sábado, 30 de novembro de 2024

Justiça determina rescisão de contratos temporários sem processo seletivo da prefeitura de Itabuna

alhos & bugalhos

Justiça determina rescisão de contratos temporários sem processo seletivo da prefeitura de Itabuna


A Justiça da Bahia determinou a rescisão de todos os contratos temporários firmados sem processo seletivo na Prefeitura Municipal de Itabuna. O prazo estipulado para cumprimento da decisão é de 30 dias, sob pena de sanções a gestão municipal, e encerra no dia 4 de dezembro.

De acordo com a gestão municipal, a decisão judicial atende a uma ação movida pelo Ministério Público Estadual, que solicitou o desligamento imediato de servidores contratados de forma temporária e a substituição destes por aprovados em um concurso público realizado em 2023.

A Procuradoria-Geral do Município informou que o governo tem colaborado com o Ministério Público Estadual desde o início da administração, incluindo a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), e a realização de um dos maiores concursos públicos já promovidos pela cidade.

O Secretário de Gestão e Inovação, Moisés Figueiredo, informou que, até o momento, mais de 700 aprovados no concurso público vigente já foram nomeados. No entanto, ele reconheceu que o número de aprovados não foi suficiente para suprir todas as demandas da administração municipal.

Por isso, a Prefeitura informou que já trabalha na preparação de um novo concurso público e na escolha de uma nova banca organizadora para o certame.

A Procuradoria-Geral do Município disse que a decisão judicial será cumprida integralmente, com o objetivo de evitar penalidades mais severas ao gestor municipal, conforme previsto na determinação judicial.

Procurada pela produção da TV Santa Cruz, a Prefeitura de Itabuna informou que ainda não possui p número de servidores contratados que serão desligados, “porque o decreto manda as secretarias efetuar o levantamento e, em seguida, o desligamento. Não há prévia lista de demitidos diante da necessidade de verificação do vínculo”. (Com informações do g1)

Com retorno à bandeira verde, conta de energia fica mais barata em dezembro



Bandeira tarifária verde substitui a amarela

A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, sem cobrança extra na conta de luz. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança foi possível graças à “expressiva melhora das condições de geração de energia” no país.

“Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas - acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explica a Aneel.

Neste ano, a falta de chuva fez com que a Aneel acionasse a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro e a vermelha patamar 2 em outubro. Em novembro, foi acionada a bandeira tarifária amarela, com cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.

Após 5 anos fechada, Catedral de Notre-Dame reabre na próxima semana


Presidente da França visitou o local nesta sexta-feira, 29

O presidente da França, Emmanuel Macron, visitou nesta sexta-feira, 29, a catedral de Notre-Dame em Paris. Ele fez uma última visita antes da reabertura do marco histórico devastado por um incêndio em 2019.

O local está há mais de cinco anos sendo reconstruído e voltará a receber o público na próxima semana. No local, em visita transmitida ao vivo, o presidente disse que o prédio restaurado está “muito mais acolhedor”. Para ele, os artesãos que trabalharam na restauração fizeram o “impossível” ao curar uma “ferida nacional” deixada pelo fogo.

Pensamento do Dia

“Vou falar mais menos, para errar menos pouco”.

Do Filoso Fubuya

 

Charge do Dia


Priskas Eras


Publicação simultânea: 
correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Mars Wrigley estimula o ecossistema do cacau no Brasil por meio da ciência e relacionamento com a comunidade Almirante Cacau/Mars Wrigley - Barro Preto-Ba

alhos & bugalhos

Mars Wrigley estimula o ecossistema do cacau no Brasil por meio da ciência e relacionamento com a comunidade

Almirante Cacau/Mars Wrigley - Barro Preto-Ba


Pautada pelo propósito de inspirar momentos de felicidade todos os dias, a Mars Wrigley, empresa global detentora de algumas das marcas mais amadas do mundo, como SNICKERS®️, M&M’S®️ e TWIX®️,anuncia mais uma importante iniciativa no apoio ao fortalecimento da cacauicultura brasileira. A companhia é uma das patrocinadoras da 6ª edição do Concurso Nacional de Cacau Especial, evento que tem como objetivo promover uma jornada de transformação, reconhecimento e impacto social, impulsionando a qualidade, a sustentabilidade e a competitividade do cacau brasileiro no cenário internacional.

