segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Educadores debatem mudanças no currículo do Ensino Médio


alhos & bugalho

Receita libera nesta segunda programa do Imposto de Renda



Resultado de imagem para irpf 2018


A Secretaria da Receita Federal libera nesta segunda-feira (26), a partir das 8h, o programa gerador do Imposto de Renda 2018, ano-base 2017.O contribuinte poderá baixar o programa para fazer a declaração, mas só poderá enviá-la ao Fisco a partir do dia 1º de março - quando começa a temporada do IR 2018. O prazo de entrega se estende até 30 de abril.As empresas, entretanto, têm até a próxima quarta (28) para entregar aos seus funcionários o comprovante de rendimentos do ano passado – documento necessário para fazer a declaração do Imposto de Renda de 2018.Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda, se tiverem direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

Rui reúne o Conselho Político para tratar da minirreforma



Resultado de imagem para rui costa e secretários


Preocupado em manter o ritmo de sua administração, neste que é um ano eleitoral no qual concorre ao segundo mandato, o governador Rui Costa (PT) está cuidando pessoalmente do desenho da minirreforma de seu governo que, afirmou durante o Carnaval, deve ter início antes do final do mês. A expectativa é a de que ele reúna o Conselho Político ainda esta semana, formado pelos presidentes estaduais das legendas de sua base de apoio (PT, PSD, PDT, PCdoB, PSB, PP, PR, Podemos, Avante, Pros, PSL) para conversar sobre as mudanças e expor seus critérios. Mas já adiantou que deve haver remanejamento de gestores de pastas, para além do acolhimento dos "novatos". A saída de sete ou oito secretários, que serão candidatos a deputado estadual, federal e até ao Senado, como supostamente é o caso de Jaques Wagner (PT), que ocupa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem de ocorrer, pela legislação eleitoral, até o dia 6 de abril.

Envelhecimento do eleitorado explica 1/4 da abstenção



Resultado de imagem para charges de abstenção eleitoral


Nas eleições de 2014 – as primeiras desde a onda de protestos que marcou o ano anterior –, a taxa de abstenção foi a mais alta desde 1998. Parte significativa desse fenômeno não teve relação direta com revolta ou desencanto com a política, mas com um processo natural: o envelhecimento do eleitorado. Esse fator terá um peso ainda maior na votação deste ano. Números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obtidos pelo Estadão Dados revelam que o comparecimento às urnas desaba depois que os eleitores completam 70 anos, idade em que o voto passa a ser opcional. Em alguns Estados, a taxa de abstenção nessa faixa etária é mais do que o triplo da registrada entre quem tem 18 e 69 anos. No caso da mais recente eleição presidencial, a idade explica 25% da abstenção: um em cada quatro dos eleitores que não apareceram para votar tinha mais de 70 anos, segundo os dados do TSE referentes ao primeiro turno. Em números absolutos, foram quase 6,9 milhões de idosos ausentes.

Educadores debatem mudanças no currículo do Ensino Médio

Resultado de imagem para mudança de curriculo escolar


A Secretaria da Educação do Estado reuniu especialistas e educadores, nesta sexta-feira (23), para discutir as novas arquiteturas curriculares do Ensino Médio, durante uma videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT), que foi transmitida para os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). 

O objetivo foi avaliar o currículo, a partir das diferentes ofertas e modalidades na rede estadual, de modo que a educação esteja contextualizada com a realidade dos estudantes e as especificidades dos 27 Territórios de Identidade da Bahia onde eles vivem, contribuindo, assim, para o processo de ensino e aprendizagem.

O superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campello, destacou a importância desta discussão e da construção coletiva, que vem sendo fomentada pela Secretaria da Educação desde 2017.  “Para mim, esta videoconferência é um marco histórico na rede, porque o ano de 2018 será dedicado à construção do que nós estamos chamando do Currículo Bahia, ou seja, a construção de uma trama de saberes e fazeres que impactem na evolução dos nossos indicadores educacionais, que requalifique e ressignifique a oferta da educação pública estadual”, afirmou. 

Campello acrescentou que “estamos fazendo isso não sob uma lógica do Ministério da Educação, de uma Lei de Reforma do Ensino Médio, mas do exercício da autonomia do Sistema Estadual de Educação, que é conferido pela Lei de Diretrizes e Base (LDB), e, a partir das próprias experiências vivas da rede, construir essa trama que chamamos de currículo”.  

Experiências 

Durante a videoconferência, foram apresentadas experiências de reformulação de currículos já desenvolvidas nas escolas estaduais. Segundo a diretora do Ensino Médio da Secretaria da Educação, Tereza Farias, este, aliás, é um dos resultados identificados pela secretaria a partir dos ciclos de debates e seminários sobre o tema, promovidos ao longo de 2017, nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

Tereza comentou ainda as novas estratégias que serão adotadas para ampliar este debate. “Para este ano, nós vamos fazer, no mês de maio, o segundo ciclo de seminários territoriais, com o objetivo de desenhar os currículos durante a realização desse seminário. Vamos também entregar protótipos curricular para 100 unidades escolares inovadoras, que estão revisitando e reformulando seus currículos, olhando para esse novo perfil de oferta”, destacou.   

Rede CPM

O Colégio da Polícia Militar (CPM) João Florêncio Gomes, localizado no bairro Ribeira, em Salvador, já está adotando alterações no currículo, segundo explicou a gestora Eliane Bastos. “A rede CPM já colocou em prática, em 2018, os itinerários formativos através da nova proposta da Reforma do Ensino Médio. Então, esse debate vem nos esclarecer uma série de coisas, instrumentalizar e também fazer com que a gente traga a nossa prática, para que ela possa ser repensada opinada, debatida, para que tenhamos cada vez mais um resultado positivo”.

Também participaram da videoconferência o diretor pedagógico da Superintendência de Educação Profissional e Tecnologia do Estado, Wendel Simões, a coordenadora de Educação Integral da Secretaria, Catarina Cerqueira, e o assessor especial para os Complexos Integrados de Educação do Estado, Robson Costa.  - Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado 


Pensamento do Dia
Resultado de imagem para o pensamento de leibniz_______________________________

Por hoje é só... Vou guardar a linha, a agulha e o dedal. Vou bater o martelo: Ponto Final. Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com *Redação o Bolso do Alfaiate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CRONICA DE WALMIR ROSÁRIO - DIRETO DE CANAVIEIRAS

  UM HOMEM QUE SE FEZ JIPE EM CARNE E OSSO em  março 21, 2024 Jipe caracterizado na estrada e na porta de uma oficina Por  Walmir Rosário* E...