quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

 

JORNALISTA LANÇA LIVROS NO BECO DO FUXICO

Os livros de crônicas humoradas sobre os temas

“Crônicas de Boteco – um guia sem ordem” e “Como Sobreviver à Pandemia” são os dois livros que serão lançados neste sábado (27), a partir das 10 horas, no Beco do Fuxico, em Itabuna, pelo jornalista Walmir Rosário. Crônicas de Boteco tem o prefácio do saudoso jornalista Tyrone Perrucho, enquanto Como Sobreviver à Pandemia é prefaciado pelo advogado José Augusto Ferreira Filho.

“Crônicas de Boteco, um guia sem ordem” é um livro para quem pretende se tornar um frequentador de botequins, os que porventura tenham alguma curiosidade sobre o clima reinante neles ou aqueles clientes costumeiros da extensão do lar. São crônicas bem-humoradas contadas sobre os botecos localizados numa única via pública de Itabuna, na o Beco do Fuxico, foi divido em três zonas, o baixo beco, o médio beco e o alto beco.


Frequentador de botequins neste imenso Brasil e alguns outros países, há várias décadas, Walmir Rosário conta histórias, costumes, o espírito de corpo, o humor dos proprietários e o que fazer para se tornar mais um dessas tribos. Não se incomode se o dono do boteco não lhe trata com a deferência esperada, pois pode estar fazendo charme para lhe conhecer melhor.

Já o livro Como Sobreviver à Pandemia não é destinado ao estudo da doença ou do aparecimento do vírus no Brasil, mas tão somente um retrato colorido dos aspectos sociais e econômicos tratado pelo autor com fina ironia das decisões das autoridades técnico-científicas e governamentais. As dezenas de crônicas que formam o livro representam o sentimento da sociedade, atônita com os sucessivos acontecimentos nacionais e refletidos em suas paróquias.

Ao final de cada crônica, a data em que foi concebida, com fatos noticiados na grande imprensa e presenciados pelo autor. Algumas crônicas foram elaboradas com o estilo debochado dos que observam as narrativas ideológicas e vendidas como ciência, sem qualquer dissimulação, como se fosse um roteiro de um filme de terror. Claro que sem os efeitos especiais vistos nas grandes produções de hollywoodianas.

Radialista, jornalista e advogado, construiu seu legado profissional literário ao longo de anos nos meios de comunicação em que trabalhou e na advocacia pública e privada. Atualmente mora em Canavieiras (BA) e se dedica a escrever artigos e crônicas, publicados no blog www.walmirrosario.blogspot.comdentre outros veículos de comunicação de Itabuna, Ilhéus e Salvador.

Recentemente escreveu os livros Josias Miguel – 70 Anos de História; Crônicas de Boteco – um guia sem ordem (Amazon); Como sobreviver à pandemia (Amazon); Os grandes craques que vi jogar – nos estádios e campos de Itabuna e Canavieiras (Amazon); O Berimbau – valhacouto de boêmios. Outros dois livros se encontram em edição e serão lançados brevemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...