terça-feira, 5 de setembro de 2017

ATLETAS COMEÇAM A CHEGAR A SALVADOR PARA GP MUNDIAL DE KETTLEBELL


alhos & bugalho

Simetria Fighht Itajuipe conquista seis medalhas em Eunapólis 

Foto Arquivo



A equipe da Simetria Fight – Itajuípe participou no último dia 3, na cidade de Eunapólis, do Campeonato Baiano de Jiu Jitsu, promovido pela Federação Baiana de Jiu Jitsu Olímpico.

A Simetria participou da competição com seis atletas que conquistaram seis medalhas em lutas que levaram os torcedores ao delírio. Foram uma medalha de Ouro, três de Prata e duas de Bronze.

A equipe comandada pelo sansei Daniel Fernandes, auxiliado pela lutadora Marina Liane, participou de quatro eventos de Jiu-Jitsu, do Campeonato Sulbaiano de Jiu-Jitsu em Itabuna; Copa Kids de Jiu-Jitsu na cidade de Ubaitaba, Copa Grapiúna de Jiu-Jitsu em Itabuna e do Campeonato Baiano, na cidade de Eunápolis, com conquistas de medalhas.

Para participar dos eventos a Simetria conta com o apoio dos pais dos atletas, sociedade civil organizada, e de integrantes da administração municipal e do legislativo. Com colaboração de Marina Liane

ATLETAS COMEÇAM A CHEGAR A SALVADOR PARA GP MUNDIAL DE KETTLEBELL

Atletas vão ao seu limite e batem recordes


Presença de recordista mundial é destaque da competição a partir das 8 horas de sexta-feira (8), no São Salvador Hotéis


Atletas vão ao seu limite e batem recordes

Os primeiros competidores do World Kettlebell Grand Prix Series, etapa Brasil, já começam a chegar a Salvador. Dentre eles, a argentina Sabrina Aguilera, atleta feminina profissional que levantará na prova Long Cycle, dois kettlebells de 24 kg, em 10 minutos. O GP terá a participação de atletas de destaque no Brasil e no mundo, como os russos Denis Vasilev e Sergey Rachinskiy, campeões mundiais da modalidade, sendo o último, detentor de sete recordes no Guinness Book. O esporte é um levantamento de peso que exige força e habilidade com o kettlebell, uma bola de ferro com alça que pode pesar de 8 a 32 kg em campeonatos.

João Rosário, organizador da etapa Brasil do GP, informa que a competição é aberta ao público e contará com atletas de todas as idades e níveis nas modalidades iniciante, amador e profissional, masculino e feminino, e categorias infantil, juvenil, adulto e veterano, divididas por categoria de peso corporal e de kettlebel. “São 65 atletas inscritos de cinco estados brasileiros (BA, SC, SP, RJ, PE) e dos Estados Unidos, Rússia, Polônia, Argentina e Chile, tendo o atleta mais novo 10 e a veterana 60 anos”, cita.

Ele ressalta que nesta quinta-feira (7), véspera da competição, será realizada a pesagem dos atletas no São Salvador Hotéis, a partir das 13 horas e às 14h30min coletiva de imprensa e um bate papo (aberto ao público) com os russos campeões mundiais, que compartilharão a história e experiência deles no Kettlebell Sport, bem como suas expectativas para o crescimento dessa modalidade no Brasil.

BAHIA NA COMPETIÇÃO
cartazWKGPSBrasil2

A Bahia foi responsável por 57% dos inscrito nesta Etapa Brasil do GP Mundial de Kettlebell da Associação Mundial de Clubes de Kettlebell Sport, com duas equipes de Salvador, que reúnem os atletas mais experientes nesse esporte no estado, e uma de Canavieiras.

O esporte vem se tornando popular na Bahia desde 2015, quando as primeiras competições foram realizadas. “Salvador possui atualmente uma das maiores equipes de Kettlebell Sport do país, a L3 Fun Training, que juntos com atletas de outras equipes da capital e da cidade de Canavieiras, sul da Bahia, podem garantir para o estado o maior número de medalhas na competição”, explica João Rosário, organizador do GP e pioneiro no treinamento e realização de competições de Kettlebell no Brasil.

