Prefeito Newton Lima cobra promessa do governador
Ao ser cobrado pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, quarta-feira (6), na abertura do III Festival do Chocolate, o governador da Bahia, Jaques Wagner, reconheceu que tem uma dívida com o povo de Ilhéus, mas que será honrada até o próximo ano, quando será iniciada a construção da segunda ponte ligando o centro de Ilhéus ao bairro do Pontal. “Assumi esse compromisso publicamente e o povo de Ilhéus pode ter certeza que essa obra será iniciada antes do prefeito Newton Lima entregar o cargo para o seu sucessor”, disse em seu discurso.
A segunda ponte ligando o centro ao Pontal é um projeto antigo de Ilhéus e desde 1969 que passou fazer parte do Plano Diretor da cidade e é vista como uma dos mais importantes vetores de desenvolvimento do município. A ponte Lomanto Júnior, inaugurada em 1965, é o único meio de comunicação entre o centro da cidade, zona sul e demais municípios. “Hoje, a zona sul é uma das principais áreas preferidas para investimentos, porém a falta de uma segunda ponte é um dos fatores de inibição”, ressalta Newton Lima.
A ausência de tão importante equipamento urbano vem causando inúmeros congestionamentos no tráfego, transtornos para o dia-a-dia dos ilheenses, turistas e usuários de nossas estradas, inibindo investimentos turísticos, imobiliários e comerciais na zona sul da cidade. Além disso, no bairro do Pontal também está implantado o aeroporto Jorge Amado, e os constantes estrangulamentos na mobilidade urbana causam constrangimentos e estagnação do desenvolvimento turístico e comercial de Ilhéus.
Alvo de constantes promessas dos governantes nos níveis municipal, estadual e federal, desde que assumiu o governo do município, o prefeito Newton Lima tem se dedicado ao projeto de construção de uma nova ponte. A concretização do projeto teve início em setembro do ano passado, quando fez gestões junto ao então presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e ao governador Jaques Wagner, que em setembro de 2010, se comprometeu publicamente com a realização da obra.
+ LEIA MAIS »