Ao se tornar uma das apoiadoras do concurso, a Mars Wrigley reforça o seu compromisso de desenvolver práticas sustentáveis desde o plantio do cacau até o produto que chega ao consumidor, tendo como foco o cuidado com as pessoas e o planeta. “Por conta do nosso portfólio repleto de marcas icônicas e da nossa expertise de mais de 100 anos, faz parte da nossa responsabilidade garantir o futuro do cacau e das comunidades que crescem em torno dele”, explica Rodrigo Santini, Chief Impact & Relations Officer na Mars Wrigley no Brasil.

Realizado pelo Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial (CNQCE) e organizado pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC), Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado do Pará (SEDAP-PA) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o concurso conta com a participação de produtores de cacau do Brasil todo. Os inscritos enviam amostras de amêndoas de cacau, conforme a categoria escolhida e seguindo as orientações da organização, e um comitê técnico realiza provas cegas e avalia o nível de sustentabilidade da propriedade produtora. Ao final são somados todos os pontos obtidos em cada fase para determinar o vencedor. A edição de 2024 registrou um recorde no número de origens participantes, também conhecido como terroirs. Foram ao todo 9 estados, além dos tradicionais Bahia, Pará, Espírito Santo e Rondônia, participaram também produtores do Amazonas, Tocantins, Pernambuco, Ceará e Alagoas, mostrando toda a potência do país na produção desta matéria-prima e em seu manejo sustentável.

“É uma grande honra contar com a Mars como apoiadora deste projeto, que se consolida como uma das principais iniciativas voltadas para a valorização do cacau brasileiro. A presença da marca reforça o apoio que temos recebido de forma ampla e integrada de quase toda a cadeia do cacau no Brasil, contribuindo diretamente para a consolidação da nossa estratégia de promoção e valorização da origem brasileira no mundo” reforça Cristiano Villela, diretor Científico do Centro de Inovação do Cacau e Presidente do Comitê Nacional.

Os ganhadores do VI Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade serão revelados durante uma cerimônia no dia 28 de novembro, em Belém, no Pará, no coração da Amazônia brasileira.

Revitalizando o planeta

 

Nascida em 1911, nos Estados Unidos, a Mars Wrigley entrou para o Top 4 do mercado de chocolate no mundo em 2022. SNICKERS® foi a marca de candy bar mais vendida no Brasil em 2023. Já M&M’S® figura entre as cinco maiores marcas de chocolate no mundo (Euromonitor), a primeira de confeitos drageados no Brasil (Nielsen) e está entre as dez maiores marcas de chocolate no Brasil (Nielsen). Todos esses dados somados à presença do Centro de Ciência do Cacau da Mars, há 40 anos no sul da Bahia, credenciam a companhia para falar de qualidade e sustentabilidade dentro do segmento.

Em 2018, por exemplo, a Mars Wrigley lançou “Cacau para Gerações”, estratégia global que exige padrões mais rigorosos do que os conjuntos de certificações atuais. “Brasil é, sem dúvida, um mercado estratégico para a Mars. Queremos fomentar o país no cenário mundial como um exemplo na produção sustentável da matéria-prima”, declara Santini.

Dentro dessa agenda sustentável defendida pelo executivo, a Mars ainda tem como meta reduzir as emissões totais de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor em 50% até 2030 e ser Net Zero até 2050; introduzir técnicas de reuso da terra, diminuindo a necessidade de ampliar as áreas de cultivo, gestão inteligente dos recursos hídricos e desenvolver embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

Nessa jornada, a companhia já apresenta índices positivos (dados 2023): redução de 16% nos gases de efeito estufa; redução de 6% no uso da terra; redução de 27% no uso insustentável de água e 61% das embalagens voltadas para o consumidor são projetadas para a circularidade. “Precisamos desse olhar 360° para garantir que nossas ações tenham impacto de ponta a ponta em nossa cadeia produtiva, envolvendo desde o produtor até o consumidor final”, afirma o executivo.