Outra equipe de Salvador é liderada pela treinadora Priscila Beck, do Studio Priscila Beck Kettlebell Club, primeira atleta do estado a disputar campeonatos de Kettlebell Sport. No GP desse ano, ela disputará a prova snatch com o kettlebell de maior peso entre as mulheres, 20 kg, além de levar na sua equipe a atleta com maior idade da competição, Maria Rita, 60 anos, que disputará a prova Long Cycle em 10 min.

A Etapa Brasil do GP mundial 2017 também será válida como primeiro Campeonato Brasileiro da Associação Mundial de Clubes de Kettlebell Sport (WAKSC), e, com isso, os atletas terão seu recorde válido nacional e internacionalmente. Vinte e cinco países sediam 39 etapas do GP mundial da WAKSC 2017, incluindo o Brasil, que recebeu pela primeira vez o GP em 2016, em Curitiba.

O WKGPSBRASIL2017 é uma realização da empresa Brutal Strength and Conditioning com o patrocínio do São Salvador Hotéis, Priscila Beck Kettlebell Club, Kettlebell Kings, Guache comunicação, Burpees Comfort Fitness e apoio da Buffalo Wax, MBM5 Comunicação Visual, Tia Sônia e Xpro Training. Mais informações no site www.wkgpsbrasil.com.br

O ESPORTE

O kettlebell sport consiste em quatro provas – jerk, snatch, long cycle e o biathlon (junção do jerk e snatch) disputadas em 5 ou 10 minutos. O vencedor é o atleta que conseguir executar mais repetições no tempo da prova.

João Rosário informa que mais da metade dos competidores disputarão a prova snatch, preferida dos baianos, onde o kettlebell é levado em um movimento só da altura do joelho para acima da cabeça com o braço travado no alto.

“O jerk é um movimento que consiste em levar o kettlebell da posição na altura do peito até acima da cabeça, já o long cycle é realizado em duas fases: o kettlebell é levado da altura do joelho até o peito e do peito acima da cabeça”, explica.

Rosário explica que no jerk e long cycle os homens competem com dois kettlebells e as mulheres com um ou dois, enquanto que no snatch o movimento é executado com apenas 1 kettlebell para ambos.

Nos últimos dois anos o esporte que alia força, técnica e resistência cresceu no Brasil e desde 2014, quando os primeiros campeonatos foram organizados, o nível técnico e a performance dos atletas aumentaram. - Por: Liliane Pólvora

IF Baiano em Uruçuca oferece 260 vagas
Os candidatos que sonham em ingressar no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) já podem se inscrever para um dos cursos técnicos de nível médio nos campi de Uruçuca, Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Xique-Xique.

São oferecidas 2.910 vagas para o ano letivo de 2018 nesses campi. Para o campus de Uruçuca são 260 vagas para os cursos de Guia de Turismo, Técnico de Informática, Alimentos, Agrimensura e Agropecuária, com vagas para os turnos da manhã e tarde. Para os demais campi existem outras opções de cursos técnicos.

Os candidatos têm até o dia 9 de outubro para se cadastrar pela internet, no endereço ifbaiano.edu.br. São oferecidas vagas em duas modalidades. Na subsequente, as vagas são para estudantes que possuem o ensino médio completo ou que concluirão neste ano. Já na modalidade integrada as vagas são para estudantes que tenham terminado o ensino fundamental ou esteja em via de conclusão.

Ao se inscrever o candidato deverá preencher o formulário online com seus dados pessoais e socioeconômicos, o curso escolhido e optar entre ampla concorrência, cotas para estudantes oriundos de escolas públicas ou cotas para candidatos com deficiência.

Os candidatos devem apresentar a documentação listada pelos editais no campus para qual fez a opção de curso, presencialmente ou pelos Correios. Essas outras informações podem ser consultadas no edital disponível no site do IF Baiano. Do: pimenta.blog.br

Em nova estimativa do IBGE, dois municípios baianos podem perder receita do FPM
Resultado de imagem para itajuipe

Na Bahia, oito municípios obtiveram ganho populacional significativo, que mudou o coeficiente de distribuição do FPM positivamente, de acordo com estudo da UPB

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no Diário Oficial da União da nesta quarta-feira, 30 de agosto, a estimava populacional de 2017. Nela a população brasileira passou de 206.114.067 para 207.660.929 habitantes, representando uma taxa de crescimento de 0,77%, ou seja, 1.546.862 pessoas a mais em território nacional. Na estimativa, o estado da Bahia ultrapassou os 15 milhões de habitantes, alcançando 15.344.447 pessoas em seu território.

