alhos & bugalhos
Mars Wrigley estimula o ecossistema do cacau no
Brasil por meio da ciência e relacionamento com a comunidade
Pautada
pelo propósito de inspirar momentos de felicidade todos os dias, a Mars Wrigley, empresa global detentora de algumas das
marcas mais amadas do mundo, como SNICKERS®️, M&M’S®️ e TWIX®️,anuncia mais uma importante iniciativa no
apoio ao fortalecimento da cacauicultura brasileira. A companhia é uma das
patrocinadoras da 6ª edição do Concurso Nacional de Cacau Especial, evento que
tem como objetivo promover uma jornada de transformação, reconhecimento e
impacto social, impulsionando a qualidade, a sustentabilidade e a
competitividade do cacau brasileiro no cenário internacional.
Ao se tornar uma das apoiadoras do
concurso, a Mars Wrigley reforça o seu
compromisso de desenvolver práticas sustentáveis desde o plantio do cacau até o
produto que chega ao consumidor, tendo como foco o cuidado com as pessoas e o
planeta. “Por conta do nosso portfólio repleto de marcas icônicas e da nossa
expertise de mais de 100 anos, faz parte da nossa responsabilidade garantir o
futuro do cacau e das comunidades que crescem em torno dele”, explica Rodrigo
Santini, Chief Impact & Relations Officer na Mars Wrigley no Brasil.
Realizado pelo Comitê Nacional de Qualidade
de Cacau Especial (CNQCE) e organizado pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC),
Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Secretaria de
Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado do Pará (SEDAP-PA) e Comissão
Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o concurso conta com a
participação de produtores de cacau do Brasil todo. Os inscritos enviam
amostras de amêndoas de cacau, conforme a categoria escolhida e seguindo as
orientações da organização, e um comitê técnico realiza provas cegas e avalia o
nível de sustentabilidade da propriedade produtora. Ao final são somados todos
os pontos obtidos em cada fase para determinar o vencedor. A edição de 2024
registrou um recorde no número de origens participantes, também conhecido
como terroirs. Foram ao todo 9 estados, além dos
tradicionais Bahia, Pará, Espírito Santo e Rondônia, participaram também
produtores do Amazonas, Tocantins, Pernambuco, Ceará e Alagoas, mostrando toda
a potência do país na produção desta matéria-prima e em seu manejo sustentável.
“É uma grande honra contar com a Mars
como apoiadora deste projeto, que se consolida como uma das principais
iniciativas voltadas para a valorização do cacau brasileiro. A presença da
marca reforça o apoio que temos recebido de forma ampla e integrada de quase
toda a cadeia do cacau no Brasil, contribuindo diretamente para a consolidação
da nossa estratégia de promoção e valorização da origem brasileira no mundo”
reforça Cristiano Villela, diretor Científico do Centro de Inovação do Cacau e
Presidente do Comitê Nacional.
Os ganhadores do VI Concurso Nacional
de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade serão revelados durante uma
cerimônia no dia 28 de novembro, em Belém, no Pará, no coração da Amazônia
brasileira.
Revitalizando o planeta
Nascida em 1911, nos Estados Unidos,
a Mars Wrigley entrou para o Top 4 do mercado de
chocolate no mundo em 2022. SNICKERS® foi a marca de candy bar mais vendida no Brasil em 2023. Já
M&M’S® figura entre as cinco maiores marcas de chocolate no mundo
(Euromonitor), a primeira de confeitos drageados no Brasil (Nielsen) e está
entre as dez maiores marcas de chocolate no Brasil (Nielsen). Todos esses dados
somados à presença do Centro de Ciência do Cacau da Mars, há 40 anos no sul da
Bahia, credenciam a companhia para falar de qualidade e sustentabilidade dentro
do segmento.
Em 2018, por exemplo, a Mars Wrigley
lançou “Cacau para Gerações”, estratégia global que exige padrões mais
rigorosos do que os conjuntos de certificações atuais. “Brasil é, sem dúvida,
um mercado estratégico para a Mars. Queremos fomentar o país no cenário mundial
como um exemplo na produção sustentável da matéria-prima”, declara Santini.
Dentro dessa agenda sustentável
defendida pelo executivo, a Mars ainda tem como meta reduzir as emissões totais
de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor em 50% até 2030 e ser
Net Zero até 2050; introduzir técnicas de reuso da terra, diminuindo a
necessidade de ampliar as áreas de cultivo, gestão inteligente dos recursos hídricos
e desenvolver embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
Nessa jornada, a companhia já
apresenta índices positivos (dados 2023): redução de 16% nos gases de efeito
estufa; redução de 6% no uso da terra; redução de 27% no uso insustentável de
água e 61% das embalagens voltadas para o consumidor são projetadas para a
circularidade. “Precisamos desse olhar 360° para garantir que nossas ações
tenham impacto de ponta a ponta em nossa cadeia produtiva, envolvendo desde o
produtor até o consumidor final”, afirma o executivo.
Nutrindo o bem-estar
O Brasil é um dos poucos países a
sediar, desde 1982, o Centro de Ciência do Cacau da Mars (Mars Center for Cocoa
Science – MCCS, em inglês). Localizado em Barro Preto, no sul
da Bahia, o local é totalmente dedicado ao
estudo sobre a cadeia produtiva da matéria-prima e recebe anualmente
estudantes, cientistas, visitantes e executivos do setor tanto do país do
exterior, interessados em conhecer de perto as pesquisas desenvolvidas sobre
técnicas de cultivo e melhoramento genético das plantas, com o objetivo de
aumentar a produtividade dos agricultores, criar resistência a doenças e
produzir amêndoas melhores, resultando em um cacau agronômico de alta
qualidade, com sabor e composição únicos.
Além disso, o Centro de Ciência do
Cacau da Mars tem contribuído com pesquisas na região, dividindo esse
conhecimento com o mundo acadêmico, por meio de projetos realizados em parceria
com a Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus-BA. Essa cooperação
reforçar a relação da Mars com a comunidade local, por servir como um espaço de
capacitação profissional, geração de empregos e fonte de renda na cidade, bem
como servir de estímulo para toda a indústria, permitindo que profissionais do
setor adquiram conhecimento profundo sobre a matéria-prima, desde o seu cultivo
até o virar o produto que chega ao consumidor.
Despertando a alegria nas pessoas
Com este olhar voltado para a
comunidade em torno do Centro de Ciência e dentro da estratégia do “Cacau para
Gerações”, a Mars também construiu em Barro Preto a Escola Municipal Virgínia
Mars, como um dos instrumentos de combate ao trabalho infantil na região
cacaueira do sul da Bahia.
Em funcionamento desde 1987, dentro
do MCCS, a escola atende alunos da Educação Infantil, Ensinos Fundamentais I e
II e oferece Alfabetização para Adultos. Com um programa moderno e
transformador, a unidade tem na sua grade curricular a introdução de temas como
Meio Ambiente e Cacau para formar crianças conscientes da importância do cacau
na economia e do equilíbrio ecológico, gerando conhecimento e orgulho do que
fazem.
Entre 1987 e 2023, mais de três mil
alunos passaram pela escola e cerca de 1.150 famílias são impactadas
diretamente por suas atividades. De acordo com Rodrigo Santini, a Escola
Municipal Virgínia Mars tem um papel fundamental para a companhia. “Enquanto investimos
na produção de cacau, a escola garante o crescimento saudável das crianças, com
acesso à educação para melhorar a qualidade de vida e prevenir a exploração do
trabalho infantil na região”, explica.
Além do papel educacional, a Escola
Municipal Virgínia Mars contém em suas instalações a Unidade de Saúde da
Família (USF) – Almirante, que se dedica a melhorar o bem-estar da comunidade
local desde 1996.
Por meio de Agentes Comunitários da
Saúde, a USF fornece cuidados de saúde às famílias de áreas rurais remotas do
município, como atendimentos preventivos, campanhas de conscientização,
encaminhamento e acompanhamento com médicos especialistas. No espaço também
funciona um Centro Odontológico para estimular hábitos de higiene oral em
crianças, adolescentes e adultos. “Os alunos da escola e toda a comunidade
local são os principais beneficiários desta iniciativa”, complementa Santini.
“Todas essas iniciativas da Mars
estão em linha com a estratégia global Cacau para Gerações. São compromissos
que assumimos hoje para garantir um amanhã sustentável”, conclui o Chief Impact
& Relations Officer.
Fonte: Notícias agrícolas
Causos Políticos
MICROFONE ENROLADO
Teve um outro candidato que na mesma campanha de 1982, depois de enrolar quase todo o fio do microfone na mão, assim se expressou: - "Se vocês não quiserem votar em mim, não tem problema não; vocês podem votar em um desses outros candidatos que estão aqui em cima". Só que ao mostrar os outros candidatos ele usou o microfone e girou o corpo com muita rapidez fazendo com que os outros companheiros mais próximos tivessem que abaixar para não receber um "microfononada" no rosto. O riso foi geral. José Carlos Farina
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