Nutrindo o bem-estar

 

O Brasil é um dos poucos países a sediar, desde 1982, o Centro de Ciência do Cacau da Mars (Mars Center for Cocoa Science – MCCS, em inglês). Localizado em Barro Preto, no sul da Bahia, o local é totalmente dedicado ao estudo sobre a cadeia produtiva da matéria-prima e recebe anualmente estudantes, cientistas, visitantes e executivos do setor tanto do país do exterior, interessados em conhecer de perto as pesquisas desenvolvidas sobre técnicas de cultivo e melhoramento genético das plantas, com o objetivo de aumentar a produtividade dos agricultores, criar resistência a doenças e produzir amêndoas melhores, resultando em um cacau agronômico de alta qualidade, com sabor e composição únicos.

Além disso, o Centro de Ciência do Cacau da Mars tem contribuído com pesquisas na região, dividindo esse conhecimento com o mundo acadêmico, por meio de projetos realizados em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus-BA. Essa cooperação reforçar a relação da Mars com a comunidade local, por servir como um espaço de capacitação profissional, geração de empregos e fonte de renda na cidade, bem como servir de estímulo para toda a indústria, permitindo que profissionais do setor adquiram conhecimento profundo sobre a matéria-prima, desde o seu cultivo até o virar o produto que chega ao consumidor.

Despertando a alegria nas pessoas

 

Com este olhar voltado para a comunidade em torno do Centro de Ciência e dentro da estratégia do “Cacau para Gerações”, a Mars também construiu em Barro Preto a Escola Municipal Virgínia Mars, como um dos instrumentos de combate ao trabalho infantil na região cacaueira do sul da Bahia.

Em funcionamento desde 1987, dentro do MCCS, a escola atende alunos da Educação Infantil, Ensinos Fundamentais I e II e oferece Alfabetização para Adultos. Com um programa moderno e transformador, a unidade tem na sua grade curricular a introdução de temas como Meio Ambiente e Cacau para formar crianças conscientes da importância do cacau na economia e do equilíbrio ecológico, gerando conhecimento e orgulho do que fazem.

Entre 1987 e 2023, mais de três mil alunos passaram pela escola e cerca de 1.150 famílias são impactadas diretamente por suas atividades. De acordo com Rodrigo Santini, a Escola Municipal Virgínia Mars tem um papel fundamental para a companhia. “Enquanto investimos na produção de cacau, a escola garante o crescimento saudável das crianças, com acesso à educação para melhorar a qualidade de vida e prevenir a exploração do trabalho infantil na região”, explica.

Além do papel educacional, a Escola Municipal Virgínia Mars contém em suas instalações a Unidade de Saúde da Família (USF) – Almirante, que se dedica a melhorar o bem-estar da comunidade local desde 1996.

Por meio de Agentes Comunitários da Saúde, a USF fornece cuidados de saúde às famílias de áreas rurais remotas do município, como atendimentos preventivos, campanhas de conscientização, encaminhamento e acompanhamento com médicos especialistas. No espaço também funciona um Centro Odontológico para estimular hábitos de higiene oral em crianças, adolescentes e adultos. “Os alunos da escola e toda a comunidade local são os principais beneficiários desta iniciativa”, complementa Santini.

“Todas essas iniciativas da Mars estão em linha com a estratégia global Cacau para Gerações. São compromissos que assumimos hoje para garantir um amanhã sustentável”, conclui o Chief Impact & Relations Officer.

Fonte: Notícias agrícolas

Causos Políticos

MICROFONE ENROLADO

Teve um outro candidato que na mesma campanha de 1982, depois de enrolar quase todo o fio do microfone na mão, assim se expressou: - "Se vocês não quiserem votar em mim, não tem problema não; vocês podem votar em um desses outros candidatos que estão aqui em cima". Só que ao mostrar os outros candidatos ele usou o microfone e girou o corpo com muita rapidez fazendo com que os outros companheiros mais próximos tivessem que abaixar para não receber um "microfononada" no rosto. O riso foi geral. José Carlos Farina


Pensamento do Dia

“Dêem dinheiro, não emprestem. Dar só faz ingratos, emprestar faz inimigos”. Alexandre Dumas

Charge do Dia


Priskas Eras


Publicação simultânea: 
correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.

 

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Bahia tem alerta de chuvas intensas e acumuladas até esta quinta-feira

alhos & bugalhos

Justiça decide que prefeito de Canavieiras continue afastado do cargo


Ação anulatória movida pelo gestor foi julgada improcedente

 O ex-prefeito de Canavieiras, Clóvis Roberto Almeida de Souza, continua afastado do cargo. A decisão foi da Justiça, a qual não permitiu conceder ao ex-gestor, o direito em poder voltar para o cargo e recuperar os direitos políticos.

A ação anulatória movida pelo ex-gestor de Canavieiras contra a Câmara Municipal de Vereadores do Município, foi julgada improcedente pela Justiça.

Na decisão, o magistrado asseverou: “tendo o processo administrativo respeitado as normas aplicáveis à espécie e observado os princípios do contraditório e da ampla defesa, como é o caso dos autos, a atuação jurisdicional deve ser autocontida (judicial self-restraint), em respeito à separação dos poderes e às decisões políticas tomadas pelo Poder Legislativo no exercício de sua competência constitucional".

“No caso dos autos, inexiste violação direta à Constituição Federal ou ao devido processo legal que justifique a intervenção judicial. Todas as alegações do autor, não inclusão da denúncia na ordem do dia, suposto vício no sorteio para composição da Comissão, alegada parcialidade do Presidente da Comissão, forma das intimações, dizem respeito a questões interna corporis ou interpretação de normas regimentais.”, sustentou o juiz.

De acordo com o advogado da Câmara Municipal de Canavieiras, Thiago Santos Bianchi, a decisão ratificou toda a lisura com que a Casa Legislativa tratou a matéria.

“Em que pese se tratar de um processo político, todas as garantias fundamentais de defesa devem ser resguardadas em âmbito administrativo. A decisão proferida vem corroborar tudo o que já sustentávamos desde o primeiro processo judicial movido. A Câmara Municipal sempre respeitou e resguardou todas as garantias do ex-prefeito no sentido de possibilitar a mais ampla defesa do mesmo neste processo. A decisão derruba por terra qualquer alegação ou ilação de perseguição política em detrimento do ex-gestor”, afirmou o advogado.

Com a decisão, o atual prefeito Paulo Carvalho (Avante) continua no exercício regular do cargo até o próximo dia 31 de dezembro e vai continuar no cargo de prefeito a partir de janeiro de 2025, uma vez que foi reeleito ao cargo nas eleições municipais de 2024. A decisão ainda cabe recurso.

Dívida de R$ 95 milhões em precatórios vai prejudicar início do governo de Valderico Junior


Ilhéus vai enfrentar uma crise financeira de forte impacto prejudicial à próxima gestão do prefeito eleito, Valderico Junior (União Brasil).

A recente decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), assinada pelo juiz assessor especial da Presidência, Sadraque Oliveira Rios, em 18 de novembro, revelou que o município acumula uma dívida de R$ 95 milhões em precatórios.

Este montante corresponde a valores não pagos relativos aos planos anuais de 2021, 2023 e 2024, cujos repasses deveriam ter sido realizados conforme cronograma determinado.

O Tribunal destacou ainda que Ilhéus desrespeitou a ordem cronológica de pagamentos, infringindo o artigo 100 da Constituição Federal.

