segunda-feira, 3 de agosto de 2015

alhos & bugalhos

Itabuna, Camacan, Itajuípe ganham novas Salas dos Advogados

Inauguração da Sala ada OAB em Itajuípe

As subseções de Camacan e Itabuna ganharam duas novas Salas dos Advogados, localizadas nos fóruns dos municípios. Conduzidas pelo presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, e pelo vice, Fabrício de Castro, as cerimônias contaram com a presença do tesoureiro da seccional, Carlos Medauar, do presidente e vice da subseção de Itabuna, Andirlei Silva e Jurema Cintra, do presidente da subseção de Ilhéus, Marcos Flávio, dos conselheiros Edmilton Carneiro, Guilherme Scofield e Mozart Leite e do membro da Comissão da Verdade, Jeferson Braga, além de advogados da região. O presidente da subseção de Itabuna, Andirlei Silva, agradeceu à OAB-BA pela aquisição do novo espaço: “Quero parabenizar à diretoria da Ordem pelo belo trabalho desenvolvido. Estamos muito felizes e satisfeitos por estarmos realizando este grande sonho. De agora em diante, nossos advogados terão condições dignas de trabalho, em um espaço equipado e preparado para melhor recebê-los”, realçou. Representantes do município de Itabuna, os conselheiros Edmilton Carneiro e Guilherme Scofield falaram sobre a luta dos advogados pelas novas salas e a importância da valorização da classe no interior. Dando continuidade às cerimônias, a OAB-BA inaugurou, na manhã da última sexta-feira (31/07), mais uma Sala dos Advogados. Desta vez, o espaço foi inaugurado no Fórum de Itajuípe, município agregado à subseção de Coaraci. Além da comitiva presente em Itabuna, a solenidade, conduzida pelo presidente Luiz Viana, contou com a participação do presidente da subseção de Coaraci, José Nilton, e de advogados da região. Do - Jornalsportnews.blogspot.com (Foto acervo de Maria Helena de Paula)

Inscrições para o Fies começam nesta segunda-feira

Resultado de imagem para fies

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam amanhã (3). Nesta edição, os candidatos não precisam correr para acessar o sistema, uma vez que o financiamento não será concedido por ordem de chegada, mas por concorrência. Ao todo serão ofertadas 61,5 mil vagas. O período de inscrição vai até o dia 6, pela internet."O objetivo desta vez é que os alunos não fiquem nervosos procurando encontrar para que lugar vão porque vai ser uma concorrência, não vai mais ser ao estilo quem chega primeiro pega a vaga", explica o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Os candidatos farão a inscrição e o resultado da pré-seleção será divulgado no dia 10 de agosto, em chamada única.Para concorrer, os estudantes precisam ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São aceitas todas as edições do Enem a partir de 2010. 


DRAWBACK (DO CACAU) DE NOVO

Resultado de imagem para cacau

Coluna Tempo Presente, d´A Tarde - Já sofrido com as consequências biológicas, econômicas e políticas da vassoura de bruxa, os cacauicultores baianos, que a duras penas vêm conseguindo se reerguer, têm um novo inimigo, a importação.
Quando houve a quebradeira geral, a produtividade despencou e a indústria apelou para o drawback, modelo de importação previsto na lei pelo qual quem importa produtos para processar aqui e depois exportar, ganha isenção de tributos.
Ocorre que agora a cacauicultura voltou a obter níveis de produtividade que não justifica mais as quantidades importadas. Resultado: a indústria vem usando o drawback para minar o preço interno, deságio em torno de U$ 700 na cotação da bolsa, puxando o preço interno para baixo, o que dá ao produtor uma perda em torno de R$ 30 por arroba.
A insatisfação é generalizada. Esta semana, os produtores fizeram uma reunião em Gandu e programam outras em Itajuípe e Camacã. Eles se acham politicamente desamparados e vão à luta por si.
Em setembro chega ao porto de Ilhéus nova importação de Gana. A ideia é travar o porto. Vai dar rolo.

Bradesco compra HSBC por valor muito maior que o previsto

Resultado de imagem para bradesco hsb

O Bradesco confirmou o favoritismo: no início da madrugada desta segunda-feira, anunciará a compra da operação brasileira do HSBC, o sétimo maior banco do país. O Banco Central foi avisado hoje à noite do desfecho da transação. Se o êxito do Bradesco não é exatamente uma surpresa, o valor pago é: 5,2 bilhões de dólares – ou 17,6 bilhões de reais. Nas últimas semanas, as estimativas para o negócio variavam para algo entre dez e doze bilhões de reais. Com a compra o banco presidido por Luiz Trabuco não recupera a posição de banco privado número 1 do Brasil, que está nas mãos do Itaú desde a incorporação do Unibanco em 2008, mas se aproximou bastante do líder. Por Lauro Jardim

LEAHY, LI OU LEE?


O sujeito chama-se Leahy, a pronúncia é Li e o marketing eleitoral transformou em Lee. A confusão é tamanha, que deu margem a essa charge do Agora na Rede, tendo como personagens o Carlos Leahy e o grande (!) Caboco Alencar, do ABC da Noite. pimenta.blog.br

‘A corrupção não é um problema de um partido

O procurador da República Deltan Dallagnol alerta que o Brasil precisa reconhecer que a corrupção não é um problema de um partido ou de um governo. “Ela é sistêmica”, afirma. Ele condena a partidarização do discurso “ou a crença ilusória” de que o País vencerá os malfeitos com a mudança de governos ou partidos. “Precisamos de sistemas e instituições saudáveis.A história nos mostra que a corrupção não tem cor ou partido.”Deltan Dallagnol integra a força-tarefa da Operação Lava Jato, a mais explosiva ação integrada do Ministério Público Federal e da Polícia Federal já deflagrada contra desvios de recursos públicos – o núcleo central da organização criminosa assumiu o controle de contratos bilionários da Petrobrás e distribuiu propinas a políticos e partidos durante uma década.Deltan Dallagnol assumiu uma cruzada sem precedentes na história de sua Instituição. Ele quer o que chama de ‘um País mais justo’. “
Por hoje é só...Resultado de imagem para charges corrupção Vou Guardar a Tesoura, a agulha e a linha: Ponto Final.

Redação: O Bolso do Alfaiate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...