sexta-feira, 14 de setembro de 2012


Alhos & bugalhos
Frase do Dia
“De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade”
Frase atribuída a Joseph Goelbbels, ministro da propaganda de Adolf Hitler


Questão de: em proveito próprio
Na sessão da câmara de vereadores, ontem (13), quando o vereador Wagner Moreira denunciava a propaganda eleitoral feita com o dinheiro público da candidata Si, no dia sete de setembro, quando foram distribuídos adesivos escrito “O patriotismo está dentro de Si,” foi advertido por uma professora que insistia em afirmar que o Si na frase é um pronome obliquo, mesmo com S maiúsculo!
Não vamos discutir gramática. Vamos fazer analogias.
Vejamos, então, professora:
O patriotismo está dentro de Si.
O patriotismo está dentro de João.
O patriotismo está dentro de Maria.
Com você reagiria se colocasse as seguintes frases:
A malandragem está dentro de Si.
A corrupção está dentro de Si.
A mentira está dentro de Si.
A enganação está dentro de Si.
Ainda vai continuar dizendo que Si da forma que foi empregado na frase do adesivo é um pronome obliquo?
De um assíduo leitor do alhos & bugalhos

Oblíquo
Eta conhaque que faz as pessoas perderem a memória.
Foi por causa do oblíquo SI que a Justiça condenou o prefeito Marcos Dantas a pagar R$ 20 mil reais de multa por desrespeito a Legislação Eleitoral quando fez proganda através outdoor obliquiando o nome de sua sobrinha nos Dias das Mães e na Campanha do 88.
Isto a professora não se lembra. Também tem a memória curta.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) deferiu o registro de candidatura de Orlando Filho (PRTB), que tenta o terceiro mandato como prefeito de Buerarema, no sul da Bahia.
O pedido de registro foi negado em primeira instância devido a reprovação de contas do último período em que Orlando governou Buerarema (2005-2008). O candidato acabou sendo liberado por unanimidade.
As decisões do TRE  indicam  que a liberação da candidatura do prefeito de Itabuna à reeleição, Capitão  Azevedo, pode ocorrer a qualquer momento,  já que as chances  de manter  a impugnação  com  base em irregularidades apontadas pelo TCM são praticamente nulas.

Bahia fará homenagem a Léo Briglia

 
A torcida do Bahia vai fazer grande festa no próximo domingo, 16, às 13h, em Itabuna. A diretoria do clube vai oficializar a Embaixada Tricolor da Costa do Cacau em evento com música, futebol, cinema e sorteio de brindes na área externa da Churrascaria Los Pampas, quilômetro 26 da Rodovia Ilhéus-Itabuna. Léo Briglia, campeão brasileiro pelo Bahia em 1959, será homenageado pela embaixada.A festa é planejada pelos dirigentes da embaixada, Caio Cruz, George Nobre, Geraldo Ribeiro (Caçolinha), André Galvão e o publicitário Tião Barros. Wilson Manoel, gestor de marcas do Bahia, entregará a placa aos embaixadores oficiais do Tricolor de Aço na Costa do Cacau.Presidente da Embaixa Tricolor, Caio Cruz diz que, a partir da oficialização, os torcedores do eixo vão ter mais facilidades para organizar caravanas para acompanhar os jogos do Bahia, além de reuniões e parcerias com empresas.Léo Briglia receberá placa da Embaixada Tricolor e uma camisa comemorativa ao título de 1959 da Taça Brasil, o primeiro grande título nacional do Bahia. O ex-jogador itabunense disse que será um prazer participar da festa.O gestor de marcas do Bahia, Wilson Manoel, esclarece que a Embaixada Tricolor não tem ligação com torcida organizada. O custo de criação de embaixadas é “zero”, ressalta. O clube possui hoje mais de 60 embaixadas no Brasil e no exterior, segundo ele. (Do Pimenta Blog)

