quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


Alhos & Bugalhos
Ser ou não ser

Com o advento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa os pré-candidatos que tiveram contas rejeitadas já estão tirando o time de campo. Os boateiros de plantão já estão se portando como Juízes Eleitorais impugnando candidaturas de forma sumária.

No panorama atual os pré-candidatos Dr. Paulo Martinho/Molico tiveram contas rejeitadas nos exercícios 2002, 2003 e 2004, Mino, no exercício 1992 e Marcos Dantas que não é candidato, teve três contas rejeitadas pelo TCMBa nos exercícios 2005 – 2006 e 2009.

Gilka Badaró teve duas contas rejeitadas pela Câmara Municipal de Itajuípe que na época não acompanhou o Paracer do TCMBa, opinando pela rejeição.
O levantamento acima está no site www.tcm.ba.gov.br

Portela pode ser candidato a prefeito



O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, esteve reunido na tarde deste sábado, 18, como vereador Portela, do PRP, tratando da situação política de Itajuípe. O vereador tem forte inserção na comunidade itajuipense.
Portela faz oposição ao atual prefeito do município e está discutindo com o grupo de apoiadores uma possível candidatura sua a prefeito de Itajuípe. O vereador considera fortemente a possibilidade e admite a realização de uma plenária do seu mandato para avaliação da proposta.
Para Josias Gomes, que tem importantes ligações com o município de Itajuípe, inclusive pela votação que obteve na última eleição, considera “a decisão de Portela de grande relevância para a política local”.
Josias tem vínculos políticos locais com lideranças como Nau, da Pitangueira, e Demétrio Barra. (Fonte: Políticos do Sul da Bahia).
Candidatura de Berg incomoda
Com reduto no Bairro Acácio Almeida, o pré-candidato Berg, foi desconvidado de maneira nada convencional a não ser mais candidato a vereador nas eleições 2012.
Segundo informações em off Berg está incomodando a candidatura do Ouvidor do Município que tenta lograr êxito depois de ter sido derrotado nas eleições de 2008 apoiado pelo aparato oficial.
Corre nos corredores do palácio que para MD a eleição do Ouvidor é questão de honra porém a rejeição do nome do mesmo é gritante como também foi nas últimas eleições.
Berg atualmente tem um barzinho no bairro e trata-se os seus fiéis eleitores a base de uma boa pinga.
CARNAVAL

Não se pode dizer que Ilhéus não teve Carnaval. Teve sim, embora um Carnaval de meio turno, que começava ao cair da tarde e continuava até a meia-noite ou mais um pouco. Achei interessante a idéia dos trios pararem de circular a partir da meia-noite, pois afinal mais de 90% dos moradores da avenida e adjacências não curtem o Carnaval puderam dormir mais cedo, sem o barulho infernal dos trios. Também colaborou para evitar mais brigas e confusões com o consumo excessivo de álcool. Mas não era assim antigamente, quando na parte da manhã saiam os blocos de sujos e outros, minis trios, caretas e pierrôs, divertindo os observadores locais e os turistas. Fraco, ou mais ou menos, o fato é que Ilhéus teve seu Carnaval, mantendo a tradição, enquanto outras cidades cancelaram a folia por falta de dinheiro. Ilhéus teve a ajuda do Governo da Bahia, que enviou trios elétricos e artistas, fazendo assim o melhor que pode. A Petrobras também participou do financiamento da festa (Hans Schaepi)

PRA ONDE VAI A CABRÁLIA?