Essa violação obrigou a regularização imediata da fila de credores preteridos. A situação levou o TJ-BA a exigir que o município apresente, em até cinco dias, um plano de pagamento parcelado, considerando a impossibilidade de quitar a dívida de uma só vez sem comprometer os serviços públicos essenciais.

A dívida atual ultrapassa 5% da receita corrente líquida do município, que totaliza R$ 35.202.238,87 por ano, tornando inviável a execução financeira em curto prazo.

Segundo a decisão, a modulação no pagamento busca evitar o colapso na prestação de serviços básicos e assegurar uma solução que equilibre as contas públicas com as exigências legais.

Leia a decisão do TJ-BA.

Bahia tem alerta de chuvas intensas e acumuladas até esta quinta-feira


Temporais atingem a região da capital há pelo menos três dias

Agência Brasil - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (27), aviso de acumulado de chuva para Salvador e outras cidades baianas. O grau de severidade foi classificado como perigo e o alerta vale até as 10h desta quinta-feira (28).

A previsão é de chuva que pode variar de 30 a 60 milímetros por hora (mm/h) ou de 50 a 100 milímetros por dia (mm/dia). Há risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios.

As orientações para a população incluem observar alteração nas encostas; e, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. “Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, destacou o instituto.

Dentre os municípios afetados pelo aviso estão Araçás, Aratuípe, Cachoeira, Cairu, Camaçari, Candeias, Cardeal da Silva, Catu, Conde, Dias D’Ávila, Entre Rios, Esplanada, Itanagra, Itaparica, Jaguaripe, Laje, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Mata de São João, Muniz Ferreira, Nazaré, Pojuca, Presidente Tancredo Neves, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Felipe, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Taperoá, Valença e Vera Cruz.

Bahia

O Inmet emitiu ainda um segundo aviso, de chuvas intensas, também válido para o estado da Bahia, como um todo. O alerta, com grau de severidade classificado como perigo potencial, vale até as 10h desta quinta-feira.

A previsão é de chuvas variando entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h). De acordo com o instituto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

As instruções para a população incluem não se abrigar debaixo de árvores em casos de rajadas de vento, já que há leve risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outro cuidado é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Dentre os municípios baianos afetados pelo aviso de chuvas intensas estão Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Buritirama, Campo Alegre de Lurdes, Catolândia, Correntina, Cotegipe, Cristópolis e Itaguaçu da Bahia.

Temporais

A capital baiana registrou mais de 219 milímetros de chuvas nas últimas 72 horas, o dobro da média histórica.

Em alguns locais já choveu mais que o triplo da média para o mês, como é o caso da avenida San Martin e Retiro, que ultrapassaram os 360 mm de chuva.

Por causa do temporal, a prefeitura mobilizou equipes de vários órgãos para reduzir os impactos das chuvas. Nos últimos três dias, ocorreram cerca de 270 pedidos de ajuda, a maior parte por causa de deslizamentos de terra ou ameaças de deslizamento.

Na manhã desta quarta-feira (27), a prefeitura contabilizou mais 30 mm em bairros da região norte, deixando o solo bastante encharcado. As sirenes de cinco bairros foram acionadas e os abrigos estão recebendo as famílias que vivem em áreas de risco.

Um deslizamento foi confirmado pela prefeitura. Relatos apontam ao menos 10 casas soterradas na região da Saramandaia.

*Com colaboração de Gabriel Corrêa

Imposto de Renda: nova isenção beneficiará 36 milhões de contribuintes


A medida de correção do IR é uma promessa de campanha do presidente Lula

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) vai anunciar isenção de Imposto de Renda (IR) a partir de 2026 para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A medida será anunciada nesta quarta-feira, 27, e deve isentar 36 milhões de contribuintes do IR, segundo o sindicato dos auditores fiscais.