PEC exige diploma para exercício da profissão de jornalista

Proposta foi aprovada pelos senadores no último dia 7 de agosto e, agora, aguarda análise na Câmara.
A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/12, do Senado, que torna obrigatória a exigência de diploma de curso superior de jornalismo para o exercício da profissão.
O texto dispensa o diploma para o colaborador – aquele que, sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado à sua especialização.
Além disso, o diploma não é exigido para quem comprovar o efetivo exercício da profissão antes da data da promulgação da emenda constitucional nem para o jornalista provisionado que já tenha obtido registro profissional.
De acordo com o autor da proposta, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), uma das consequências da não obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão seria a rápida desqualificação do corpo de profissionais da imprensa no País. “Empresas jornalísticas de fundo de quintal poderiam se proliferar contratando, a preço de banana, qualquer um que se declare como jornalista”, observa.
Em junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a necessidade de diploma para jornalistas.
Tramitação
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) vai analisar a PEC 206/12 quanto à admissibilidade. Se for aprovada, será criada uma comissão especial para analisar o mérito da PEC, que ainda deverá ser votada em dois turnos pelo Plenário.
Também tramita na Câmara a PEC 386/09, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que restabelece a necessidade de curso superior específico para jornalista. A PEC foiaprovada por comissão especial em julho de 2010 e, desde então, aguarda inclusão na pauta do Plenário.

 
O Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio de uma tarefa inusitada, está à procura dos donos de R$ 600 milhões referentes a depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O montante foi acumulado desde a criação do fundo, em 1967, por empresas ou prefeituras que não identificaram quem seriam os trabalhadores beneficiados no momento dos depósitos. Em abril, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o MPT firmaram uma parceria para encontrar os proprietários desse dinheiro, mas de lá para cá pouco se avançou.Segundo o MPT, a busca desses trabalhadores evitará que se reclame na Justiça o FGTS não depositado. Muitos descobrem no curso dos processos que os valores estão na Caixa, mas não foi realizada a discriminação do beneficiário.O problema foi descoberto em 2010. Naquele ano, a Caixa e o MPT iniciaram um projeto-piloto no pequeno município de Monsenhor Tabosa, no Ceará, que na época registrava uma população de 16,7 mil pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Segundo o procurador do trabalho Francisco José Parente Vasconcelos Júnior, alguns servidores da prefeitura procuraram o Ministério Público alegando que o FGTS não estava sendo depositado em suas contas vinculadas.

Raspadinha vai financiar aposentadoria de estados e municípios

O governo federal vai lançar nova loteria instantânea para financiar o pagamento das aposentadorias e pensões que serão concedidas por meio dos Regimes Próprios de Previdência Social instituídos nos estados, municípios e no Distrito Federal. A raspadinha será implementada logo após o Ministério da Fazenda autorizar a modalidade. A Caixa Econômica Federal vai administrar os bilhetes e o Ministério da Previdência ficará responsável pela fiscalização da distribuição dos recursos para os regimes.O diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público do Ministério da Previdência Social, Otoni Guimarães, argumentou que os sistemas próprios precisam de fontes para o seu custeio a fim de reduzir de forma mais ágil o atual déficit, “que é repassado para toda a sociedade”.A minuta do projeto de lei que prevê a nova raspadinha foi aprovada na 42ª reunião do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes de Previdência no Serviço Público do Brasil (Conaprev), promovida em Maceió (AL).

Justiça facilita prova de união para pensão por morte

 
A TNU (Turma Nacional de Uniformização), última instância do JEF (Juizado Especial Federal), entendeu que, para comprovar a união estável e garantir a pensão por morte, basta o interessado apresentar testemunhas. Dessa forma, não é mais obrigatório mostrar documentos como prova.Quando um segurado do INSS morre e seu companheiro ou companheira quer solicitar a pensão, ele precisa ir ao posto previdenciário e apresentar documentos para comprovar a união estável. Entre os papéis que servem de prova estão a certidão de casamento, a conta bancária conjunta ou comprovantes de endereço.Acontece que, mesmo vivendo juntos, nem sempre os segurados têm essas provas. Por isso, acabam tendo dificuldades para provar a união estável e receber o benefício. "Muitas pessoas, quando se unem, continuam não tendo acesso a cartão de crédito e habitação própria. Como elas poderão comprovar que tinham uma união estável sem o depoimento da vizinha ou do dono do bar?", diz o advogado previdenciário Daisson Portanova.

Por hoje é só. Vou guardar a tesoura, agulha e a linha.
Ponto Final. (Redação: o Bolso do Alfaiate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

alhos & bugalhos Chesf realiza testes de sirenes de alerta em usinas de Ubaitaba e Jequié   A Eletrobras Chesf realizará, entre os...