terça-feira, 1 de agosto de 2023

Governo da Bahia anuncia processo seletivo para Educação

alhos & bugalhos

Operação Posto Legal fiscaliza estabelecimentos do Sul da Bahia


Com o objetivo aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis fornecidos ao consumidor baiano, entre outros tópicos, a operação Posto Legal fiscalizou, entre os dias 25 e 27 de julho, 16 postos de gasolina na região Sul do estado, nos municípios de Itabuna, Ilhéus e Buerarema.

A força-tarefa envolve a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Secretaria da Segurança Pública (SSP-Ba), representada pelas polícias Técnica, Civil e Militar (por meio da Companhia Independente de Polícia Fazendária – Cipfaz), e ainda a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Nesta etapa da Posto Legal, o Procon identificou irregularidades como venda de produtos sem preço e/ou vencidos, placa com valores dos combustíveis ilegível, falta de placa de razão entre álcool e gasolina e ausência do Código de Defesa do Consumidor. A Sefaz-Ba identificou um posto utilizando máquinas de cartão de crédito com CNPJ de outra empresa e outros com pendências no pagamento da taxa Feaspol (Fundo Especial de Aperfeiçoamento do Serviço Policial). Todas as infrações encontradas são passíveis de notificação, autuação, processo administrativo ou multa, a depender da situação.

Como denunciar

Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235 0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior) e ainda no endereço disquedenuncia.com/denuncie-aqui/operacao-posto-legal/.

Histórico da Posto Legal

A operação alcançou ampla repercussão ao identificar irregularidades em combustíveis vendidos aos baianos. Em 2019, em um posto de Vitória da Conquista, a operação identificou a utilização de dispositivo para entregar menos combustível ao consumidor e também a venda de gasolina com 96% de etanol anidro, muito acima do estabelecido em lei, que é de 27%.

No mesmo ano, em outro posto, em Anguera (Centro-Norte baiano), a operação encontrou gasolina contendo mais de 90% de etanol anidro, e em Conceição do Jacuípe (Recôncavo baiano), outro estabelecimento foi autuado por armazenar gasolina comum e aditivada com teores de etanol anidro de respectivamente 77% e 79%.

Governo da Bahia anuncia processo seletivo para Educação

 


O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, divulgou nesta segunda-feira (31) que a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre) vai abrir inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), na quarta-feira (2). De acordo com o edital publicado pela Setre, as inscrições serão encerradas na sexta (6). A função é de analista técnico temporário, com área de atuação em supervisão em economia solidária. São 12 vagas distribuídas nos municípios de Alagoinhas, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jaguaquara, Juazeiro, Porto Seguro, Santa Luz, Santa Maria da Vitória, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas. Para concorrer, é preciso ter um diploma de conclusão de curso superior em qualquer área de formação, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Ainda conforme o edital, o trabalho é de 40 horas semanais, com salário de R$ 3.153,28.


AUDITORES DO TCM INICIAM ANÁLISE DAS CONTAS DE GOVERNO

 


Os auditores da 1ª e 2ª Diretoria de Controle Externo (DCE) do Tribunal de Contas dos Municípios iniciaram, na última segunda-feira (24/07), as análises das contas de governo do exercício de 2022 dos 417 municípios da Bahia. Este ano, o início do exame foi antecipado para que os técnicos dos gabinetes e os conselheiros relatores disponham mais tempo para a apreciação e elaboração dos pareceres e votos condutores para apresentação quando do julgamento pelo plenário da Corte.

As contas de governo expressam os resultados da atuação governamental, ou seja, apresentam um retrato da situação das finanças da prefeitura no exercício financeiro analisado. Já as contas de gestão são aquelas que trazem as informações individualizadas ou consolidadas de uma determinada unidade jurisdicionada (secretaria, órgão) sobre a execução do orçamento e dos atos administrativos permanentes como licitação, contratos, pagamentos.

Os técnicos das duas diretorias do TCM vão elaborar e emitir 417 Relatórios de Governo (RGOV) – referentes às contas das prefeituras dos municípios baianos –, onde serão analisados demonstrativos contábeis, gestão e responsabilidade fiscal, equilíbrio financeiro-orçamentário, cumprimento de índices constitucionais, execução orçamentária, e aspectos relacionados à educação e saúde relativos ao exercício de 2022.

