Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Polivalente de Itajuípe seguiram a máxima dos pesquisadores que defendem a tese de que o meio ambiente pode ser um aliado da tecnologia, ou vice-versa. Eles acabam de criar um aquecedor solar que causa menos impactos ao meio ambiente.
Os estudantes aproveitaram materiais como garrafas pet, caixas de leite, canos PVC, placa de alumínio para criar um aquecedor solar com a função de economizar energia elétrica, diminuindo os impactos na natureza e utilizando energia limpa.
O projeto foi desenvolvido pelos alunos Adjon Souza Lima, Diana dos Santos Carmo, Kananda Souza Mendes, Thaillen Santos Chagas e Laiane Alves Ferreira. Eles explicam que a ideia surgiu quando a professora e coordenadora da I Feira de Ciências em Itajuípe pediu que desenvolvessem um projeto para o evento.
Os estudantes discutiram a viabilidade de projetos e decidiram que teriam que criar algo que contribuísse com o conforto das pessoas e também com o meio ambiente. “Tivemos trabalhos extraordinários. Cinco deles foram encaminhados para a comissão julgadora da I Feira de Ciência da Bahia e um deles acabou selecionado”.
O tema
O projeto escolhido teve como tema “Problemas e soluções para o meio ambiente: Sustentabilidade e reciclagem; parceria econômica e futurista” e foi apresentado na Feira de Ciências, em Salvador, pela estudante Laiane Alves.
O projeto escolhido teve como tema “Problemas e soluções para o meio ambiente: Sustentabilidade e reciclagem; parceria econômica e futurista” e foi apresentado na Feira de Ciências, em Salvador, pela estudante Laiane Alves.
De acordo com a estudante, a oportunidade de fazer a apresentação do trabalho ao lado de dezenas de projetos de todo o estado foi um momento especial na sua vida. “Foi uma experiência que nunca vou esquecer. Fazer a exposição do nosso projeto para milhares de pessoas foi um momento marcante”, conta Laiane.
Segundo a professora Tânia Regina, os projetos para o próximo ano já estão sendo prensado. “Ficamos com a responsabilidade ainda maior para a Feira de Ciências da Bahia de 2012. Tenho certeza que a dedicação dos nossos alunos irá aumentar muito”, finaliza a professora.
A apresentação do trabalho em Salvador foi feita pela estudante Laiane Alves, que estava acompanhada pelo diretor do Polivalente, Luís Carlos, e pela coordenadora da Feira de Ciências em Itajuípe, professora Tânia Regina.
Fonte: Diário Bahia/itajuipeonline

Nenhum comentário:
Postar um comentário