Atualmente, a tabela do IR determina uma faixa de isenção de R$ 2.259,20. Além desse valor, há um desconto de R$ 564,80 estabelecido pelo governo para assegurar a isenção a quem ganha dois salários mínimos. Na prática, portanto, estão isentos aqueles que recebem até R$ 2.824.

Cálculos do governo apontam que a medida custaria por volta de R$ 35 bilhões. Ela deve ser compensada com a taxação de "super-ricos".

O Congresso Nacional, no entanto, tem resistido a aprovar medidas de aumento de arrecadação, o que deixa o mercado financeiro apreensivo sobre a efetiva compensação da ampliação da isenção. Além disso, há um entendimento de que a medida é altamente populista, dado que afetaria quase 80% dos contribuintes.

Promessa de campanha

A medida de correação do IR é uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para isentar quem ganha até dois salários mínimos, o governo criou um modelo com desconto simplificado automático para fazer quem recebe até dois salários mínimos (este ano, R$ 2.824), não pague imposto, mas não isente essa parcela do salário de quem ganha mais do que isso.

Como é hoje

O recolhimento do Imposto de Renda atualmente é feito por faixas. Hoje, até R$ 2.259,20 do salário de todos não é tributado. Desse valor até R$ 2.826,65, cobra-se 7,5%.

A escadinha segue até que ganhos acima de R$ 4.664,68, que recolhem alíquota de 27,5%. Além disso, há deduções que fazem a alíquota efetivamente cobrada variar.

Essa fórmula de cobrança de imposto impede que simplesmente se aumente a faixa de isenção, pois seria preciso reajustar todas as faixas.

Pensamento do Dia

“O Brasil de hoje não é mais o Brasil que fechava os olhos para as desigualdades e para as dificuldades da nossa gente. Quem ganha mais deve contribuir mais, permitindo que possamos investir em áreas que transformam a vida das pessoas.” (Fernando Haddad, ministro da Fazenda)

Charge do Dia



Priskas Eras


Publicação simultânea: 
correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Itajuípe: Projeto que institui o PROERFIS 2025 começa a ser tramitado no Legislativo

alhos & bugalhos

Itajuípe: Projeto que institui o PROERFIS 2025 começa a ser tramitado no Legislativo



O Legislativo Itajuípe iniciará na sessão ordinária que será realizada amanhã (28), a Tramitação do Projeto de Lei nº 61, que " Institui o Programa Especial de Recuperação Fiscal 2025 – PROERFIS 2025, o projeto tem como objetivo de minimizar os impactos econômicos regionais e locais do corrente ano e promover a regularização dos débitos de natureza tributária e não tributária de pessoas físicas e jurídicas com o Município de Itajuípe”.

O que é o PROERFIS 2025

É um Programa de incentivo à regularização de débitos ­fiscais relacionados com o IPTU, ITBI, TFF e demais tributos municipais, que oferece descontos na multa e juros para pagamento à vista ou parcelamento. Para o PROERFIS 2025, estão contemplados os débitos cujos fatos geradores conste na Dívida Ativa Tributárias e não tributárias. O Programa é amplo e abrange uma grande variedade de débitos, tais como: AUTO DE INFRAÇÃO AVISO DE COBRANÇA DÍVIDA ATIVA (inclusive protestada/ajuizada) e DENÚNCIA ESPONTÂNEA.

O Executivo Municipal apresentou o projeto na secretaria do Legislativo no último dia 22 e será despachado para a Comissão de Finanças durante a sessão que será realizada amanhã (28).

 

Empresa anuncia mais de 2 mil vagas na Bahia; saiba como se candidatar

Empregos serão ofertados entre dezembro de 2024 e o primeiro trimestre de 2026

Maior parte das vagas será aberta durante construção da fábrica em Luís Eduardo Magalhães   

A Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, anunciou que a nova unidade, em Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste, vai gerar mais de dois mil empregos.

A companhia abriu, na última terça-feira (22), as primeiras 40 vagas efetivas para os colaboradores que farão parte da equipe. O restante será aberto até o primeiro trimestre de 2026. 