O martelo foi batido: a Record News (da qual faz a parte da TV Cabrália, de Itabuna) será descontinuada e, junto com ela, vai também o R7. A notícia já circula entre funcionários da Record e foi oficializada à alta cúpula do grupo. A decisão partiu diretamente dos donos.
Segundo informações apuradas pela reportagem do Adnews, os dois produtos não conseguem justificar os investimentos, por isso serão encerrados. O grupo, no entanto, nega, diz que “continua normalmente a programação da Record News e o R7, também”.
A Record News foi lançada em 27 de setembro de 2007, mas em quatro anos de atividades não conseguiu alavancar na audiência, o que consequentemente a transformou em fracasso comercial.
Em janeiro, já havia circulado a informação de que a emissora sairia do ar no dia 31 daquele mês, mas o grupo desmentiu dizendo que “alcança resultados satisfatórios em faturamento e audiência” com o produto e garantiu sua permanência pelo menos até julho, quando terá uma cobertura especial durante os Jogos Olímpicos de Londres.
Já o R7 apareceu também em um 27 de setembro, mas dois anos depois. O portal nasceu com um time de 160 jornalistas e hoje conta com 300; no total, mais de 500 pessoas trabalham para o R7. Ainda não se sabe como a Record tratará a internet. O mais provável é que entre no lugar do R7 um site institucional.
Entenda
Os planos da Record para o segmento “all news” não deram certo. Em fevereiro de 2011, mais de três anos depois do lançamento do Record News, o grupo tirou da CBN o jornalista Heródoto Barbeiro para empreender um novo projeto.
Além de âncora na TV, Barbeiro comandaria uma rede nacional de rádios que surgiria com a criação da Rádio Record News. Chegou-se inclusive a se especular que havia conversas com a Rede Transamérica para viabilizar a ideia. Mas acabou por naufragar a tentativa de Edir Macedo de bater de frente com as grandes que só transmitem notícias no rádio. Por Leonardo Pereira e Marcelo Gripa
Em Itabuna, a direção da Cabrália desmente as notícias a que classifica como boatos requentados. Fonte. Ciadanoticia.com.br

Biofungicida tricovab é liberado pelo Ibama


A vassoura de bruxa, doença que devastou às plantações de cacau no Brasil, pode estar com os dias contados.
O entusiasmo se deve a liberação para uso interno, por parte do IBAMA, do biofungicida Tricovab, desenvolvido desde 1999 pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
O uso do produto, testado há quase oito anos por técnicos da instituição, já apresentou bons resultados no combate ao fungo. Mas, o composto ainda precisa da aprovação do Ministério da Agricultura e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para chegar às lavouras.
Ainda não há data para os órgãos liberarem o uso do biofungicida.

Presidente da Câmara de Ilhéus comete irregularidades com publicidade

Na sessão desta terça-feira (14/02), o Tribunal de Contas dos Municípios acolheu a denúncia contra o presidente da Câmara de Ilhéus, Jaílson Alves do Nascimento, pela realização de despesas excessivas com publicidade no exercício de 2010.
O relator, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, determinou a formulação de representação ao Ministério Público e imputou ao gestor multa no valor de R$ 5 mil. Cabe recurso da decisão.
A denúncia apontou a realização de despesas excessivas com publicidade, no montante R$ 129.267,00, além de processos de pagamento desacompanhados das matérias veiculadas.
O gestor ingressou com defesa argumentando, em síntese, que constaria de cada processo de pagamento “detalhada planilha de custos de serviços, sendo os valores conferíveis nos recibos e notas fiscais também anexas...”.
Ao buscar informações sobre a matéria, constatou a relatoria reincidência do denunciado no descumprimento da regulamentação contida na Resolução TCM nº 1254/2007, uma vez que o Parecer prévio nº 862/11, relativo às contas de sua responsabilidade, do exercício de 2010, destaca que as contas do exercício anterior – 2009 – possuíram como um dos motivos de rejeição o atraso na entrega dos demonstrativos de despesas com publicidade.
Ao contrário do quanto crê o gestor, não basta encaminhar os recibos de pagamentos, notas fiscais, empenhos e ordens de pagamento. Em anexo a eles, deve vir a efetiva comprovação da realização dos serviços cujos pagamentos foram feitos, ou seja, que foram efetivamente executados.
Constatou-se, assim, que as irregularidades não foram descaracterizadas, através da pretensa comprovação da efetiva veiculação das matérias cujo pagamento ocorreu.
Essa é do Baú
 O itajuipnese Manoel Leal (fundador do Jornal A Região, Helio Nunes e Jorge Amado
Por Hoje é só. Vou bater o martelo.
Ponto Final. (Redação o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...