alhos & bugalhos
Itajuípe: Vereador
Jó Marabá solicita melhorias para as comunidades itajuipenses
Na
sessão ordinária que será realizada hoje (13), na sala das sessões do
Legislativo Itajuípense, o vereador Jó Marabá apresentará solicitações ao Executivo
Municipal e ao Consorcio de Desenvolvimento Sustentável Território Litoral
Sul para melhorias na sede,
distritos e zona rural.
PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº. 003
Solicita do Executivo empenho
no sentido de viabilizar a revitalização do Posto de Saúde Geralla Hagge no
Bairro José de Anchieta. Em sua justificativa o edil vai arguir que - A
referida Unidade de Saúde necessita, em caráter de urgência, da revitalização,
com instalação de novos equipamentos, funcionamento da farmácia, para melhor
atender a população que reside nos bairros José de Anchieta e São Sebastião,
uma reivindicação antiga da comunidade e de nosso pleito como Vereador. O
Pedido de Providências também foi assinado em conjunto com a vereadora Josélia
Ribeiro.
PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº. 004
Solicita do Executivo empenho no sentido de viabilizar o término do saneamento básico do Povoado da Ruinha de São Cristóvão. O vereador vai justificar perante aos seus pares que - A conclusão dessa tão sonhada obra da Ruinha de São Cristóvão, que ao longo de 70 anos, é uma reivindicação de toda comunidade local, a esperança de uma realização que aguardamos ansiosamente. O sofrimento é grande, pois em situações de fortes chuvas ocasiona muita lama, alagamentos e na estiagem a poeira, contudo, o povoamento clama por presteza da obra. O Pedido de Providência será apresentado em conjunto com o Vereador Ivan Júnior.
Finalizando Jó Marabá,
apresentará a:
INDICAÇÃO Nº. 006
Ao Consorcio de Desenvolvimento Sustentável Território Litoral Sul. Providências no sentido de viabilizar as melhorias urgentes das BAs 002, 655 e 661. JUSTIFICATIVA - Existem uma necessidade urgente de realização de melhorias, pois já existem trechos completamente intransitáveis, com pontes precárias, deslizamento de barrancos, além do completo abandono com relação de buracos e das valetas. A BA 661 interliga o Distrito de Bandeira do Almada (Itajuípe) a cidade de Barro Preto. (Região dos Macacos). As BAs 002 e 655 fica na região da Onça, Braço do Sul (Catongo). Interliga regiões da zona rural de Itajuípe, Ilhéus e Uruçuca.
TCU DECIDE LIBERAR PAGAMENTOS DO PÉ-DE-MEIA
O plenário do Tribunal de Contas de União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (12) liberar os pagamentos do programa Pé-de-Meia que estavam bloqueados. O programa é promovido pelo governo federal para estimular a permanência de estudantes do ensino médio na escola.
O tribunal
também concedeu ao governo federal prazo de 120 dias para regularizar o
programa e inserir os gastos no Orçamento de 2025, que ainda está em tramitação
no Congresso.
O TCU aceitou um
recurso do governo federal para liberar os repasses. Em janeiro deste ano, o
ministro Augusto Nardes determinou o bloqueio de R$ 6 bilhões dos R$ 13 bilhões
previstos para o programa em 2025. Em seguida, a Advocacia-Geral da União (AGU)
pediu a revisão da decisão.
Durante
a sessão, Nardes manteve o entendimento de que os recursos devem estar no
Orçamento da União e disse que a falta de previsão afronta os “princípios
legais que regem as contas públicas”. Contudo, o ministro reconheceu que o
programa não pode continuar suspenso e prejudicar os beneficiários. O
entendimento pela liberação foi seguido pelos demais ministros.
Governo Lula retoma apuração sobre causa da morte de JK
Comissão analisará apuração sobre
acidente de 1976
A causa do acidente de 1976 que resultou na morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek, será novamente investigada. O governo Lula e a Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), órgão de Estado que tem apoio técnico-administrativo do Ministério dos Direitos Humanos, decidiram reabrir o caso. Numa reunião da CEMDP marcada para esta sexta (14) no Recife, os seus sete integrantes devem aprovar uma reanálise do intrincado episódio. As informações são do jornal Folha de SP.
Em 22 de agosto de 1976, o Opala em que estava JK, conduzido por
seu motorista e amigo Geraldo Ribeiro, trafegava na altura do km 165 da via
Dutra, em direção ao Rio, quando, desgovernado, atravessou o canteiro central,
invadiu a pista oposta (sentido São Paulo) e se chocou de frente com uma
carreta. JK e Ribeiro morreram com a colisão. Diversas investigações buscaram
elucidar por que o motorista perdeu o controle do Opala.
As
conduzidas pela ditadura concluíram que logo antes da colisão o carro foi
atingido por um ônibus da viação Cometa ao tentar ultrapassá-lo. Foi o mesmo
veredito da CNV (Comissão Nacional da Verdade) em 2014 e de uma comissão
externa da Câmara dos Deputados em 2001. Por essa versão, tratou-se, portanto,
de um acidente.
Outras apurações concluíram que JK foi, na verdade, vítima de um atentado
político, reunindo indícios de que não houve batida entre o Opala e o ônibus e
de que o carro se desgovernou por alguma ação externa —sabotagem mecânica ou
mesmo um tiro ou envenenamento do motorista.
Essa
foi a conclusão das Comissões Estaduais da Verdade de São Paulo —amparada por
um grupo de trabalho com pesquisadores das universidades USP e Mackenzie— e de
Minas Gerais, além da Comissão Municipal da Verdade de São Paulo.
Como
meio-termo, mas mais próximo deste segundo grupo, um inquérito civil conduzido
pelo Ministério Público Federal (MPF) por seis anos, de 2013 a 2019, descartou
que tenha havido choque entre o ônibus e o Opala, mas concluiu ser
"impossível afirmar ou descartar" a hipótese de atentado, "vez
que não há elementos materiais suficientes para apontar a causa do acidente ou
que expliquem a perda do controle do automóvel".
Pensamento do Dia
Charge do Dia
Priskas Eras
Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Afiar a Agulha e Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário