TVE exibe documentário sobre cacau
A TVE Bahia exibe, nesta quinta-feira (15), às 23h30, o documentário Os Magníficos, do diretor francês radicado em Salvador Bernard Attal, produzido pela Ondina Filmes.
O documentário retrata a ascensão, queda e superação da lavoura cacaueira da Bahia por meio do drama de três personagens, que tiveram uma queda vertiginosa em seu padrão social, precisaram se adaptar e reconstruir suas vidas.
Os Magníficos foi um dos projetos baianos selecionados pelo 4ª Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DocTV), parceria do Ministério da Cultura com TVs públicas de todo o país.
A iniciativa garante exibição, em rede nacional, dos 55 documentários da temporada - seis baianos. Este é o primeiro documentário de Bernard Attal, autor dos curtas 29 Polegadas (2005), Ilha do Rato (2006) e A Bicicleta (2009).
O documentário mostra, por depoimentos, que a reconstrução da vida dos ex-barões do cacau podia significar até o isolamento e a invisibilidade social. O filme não tem como eixo ser um relato analítico da tragédia social.
Ele prefere abordar o efeito desta época nos homens e mulheres que a viveram. O filme tem citações à obra Soberba - The Magnificent Ambersons, do cineasta norte-americano Orson Welles.
Os Magníficos explora os motivos e o processo desta decadência, retratando não só a busca de uma reconstrução sócio-econômica, mas também individual e espiritual.
Bernard Attal utilizou o padrão estético da obra de Welles para fotografar e ambientar seu filme, contando, em sua equipe, com a participação do jovem diretor de fotografia baiano Matheus Rocha.
O filme utiliza imagens de arquivo e antigas fotografias para ilustrar o processo de apogeu da época de ouro da região, antes da passagem pelo declínio econômico, causado pela praga denominada vassoura de bruxa.
Os depoimentos são divididos em três fases: lembranças da vida áurea, queda social e existencial e nova postura de cada um. Por conta disso, Os Magníficos tem três em capítulos, A Soberba, A Decadência e A Superação. (www.aregiao.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário