terça-feira, 14 de agosto de 2012


alhos & bugalhos

Assaltantes aterrorizaram fazenda em Itajuípe

 

Bandidos armados invadiram a Fazenda Andaraí que fica entre as cidades de Itajuípe e Coaraci, provocando um verdadeiro pânico no proprietário que ficou escondido no local à espera de ajuda. Guarnições da Polícia que se deslocaram da cidade de Itajuípe na tentativa de prender os marginais, mas chegando ao local, eles já haviam fugido. De acordo com informações, dois indivíduos invadiram a referida fazenda e chegaram até a efetuar alguns disparos. Até o momento nínguém foi preso. -  

Wagner determina antecipação do pagamento dos salários dos professores para esta terça

O pagamento dos salários dos professores que participaram do movimento grevista será efetuado nesta terça-feira (14). A antecipação do pagamento dos salários, referentes ao período de abril a julho, cumpre uma determinação do governador Jaques Wagner.
O prazo inicial para efetuar o pagamento era dia 15 próximo, mas devido à agilidade no envio do calendário de reposição de aulas, o pagamento foi antecipado.

PARECER DA PROCURADORIA ELEITORAL COMPLICA SITUAÇÃO DE “FICHAS-SUJAS” NA BAHIA

 
Políticos que possuem contas rejeitadas pelas cortes de contas e pretendem concorrer a eleição em 2012 levaram uma ducha fria hoje.  O procurador-regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), Sidney Madruga,  deu parecer pela inelegibilidade dos fichas-sujas com contas rejeitadas por tribunais de contas.
O posicionamento ocorreu ao final da semana passada em recursos interpostos por políticos que tentam reverter decisão de primeira instância a favor da impugnação do registro de candidatura por reprovação de contas.
Segundo o procurador eleitoral, a postura da PRE baiana “está alinhada ao argumento da Promotoria Eleitoral, autora das ações de impugnação de registro de candidatura, e às decisões dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”. Cerca de 3,7 mil candidaturas sofreram impugnações devido a contas rejeitadas.
De acordo com a Lei da Ficha Limpa, estão entre os inelegíveis os candidatos que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa.
Segundo a Lei n. 8.429/92, configura-se como improbidade, os atos que importam em enriquecimento ilícito, que causem lesão ao erário ou que atentem contra os princípios da administração pública.
EXEMPLOS DE INELEGIBILIDADE
Como exemplos de ato doloso de improbidade administrativa, o procurador cita o caso do administrador público que, por exemplo, não observa as delimitações legais na realização de licitações; viola os patamares mínimos de investimento na educação ou saúde; nomeia parentes para o exercício de cargos públicos; aplica irregularmente verba pública ou promove o seu desvio; deixa de prestar contas ou que se utiliza do superfaturamento.
Segundo o procurador-regional Eleitoral, ainda que a Câmara Municipal aprove todas as contas de despesas anuais do gestor, se o Tribunal de Contas Municipal as rejeitar, no entendimento da PRE a aprovação pela Câmara é nula, pois o julgamento político não pode invadir a esfera de competência do tribunal.
- O certo é que, para fins de inelegibilidade, o fato gerador é o pronunciamento técnico definitivo do Tribunal de Contas – afirma o procurador Sidney Madruga no documento. - http://www.pimenta.blog.br/

Morro do Chapéu é uma cidade da Bahia, da região da Chapada Diamantina, conhecida pela delícia de sua temperatura média, pela beleza da “Ferro Doido” e pelo Centro de Pesquisas Ufológicas de “seu” Alonso.
Recentemente, outra façanha de “Morro” me encantou mais ainda: há cinco anos, umempresário da cidade, Luciano da Casa do Pão, resolveu dar uma pequena mostra de solidariedade para ajudar estudantes da rede pública no seu desempenho escolar.Começou doando um computador para o aluno que tivesse o melhor aproveitamento ao longo do ano. Isso já deixou a comunidade estudantil atenta e empenhada em ganhar o cobiçado prêmio.
No ano seguinte, outros empresários e profissionais liberais juntaram-se a Luciano e ampliaram o leque das premiações: notebooks, motos, uma agência bancária local ofereceu uma poupança de R$ 2.000,00 (dois mil reais), a dentista do lugar entrou com tratamento ortodentário por um ano. Além disso, aos melhores das séries finais do fundamental e médio, garantiram cestas básicas por um ano,
O movimento foi crescendo com a participação entusiasmada de mais pessoas da cidade. Hoje, premiam, principalmente, o desempenho escolar (notas boas) e a assiduidade.
Primeiro resultado: existem alunos, há dois anos, sem uma falta sequer e as“supermédias“ chegam a atingir a nota 9,75, levando em conta todas as matérias.
Segundo resultado: a elevação da média do IDEB dos alunos do município.
A entrega dos prêmios é feita em noite de gala, com a comunidade presente, em clima de verdadeiro “Oscar da Educação Morrense”.
Não à toa, num distrito de Morro do Chapéu chamado Fedegosos, conheci a escola pública Edigar Dourado Lima, que me fez parecer estar entrando em algum colégio suíço,dada a organização, limpeza e alto padrão de civilidade entre professores, servidores e alunos. O diretor, Professor Edinho, tem tratamento de pop-star pela sua comunidade.
Pergunto à Bahia e ao Brasil: será que só Morro do Chapéu consegue fazer isso? Que tal pegarmos esse extraordinário exemplo e espalharmos pelo restante do país? - Depoimento de Jorge Portugal, educador e poeta