A contagem populacional é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados (FPE) e Municípios (FPM). É através dessa estimativa e de indicadores econômicos e sociodemográficos que é distribuído o recurso do fundo. Na Bahia, oito municípios obtiveram ganho populacional significativo, que mudou o coeficiente de distribuição do FPM positivamente, resultando no acréscimo do repasse para 2018. São eles: Barreiras, Caculé, Esplanada, Itambé, Macaúbas, Maiquinique, Nordestina e Rio de Contas.

“Lutamos, desde o início do ano, e conseguimos formalizar esse acréscimo populacional em tempo hábil. Tínhamos perdido o distrito de São José do Colônia, mas ele foi reintegrado por conta da divisão territorial e estávamos trabalhando com um ‘déficit’ de FPM. Com o aumento do FPM para 2018, vamos ter um fôlego nas contas públicas do município, que estão em uma dificuldade tremenda”, disse o prefeito de Itambé, Eduardo Gama.

No outro extremo, dois municípios tiveram decréscimo populacional que pode implicar em perda de receita, com uma nova classificação de coeficiente do fundo. São eles: Coronel João Sá e Ibiassucê. Nesses casos, a União dos Municípios da Bahia (UPB), orienta que os prefeitos dos municípios prejudicados entrem com recurso junto ao IBGE para a revisão da estimativa de população, com o intuito de manter para o próximo ano os mesmos valores do FPM repassados hoje. A assessoria jurídica da entidade está à disposição para elucidar dúvidas e questionamento dos gestores.

ESTUDO DA UPB COM BASE NA RESOLUÇÃO IBGE Nº 04/2017

Municípios com menor população do estado

Município
População 2018
Catolândia
3.669
Lafaiete Coutinho
3.975
Lajedinho
4.017
Lajedão
4.068
Dom Macedo Costa
4.212


Municípios com maior população do estado

Município
População 2018
Salvador
2.953.986
Feira de Santana
627.477
Vitória da Conquista
348.718
Camaçari
296.893
Juazeiro
221.773
Itabuna
221.046



Dois municípios baianos tiveram redução na Previsão Coeficiente do FPM para 2018. São eles: Coronel João Sá e Ibiassucê;

Oito municípios baianos tiveram crescimento na Previsão Coeficiente do FPM para 2018. São eles: Barreiras, Caculé, Esplanada, Itambé, Macaúbas, Maiquinique, Nordestina e Rio de Contas.

407 municípios baianos mantiveram a Previsão Coeficiente do FPM para 2018;

135 municípios tiveram redução populacional;

279 municípios tiveram crescimento populacional;

3 municípios e mantiveram população.

Bahia assina acordo com chineses para construir Porto Sul

Resultado de imagem para portosul


“A assinatura representa a nossa determinação em colocar a Bahia num novo patamar de atração de investimentos. É mais desenvolvimento para o interior. É mais emprego e renda para milhares de baianos”, afirmou o governador Rui Costa após assinar na China memorando de entendimento com cinco empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) para financiamento do projeto do Porto Sul, da Fiol e da mina de Pedra de Ferro. O ato aconteceu no Palácio do Povo, em Pequim.“Nosso foco na China é garantir mais qualidade de vida para nossa gente, transformar a vida das pessoas. Somos um povo forte e não baixamos a cabeça diante da dificuldade. Prova disso é que estamos do outro lado do mundo trabalhando intensamente para levar resultados concretos para a Bahia, mesmo diante de um cenário de crise econômica no Brasil”, acrescentou o governador ao concluir um dos principais compromissos nesta sua terceira missão internacional à frente do Governo do Estado.

Pensamento do Dia
Resultado de imagem para o pensamento de madre teresa de calcutá___________________________________________________
Resultado de imagem para charges corei do norte

Por hoje é só... Vou guardar a linha, a agulha e o dedal. Vou bater o martelo: Ponto Final. Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com *Redação o Bolso do Alfaiate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...