sexta-feira, 6 de setembro de 2024

CONCURSOS DO IBAMA E ICMBio VÃO OFERTAR 810 VAGAS

alhos & bugalhos

URUÇUCA: JUSTIÇA ELEITORAL INDEFERE CANDIDATURA DE DAVID FARIAS



O candidato David Carlos da Silva Farias, que buscava concorrer ao cargo de prefeito nas Eleições Municipais de 2024 em Uruçuca, teve seu pedido de registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral. A decisão foi tomada pela 198ª Zona Eleitoral de Uruçuca, sob a supervisão do Juiz Eleitoral Daniel Álvaro Ramos. No último dia 19 de agosto, o Ministério Público pediu o indeferimento de sua candidatura.

Após a publicação do edital, o Ministério Público Eleitoral e a Coligação “Unidos para continuar avançando” impugnaram o registro da candidatura de David Farias. Embora o candidato tenha apresentado contestação, o processo foi afetado pela decisão de indeferimento do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) ao qual sua candidatura estava vinculada.

Conforme o artigo 48 da Resolução TSE nº 23.609/2019, o indeferimento do DRAP torna automaticamente inválidos todos os registros de candidatura associados. Diante disso, o Juiz Eleitoral decidiu pelo indeferimento do pedido de David Farias sem analisar as impugnações feitas contra ele.

A decisão foi publicada e as anotações serão feitas no Sistema de Candidaturas (CAND). Após o trânsito em julgado, o processo será arquivado.

MAPA: 7 municípios baianos ficam entre as cidades com melhor eficiência em investimentos na educação

 


Sete municípios baianos ficaram entre as 100 melhores cidades em ranking que avaliou a eficácia de 95% das cidades brasileiras, totalizando 5.276 municípios, em seus investimentos na educação. Banzaê, Barro Preto, Antas, Caldeirão Grande, Castro Alves, Quixabeira e Salinas Margarida foram, respectivamente, os representantes baianos melhores colocados.

O estudo, chamado de Ranking de Eficiência dos Municípios (REM), foi produzido pela Folha de S.Paulo em parceria com a Datafolha, permitindo consultar quais prefeituras do Brasil entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros. A faixa de avaliação do levantamento varia de 0 a 1.

Banzaê ocupou 21ª colocação no ranking nacional, recebendo nota de 0,907. Segundo o estudo, 100% das crianças entre 4 e 5 anos possuem acesso à escola e 79,8% dos jovens entre 0 e 3 anos têm acompanhamento em creches. A receita total do município é de R$ 60.269.195, resultando em uma receita per capita de R$ 5.040.

No 26º lugar na educação, Barro Preto registrou uma eficiência de 0,906. 100% das crianças entre 4 e 5 anos estão com acesso à escola, enquanto 79,51% entre 0 e 3 anos possuem disponibilidade de creches. Antas ficou logo atrás, em 27º, alcançando os 0,905 pontos, com 98,12% dos jovens de 4 a 5 anos na escola e 82,12% das crianças entre 0 e 3 anos têm creches.

Veja como ficou a lista:

  • Banzaê (21º) – 0,907
  • Barro Preto (26º) – 0,906
  • Antas (27º) – 0,905
  • Caldeirão Preto (42º) – 0,892;
  • Castro Alves (55º) – 0,887;
  • Quixabeira (82º)  – 0,877;
  • Salinas Margarida (83º) – 0,877.
  •  
  • Entre os destaques negativos, seis cidades baianas ficaram entre os 100 piores municípios na eficiência dos investimentos em educação. Eles são: São José da Vitória (5.233º); Nordestina (5.225º); Itapitanga (5.204º); Ibipeba (5.193º); Mansidão (5.191º) e Santa Luzia (5.189º).

DESTAQUE GERAL
O município de Antas, além de se destacar na análise geral, foi o município baiano com a maior eficiência do estudo, alcançando a 27ª posição entre as mais de 5 mil cidades analisadas. Os antenses ficaram com 0,666 pontos. A análise geral faz um balanço dos setores de Educação, Saúde, Saneamento e a Receita do município.

Pilão Arcado foi a pior cidade da Bahia no levantamento e ficou em 5.202º lugar. O município registrou um índice de 0,358, ficando com uma classificação de ”pouco eficiente”. Com informações do site Bahia Notícias

CONCURSOS DO IBAMA E ICMBio VÃO OFERTAR 810 VAGAS




Concursos vão ofertar mais de 800 vagas no Ibama e ICMBio

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou de dois concursos públicos. Um dos concursos terá 460 vagas no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e outro com 350 oportunidades no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Para o IBAMA, são 330 vagas para o cargo de Analista Ambiental e 130 vagas para Analista Administrativo. Já para o ICMBio, são 230 vagas para Analista Ambiental e 120 vagas para Analista Administrativo. Todos os cargos para ambos os órgãos exigem nível superior.

Os responsáveis pela realização do concurso são os próprios órgãos IBAMA e ICMBio, que têm o prazo de seis meses para a publicação do edital. A antecedência mínima entre as publicações dos editais e as realizações das primeiras provas dos certames é de dois meses.

UNEB ABRE 6,3 MIL VAGAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NO VESTIBULAR DE 2025


A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) publicou edital com abertura de 6.346 vagas no vestibular 2025. Do total, 4.371 são para ingresso nos cursos de graduação na modalidade presencial e outras 1.975 para os cursos na modalidade a distância pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As provas para ingresso na Uneb no próximo ano serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro. A relação de cursos, quadro de vagas, informações sobre as provas, documentação exigida e cronograma da seleção constam no edital do vestibular.

De acordo com o edital de isenção, podem ser beneficiados candidatos concluintes ou egressos do Ensino Médio, em estabelecimento de ensino das redes públicas da Bahia ou municipais do estado, ou que tenham cursado o Ensino Médio por meio de Exames Supletivos ou curso equivalente

Podem solicitar, ainda, o benefício servidores da própria Uneb, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) ou seus filhos, cônjuges e dependentes judiciais de primeiro grau.

A relação dos candidatos selecionados na primeira etapa do Programa de Isenção será divulgada no dia 13 de setembro, no site do Vestibular Uneb 2025. Os selecionados devem se apresentar para a segunda etapa, nos dias 18 e 19 de setembro, portando original e cópia dos documentos exigidos. A relação dos beneficiados será divulgada até o dia 1º de outubro.

O candidato que solicitou e não foi contemplado com a isenção, mas desejar realizar as provas do processo seletivo deverá, no período de inscrição, acessar o módulo de consulta no site do vestibular, utilizando o seu código ou CPF e data de nascimento, e imprimir o boleto para realizar o pagamento da taxa. As inscrições para o processo seletivo ocorrem de 9 de setembro a 7 de outubro, exclusivamente, pelo site vestibular2025.uneb.br.

O Pensamento do Dia

 


Charge do Dia


Priskas Eras



Publicação simultanea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Guardar a Agulha e Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

alhos & bugalhos Caruru de São Cosme e Damião é reconhecido como patrimônio imaterial da Bahia   Tradicionalmente ofertado no mês de...