A unidade deverá gerar cerca de 2.500 postos de trabalho durante a fase de construção da fábrica. São mais de 450 empregos diretos e 1.500 indiretos.

Mesmo que as obras estejam previstas para iniciar em dezembro de 2024, por causa da liberação das licenças, e o começo das operações no primeiro trimestre de 2026, os profissionais que farão parte desses setores já serão contratados, efetivados e passarão por treinamento para integrar a equipe.

As primeiras oportunidades divulgadas são para os cargos de Analista de Administração de Pessoal, Analista de Materiais, Analista de Recrutamento e Seleção, Controlador de Acesso, Encarregado de Almoxarifado, Encarregado de Planejamento de Obras, Líder de Segurança Patrimonial, Operador de Empilhadeira, Operador de Munck, Supervisor de Segurança do Trabalho, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Técnico de Materiais, Técnico de Segurança do Trabalho, entre outros.

Além das vagas já disponíveis, quem tiver interesse em fazer parte da companhia como colaborador poderá registrar o currículo no banco de talentos da Inpasa, onde os interessados podem registrar suas qualificações. As informações ficarão armazenadas de forma permanente e facilitarão o recrutamento para as oportunidades que forem surgindo.

A companhia oferece benefícios que incluem vale-alimentação, plano de saúde (Unimed), plano odontológico, vale-transporte, refeição na empresa, Gympass, Orienteme e Edupass. As especificações de cada vaga, assim como a remuneração, estão disponíveis no site da empresa.

A Inpasa é a maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina e vai investir R$ 1,3 bilhão em uma nova planta em Luís Eduardo Magalhães. A planta utilizará milho e sorgo como matérias-primas de seus produtos, além de diversas biomassas como fonte de energia na geração de vapor e de bioeletricidade.

A nova planta terá capacidade de processamento anual de 1 milhão de toneladas de grãos, prevendo a produção de 460 milhões de litros de etanol, 230 mil toneladas de DDGS, 23 mil toneladas de óleo vegetal e 200 GWh de energia elétrica por ano.


 

DEPUTADOS ESTADUAIS APROVAM CRIAÇÃO DA EMPRESA BAHIA FILMES

Nesta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa do Estado aprovou, de forma unânime, a criação da Bahia Filmes, a futura Companhia de Audiovisual do Estado. A aprovação consensual foi resultado de acordo assinado pelo líder do Governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), pela liderança da oposição, representada pelo deputado Alan Sanches (UB).

O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, que estava presente na votação, afirmou ser um dia histórico para a cultura baiana, que terá a primeira empresa pública estadual de audiovisual do País. “É a Bahia sendo pioneira, investindo na estruturação, na organização, na potencialização de um setor tão importante para a cultura e para a economia criativa como um todo”, disse o gestor em entrevista à TV Alba.

Para Bruno Monteiro, a Bahia Filmes inaugura etapa de desenvolvimento para a cultura e todo o estado. “É um setor que gera emprego, que gera renda”. Ele também agradeceu aos deputados estaduais pela aprovação unânime do projeto do Governo. “Com certeza, deram a sua contribuição com essa história de desenvolvimento e de avanço do nosso audiovisual”.

A Alba também aprovou a doação de terreno do estado, em Salvador, para empreendimento imobiliário do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Causos Políticos

“Pense num absinto; na Bahia tem aguardente”. A frase de um ex-governador não é bem essa, mas absurdo também não seria pensar que – diante de tantos precedentes – exista uma alma ébria onipresente, como Quincas Berro D’Água, roteirizando algumas de nossas histórias.

Pensamento do Dia


Charge do Dia


Priskas Eras

Ilhéus antiga

Publicação simultânea: 
correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.

 

Itajuípe: Revisitando Clodoaldo Cardoso

alhos & bugalhos Itajuípe: Revisitando Clodoaldo Cardoso   Clodoaldo Cardoso (o de óculos escuro no centro) compondo a comiti...