domingo, 11 de janeiro de 2026

Itajuípe se despede de Antônio Carlos Abjaude

 

alhos & bugalhos

 

Itajuípe se despede de Antônio Carlos Abjaude

 

Foi sepultado na tarde de ontem (10) o ex-vereador Antônio Carlos Abjaude, nascido em 06 de outubro de 1942, foi casado com Elza Weyll Abjaude (já falecida), Carlinhos como era carinhosamente conhecido, exerceu o mandato de vereador na legislatura de 1998/2002, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do município de Itajuípe.

Ainda no setor público, foi diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Sociedade Beneficente de Itajuípe (Hospital Dr. Montival de Souza Lucas), na vida privada foi proprietário da Granja Abjaude.      

Carlinhos era irmão de Roberto, Heitor, Arthur, Janete, Leila e Lenida Abjaude, Carlos deixa dois filhos e netos que perpetuarão a sua memória.

Prefeitura de Ilhéus proíbe exigência de consumação mínima nas praias




Além disso, recusar a disponibilizar cadeiras e mesas a quem não consome imediatamente passa a ser infração

Frequentar as praias de Ilhéus, no sul da Bahia, sem a obrigação de consumir em barracas passou a ser um direito garantido por decreto municipal. A Prefeitura publicou, na sexta-feira, 9, uma norma que proíbe práticas como consumação mínima, cobrança antecipada e qualquer condicionamento para uso de cadeiras, mesas, guarda-sóis ou outros equipamentos na faixa de areia.

Com a mudança, clientes poderão alugar apenas o mobiliário, caso desejem, sem a exigência de compra de alimentos ou bebidas. A regra vale tanto para turistas quanto para moradores e busca coibir práticas consideradas abusivas no litoral da cidade.

O decreto também deixa claro que negar atendimento ou se recusar a disponibilizar cadeiras e mesas a quem não consome imediatamente passa a ser infração, sujeita a punições administrativas.

Barracas terão de expor o Código do Consumidor


Outra exigência prevista na norma é que os estabelecimentos da orla mantenham, em local visível ao público, um exemplar atualizado do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A medida tem o objetivo de ampliar o acesso à informação e fortalecer a relação entre comerciantes e clientes.

Quem descumprir as determinações poderá sofrer advertência, multa, apreensão de equipamentos ou até perder o alvará de funcionamento. Os valores das penalidades ainda não foram detalhados pela prefeitura.

Fiscalização e orientação aos comerciantesA fiscalização ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) e do Procon Ilhéus, com apoio da Guarda Civil Municipal, quando necessário.

Além da repressão, o município também aposta na orientação. Uma campanha educativa será realizada junto aos donos de barracas, com informações sobre as novas regras. Aqueles que se adequarem à legislação poderão receber o selo “Cabaneiro(a) Legal”, criado para incentivar boas práticas no atendimento ao público.

Outras cidades do sul da Bahia

Ilhéus não está sozinha na iniciativa. Itacaré, outro destino turístico bastante procurado na região, também editou decreto semelhante, proibindo a cobrança de consumação mínima em barracas e quiosques instalados na areia.

Prova de vida acabou? Veja mudança que pegou aposentados de surpresa

 

Confira detalhes sobre procedimento obrigatório para aposentados e pensionistas

Considerado procedimento essencial para a manutenção do pagamento de benefícios a aposentados e pensionistas do INSS, a chamada Prova de Vida terá algumas modificações em 2026.

Uma delas é que não haverá mais a necessidade de deslocamento até uma agência bancária para realizar o processo — para a maioria dos segurados, a partir deste ano, ele será automático.

Cruzamento de dados

Desde 2023, o INSS realiza um cruzamento de dados de diferentes bases do governo para verificar se o beneficiário realizou alguma atividade nos últimos meses.

A atualização ocorre quando o sistema identifica ações como vacinação, consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), emissão ou renovação de documentos como passaporte e carteira de identidade, votação nas eleições, declaração do Imposto de Renda, atualização no Cadastro Único (CadÚnico) e recebimento do benefício com biometria em caixas eletrônicos.

Evitar fraudes

Além disso, acesso ao aplicativo Meu INSS com selo ouro ou a contratação de um empréstimo consignado com reconhecimento biométrico também é válido como comprovação.

Essa busca ativa por informações visa facilitar a rotina dos cidadãos e evitar fraudes. A ideia ainda é que os atos comuns do dia a dia do cidadão confirmem que ele está vivo e apto a continuar recebendo seu pagamento.

Mas, e se nada disso ocorrer?

Caso não encontre nenhum registro de atividade no período de dez meses posteriores ao mês de aniversário do beneficiário, uma notificação será enviada constando “comprovação de vida não realizada”, para que o segurado realize a comprovação de vida. A notificação será enviada por meio do Meu INSS, Central 135 ou por notificação bancária

A partir do recebimento da notificação, o beneficiário deverá realizar alguma das atividades que constam nas bases de dados do governo, e, caso preferir, poderá fazer a prova de vida em um caixa eletrônico com biometria ou diretamente em uma agência da Previdência Social.

Atualização cadastral

Nestes casos, o importante é fundamental manter o cadastro sempre atualizado no sistema Meu INSS para garantir o recebimento de comunicações oficiais, especialmente telefone e e-mail.

Por outro lado, o benefício só será bloqueado se nenhuma ação for tomada após o período de 60 dias.

Como faço para consultar minha situação?

Para verificar a data da última confirmação de vida realizada pelo INSS, o segurado pode acessar o aplicativo ou site Meu INSS.

Na plataforma, basta procurar pela opção “Prova de Vida” e conferir o status. Outra alternativa é ligar para a Central de Atendimento 135 e solicitar a informação.

Persona do Dia


Governador Jeronimo contra ataca

Dia De


Santo do Dia


Pensamento do Dia

Casos e Causos

POR VIA DAS DÚVIDAS

 


Voltando de um comício pelo interior, um ônibus lotado de políticos sai da pista, capota e cai num barranco na Curva da Morte, na estrada que liga Três Corações a Cambuquira.

Seu Quinzinho da Curva, que tinha este apelido por morar no tal lugar onde sempre havia acidentes, acordou incomodado pela barulheira, pegou um enxadão e foi ver o que aconteceu.

Ao se deparar com a tragédia, rapidamente começou a cavar uma grande vala para enterrar os corpos.

Alguns dias depois, um homem da polícia bateu à sua porta e fez várias perguntas sobre o acidente.

Seu Zezinho contou a verdade. Que era um ônibus cheio de políticos fazendo propaganda de eleição.

“E onde estão esses políticos?”, interrompeu o policial.

“Eu enterrei eles naquela vala lá adiante!”

“Mas… estavam todos mortos?”, indagou o policial.

Seu Zezinho coçou a cabeça, a barba… e respondeu:

“Bão, arguns falava que não… mas o senhor sabe como é político: eles mente pra burro! Aí, num acreditei e, por via das dúvidas, enterrei todo mundo!”.

Autor: Braz Chediak

Charge do Dia


Priskas Eras


Os magos dos filmes de terror

Christopher Lee, Bela Lugosi, Peter Cushing e Vicente Price

Publicação simultânea: 
correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Afiar a Agulha e Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LULA NOMEIA ILHEENSE MANOEL CARLOS DE ALMEIDA NETO MINISTRO INTERINO DA JUSTIÇA

alhos & bugalhos   LULA NOMEIA ILHEENSE MANOEL CARLOS DE ALMEIDA NETO MINISTRO INTERINO DA JUSTIÇA   O presidente Luiz Inácio Lu...