 

As prestações de contas anuais dos executivos municipais são compostas também pelo Relatório de Gestão (RGES) e a cientificação – produzida pelos técnicos lotados nas 17 Inspetorias Regionais de Controle Externo do TCM. Estas duas etapas devem ser concluídas na próxima segunda-feira (31/07).

As duas DCEs também estão conduzindo – em paralelo à produção dos Relatórios de Contas de Governo – as análises das contas de gestão das câmaras de vereadores de todos os municípios baianos. A apreciação dos relatórios relativos às entidades da administração indireta foi encerrada, pelos técnicos, no final de junho.

Com a conclusão do exame pela área técnica da Corte, os processos serão encaminhados para os gabinetes dos conselheiros. Em seguida, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Regimento Interno do TCM, os gestores sejam notificados sobre eventuais achados, para que possam exercer o seu direito de defesa. Todo este trâmite reforça o compromisso do TCM com a transparência e a fiscalização efetiva da gestão dos recursos públicos nos municípios baianos.

“A Bahia defende a educação em tempo integral e o Estado está fazendo a sua parte”, destaca Jerônimo, em Brasília


Nesta segunda-feira (31), o governador Jerônimo Rodrigues esteve presente no Palácio do Planalto, em Brasília, para a cerimônia de Sanção do Projeto de Lei n° 2617, de 2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral. O evento foi comandado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

A nova legislação tem como objetivo regulamentar o repasse de recursos e assistência técnica da União para Estados, Distrito Federal e Municípios, com o propósito de ampliar o número de vagas na modalidade de ensino em tempo integral no país. Na cerimônia, foi anunciado que serão destinados R$ 4 bilhões para investimento no programa, com a meta de criar 3,6 milhões de novas vagas até o ano de 2026, sendo um milhão de novas matrículas já na primeira etapa.

Jerônimo Rodrigues lembrou que, na Bahia, esse modelo já está sendo priorizado nas escolas estaduais. “A Bahia defende a educação em tempo integral, e o Estado está fazendo a sua parte, entregando escolas com um padrão de infraestrutura que inclui laboratórios, biblioteca, piscina, campo coberto, auditório e refeitório, tudo para valorizar o professor e o estudante”, citou o governador, acompanhado da secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro. As escolas mencionadas por Jerônimo estão sendo inauguradas na capital e em diversas cidades do interior. Desde o início do ano, já foram entregues 25 unidades de ensino em tempo integral, entre novas escolas e obras de ampliação, com modernização.

O novo programa prevê uma jornada igual ou superior a sete horas diárias, ou 35 horas semanais, e inclui atividades optativas, tais como Educação Ambiental, Cultura Digital, Comunicação e Uso de Mídias, Investigação no campo das Ciências da Natureza e Educação Econômica. Ainda no evento, Jerônimo falou sobre a importância do ensino integral começar desde cedo. “Esse reforço do Governo Federal serve para fortalecer também a rede municipal, que é a base para a Educação. Quando o aluno já conhece a cultura da escola em tempo integral, desde pequeno, essa criança já chega ao Ensino Médio com outro perfil de estudante”, completou o governador.

O presidente Lula ressaltou que o investimento em escolas públicas não pode ser entendido como “gasto”, e afirmou que o programa para ensino em tempo integral chegou atrasado. “A escola de tempo integral chega atrasada, porque, quem sabe a gente pudesse ter feito há 30 anos ou há 15 anos, mas não foi feito. Certamente, porque alguém dizia que custava muito, e quem vai ficando sempre para escanteio é o povo mais necessitado”, disse o presidente.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a ideia é construir uma política nacional que possa olhar com equidade a distribuição de matrículas. “A escola em tempo integral significa redução da violência. É a garantia de que não vamos perder nenhuma criança para a evasão”, completou.

Ampliação de matrículas

A criação do Programa Escola em Tempo Integral marca um novo capítulo na política nacional de ampliação de matrículas no ensino em tempo integral, buscando atingir a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE). Essa meta estabelece a oferta de educação em tempo integral em, pelo menos, 50% das escolas públicas, atendendo, no mínimo, 25% dos alunos da educação básica. Nesse sentido, serão priorizados os estados e municípios que se encontram mais distantes dessa meta.

Priskas Eras


 

Pensamento do Dia


 

Charge do Dia

Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com - Ponto final! *Redação o Bolso do Alfaiate.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...