Às vésperas da estreia do horário político no rádio e na TV, a presidente Dilma Rousseff lembrou aos ministros que nenhum deles pode recorrer à “agenda dois em um” para pedir votos em campanhas municipais. A proibição consta de cartilha produzida pela Advocacia-Geral da União (AGU), que cita as condutas vedadas aos agentes públicos em eleições, mas Dilma decidiu reforçar a determinação porque não quer ver o governo acusado de uso da máquina nas disputas pelas Prefeituras.
Em recentes reuniões no Palácio do Planalto, a presidente disse que não admitirá “compromissos casados” em que auxiliares aproveitam atos oficiais no fim de semana, com viagens em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), e depois esticam a visita para subir em palanques. Quando isso ocorrer, o cabo eleitoral da Esplanada terá de pagar passagem e estadia do próprio bolso.
“Nessa época de eleição, não passo nem perto de avião da FAB”, contou o ministro da Previdência, Garibaldi Alves (PMDB). Dilma também proibiu os subordinados de entrarem em “bola dividida” em capitais consideradas prioritárias por aliados do porte do PMDB ou do PSB. Caberá ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a tarefa de apaziguar os ânimos onde houver conflito.

SEGUNDA PONTE CENTRO/ZONA SUL DE ILHÉUS PODERÁ TER QUATRO PISTAS

Do ciadanoticia.com.br - Durante reunião realizada na Casa Civil do Governo do Estado, em Salvador, o prefeito Newton Lima e o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Nazal, conheceram os principais detalhes sobre a proposta preliminar dos acessos viários que integram o projeto executivo da segunda ponte Centro-Zona Sul de Ilhéus. A proposta foi apresentada pela Diretora de Projetos e Programas Especiais do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Anna Christina Cruz Dias, e pelo representante da Casa Civil, Sergio de Oliveira Silva.
De acordo com uma das principais decisões definidas durante o encontro, caberá à Prefeitura de Ilhéus realizar o levantamento cadastral dos imóveis localizados nas áreas envolvidas. Na reunião, também ficou decidido que o resultado do levantamento será entregue ao Derba, que ficará encarregado de viabilizar as desapropriações que, por ventura, se mostrarem necessárias. Segundo o cronograma, a Ecla Consultores Ltda, empresa responsável pela elaboração do projeto executivo, tem até o dia 9 de dezembro para entregar o projeto final.
Ainda no decorrer do encontro na Casa Civil do Governo do Estado, o chefe do Executivo ilheense recebeu a informação de que a nova ponte poderá ter quatro pistas. “Esta é uma possibilidade conceitual que ainda estamos discutindo. O certo é que, pelo menos, três pistas integrarão o projeto final”, enfatizaram os representantes do Derba e da Casa Civil. A segunda ponte Centro/Zona Sul de Ilhéus terá 600 metros de extensão, ligando as imediações da praia da Maramata, no bairro Nova Brasília, à praia do Cristo, na avenida Soares Lopes. “Já os acessos viários deverão ter, ao todo, cerca de 1.500 metros”, completaram.
Desde a semana passada uma equipe técnica da Ecla Consultores Ltda. se encontra em Ilhéus realizando estudos sobre a parte de sondagens do solo nos locais onde serão edificadas as obras de concreto da ponte. Já foram executadas as perfurações na Praia do Cristo; nas proximidades da Maramata (Nova Brasília) e na cabeceira do aeroporto Jorge Amado (Hotel Opaba). De acordo com informações preliminares, as sondagens são positivas, mas ainda dependem do laudo conclusivo para respaldar as normas técnicas do projeto.
Reivindicação – A nova ponte de Ilhéus é uma antiga reivindicação da população, que, atualmente, sofre com os constantes engarrafamentos provocados pela ausência de um segundo acesso aos bairros da zona sul da cidade. Logo após seu retorno ao município, o prefeito Newton Lima determinou que as secretarias municipais da Fazenda e da Indústria, Comércio e Planejamento iniciem os preparativos necessários para a execução do levantamento cadastral dos imóveis.
Por hoje é só. Vou bater o martelo.
Ponto Final. (Redação o Bolso do Alfaiate


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

alhos & bugalhos Chesf realiza testes de sirenes de alerta em usinas de Ubaitaba e Jequié   A Eletrobras Chesf realizará, entre os...