental que os usuários estejam atentos
e sigam as orientações da Receita Federal, como desconfiar de mensagens suspeitas,
não fornecer dados pessoais a fontes desconhecidas, evitar clicar em links ou
abrir anexos suspeitos, e sempre confirmar a autenticidade de qualquer
comunicação verificando se procede do Portal e-CAC ou do site oficial da
Receita Federal.
Além
disso, é essencial não compartilhar informações sem antes verificar sua
autenticidade, contribuindo assim para o combate às fake news e à disseminação
de golpes financeiros.
INSS volta a
exigir a prova de vida em 2025; entenda como funciona
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltará a exigir
prova de vida para a manutenção de benefícios pagos pelo órgão a partir de
janeiro deste ano. A obrigatoriedade retorna após a portaria do Ministério da
Previdência Social (MPS) que previa a não suspensão ou bloqueio do beneficiário
pela falta de comprovação expirar em 31 de dezembro. Atualmente o INSS não está
notificando ou bloqueando pagamentos de nenhum segurado. A prova de vida é
realizada anualmente pelo INSS, que deve comprovar que o beneficiário está
vivo, através da consulta de dados recebidos de outros órgãos públicos federais
para realizar cruzamento de informações dos cidadãos. A portaria também
determina que o período de contagem para comprovação seja de dez meses após a
data da última atualização do benefício ou prova de vida. Anteriormente, a data
de aniversário do segurado era a referência para o prazo. O que e como funciona
a prova de vida? A prova de vida é um procedimento anual para comprovar que a
pessoa que recebe algum benefício de longa duração do INSS está viva. Para
isso, o INSS recebe os dados de bases governamentais e de entidades parceiras e
utilizará esses para comprovação de vida dos beneficiários. Ao receber essa
informação, o Instituto terá o indicativo de vida do beneficiário e criará uma
base de dados sobre a pessoa, que reunirá diversas interações dela com entes
públicos ou privados. Quando as interações ao longo do ano registradas nas
bases de dados parceiras forem suficientes, o sistema considerará a prova de
vida realizada, garantindo a manutenção do benefício até o próximo ciclo. https://www.youtube.com/watch?v=aZ4kuZ5s_7A&pp=ygUPY25uIGJyYXNpbCBJTlNT Quais informações e documentos podem ser
utilizados na prova de vida? Acesso ao aplicativo Meu INSS (com o selo ouro) ou
outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam
certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior; Empréstimo
consignado, efetuado por reconhecimento biométrico; Atendimento em agências do
INSS (presencialmente), entidades ou instituições parceiras (por reconhecimento
biométrico), perícia médica (presencial ou por telemedicina), no sistema
público de saúde (SUS) ou na rede conveniada; Vacinação; Cadastro ou
recadastramento nos órgãos de trânsito ou de segurança pública; Atualizações no
CadÚnico (se for efetuada pelo responsável pelo grupo); Votação nas eleições;
Emissão ou renovação de Passaporte, Carteira de Identidade (RG), Carteira
Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho (CTPS), Alistamento militar
ou Outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou
reconhecimento biométrico; Recebimento do pagamento de benefício com
reconhecimento biométrico; Declaração de Imposto de Renda (IR), como titular ou
dependente. Como saber se minha prova de vida já foi realizada? A pessoa poderá
acessar o aplicativo ou site Meu INSS ou ligar para a Central de Atendimento
telefônico 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita pelo
INSS. https://stories.cnnbrasil.com.br/?post_type=web-story&p=376016
Pensamento
do Dia
Charge do Dia
Priskas Eras
Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.
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