segunda-feira, 11 de junho de 2012


alhos & bugalhos
Logomarca
Com a campanha dos 88, nada mais louvável do que divulgar a nova logomarca do governo Participação e Cidadania.
O que inquieta os pobres barnabés itajuipenses, é a ressaca acompanhada de uma dor de cabeça de lascar quando procurarem o INSS buscando se aposentar e vir que as contribuições descontadas nos contracheques não foram repassadas ao órgão.
A pior ressaca é aquela causada por improbidade. É uma bruta ressaca

Doce regresso
Deu na coluna da Tonet – Jornal Agora - Depois de quinze anos afastada da sua terra-natal, Gilka Badaró está de volta com todo gás. Por duas vezes prefeita de Itajuípe, enfrenta agora mais duas forças femininas na disputa pela sucessão municipal: a mulher do ex-prefeito Paulo Martinho (Neusa) e a sobrinha do atual prefeito Marcos Dantas ( a Si). Sem medos, com um carisma dos mais expressivos na política do sul da Bahia e disposta a resgatar o desenvolvimento do município, tem entre outras propostas, a atração de indústrias como forma de aumentar oportunidade de emprego e renda.

O apoio de Marcos
Com um alto índice de rejeição ao seu governo denominado participação e cidadania que causa grande estrago em suas pretensões de eleger sua sobrinha e afilhada para o cargo de prefeito no pleito que se aproxima, o prefeito Marcos Dantas, continua sendo  um imbróglio na política itajuipense. Tem tudo para que outrem não aceitar o apoio, com raríssimas exceções é claro.
E por falar nisso o clima na Corte não é tão de paz como querem deixar transparecer. A candidata tem em vão procurado se sacudir porém, sem sucesso, pois, a staff que desfila com ela é a mesma que durante os dois mandatos de MD só disseram amém aos descasos do chefe.
Pregação
A Igreja Católica que aproveitar as eleições municipais deste ano para eliminar do pleito “os candidatos cuja vida pregressa de acordo com a lei (da Ficha Limpa) contamina o cenário político e ameaça a democracia”. Para tanto, propõe ao seu rebanho e aos eleitores em geral que não vendam seu voto nem o anulem, pois que anula o voto “omite-se e renuncia à possibilidade de participar do processo político”.
Um dos principais alertas é para que o eleitor “avalie, com cuidado, as campanhas dos candidatos, a quantidade de dinheiro gasto e as promessas feitas. Verifique se eles terão condições de cumprir o que estiverem prometendo”. Pede uma “atenção especial” a “propaganda enganosa, à oferta de dinheiro ou favores que visem enganar o eleitor”.
Os conceitos estão no documento Orientação sobre a participação dos católicos nas eleições e pode ser acessado no site www.arquidiocesesalvador.org.br

Afunilamento

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) divulgou a lista dos 218 gestores públicos que estão inelegíveis para as eleições de outubro, porque tiveram as contas reprovadas, em decisão irrecorrível, na instituição.
Se quiserem disputar as eleições terão, que recorre à justiça estadual, para tentar anular a decisão do TCE, e à justiça Eleitoral, que vai decidirá se vai ou não deferir as candidaturas.
Na região estarão impossibilitado de concorrer Agnaldo Ferreira dos Santos (Prefeitura de Santa Luzia), Francisco Olavo Mafra (Prefeitura de Santa Cruz da Vitória), José Henrique Morais de Oliveira (Prefeitura de Ibicarai) e Joaquim Miguel Gally Galvão (Prefeitura de Coaraci) entre outros.
A oposição a Gilka Badaró recebeu uma ducha de água fria em não ver o nome da pré-candidata incluída na lista.

A LISTA DO MARACAJÁ

Deu no Seu Pimenta - Suspense na política baiana. O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Paulo Maracajá, promete para hoje o envio da lista dos políticos fichas-sujas, aqueles que tiveram contas rejeitadas como gestores públicos. Resumindo, políticos em situação duvidosa, quase fora da disputa em 2012. A “Lista do Maracajá” será encaminhada à Procuradoria Regional Eleitoral.


Em relação às denuncias de suposto plágio no EIA-Rima do Projeto Porto Sul o empreendedor esclarece:
1 – Foram desenvolvidos vários estudos com dados primários na parte do meio físico, biótico e social. Diversos profissionais formam o corpo técnico da empresa consultora e de outras contratadas. Todos estes consultores têm responsabilidade técnica aferida nos órgãos de classe e nas instituições acadêmicas. Este cuidado foi tomado para garantir um aprofundado diagnóstico do EIA/Rima, que foi encaminhado em agosto de 2011 ao Ibama. A equipe técnica goza de qualificação e prestígio no meio acadêmico da Bahia,  pois é formada por profissionais com larga experiência e responsabilidade técnica, e em grande parte professores universitários e profissionais seniores.
2 – O suposto plágio estaria em trechos de um estudo de autoria de uma dessasconsultorias, o Icon – Instituto de Conhecimento, tem larga experiência em estudos de pesca, tendo como coordenador técnico o senhor José Amorim Reis–Filho, biólogo graduado na Universidade Católica de Salvador, pesquisador do Núcleo de Fisiologia de Peixes Estuarinos da Universidade Federal da Bahia. Tal estudo, elaborado conjuntamente pelos senhores Guilherme Luiz de Carvalho Marback Filho e José Roberto Caldas Pinto, foi incorporado ao diagnóstico da empresa líder dos estudos ambientais.
3 – O Icon apresentou um texto que foi integrado aos estudos e cita explicitamente quem os realizou. São citados os nomes de quem se queixa e de outras entidades no EIA-Rima. Identificação de trechos sem aspas e sem referência  já foram objeto de correção nos estudos complementares coordenados pela empresa contratada pelo Estado, inclusive seguindo orientação do Ibama.
4 – Ainda que resguardadas a legitimidade das observações desta natureza, reiteramos aqui nosso compromisso com a transparência das informações constantes no EIA/Rima, objeto de debate em sete audiências publicas que contaram com a participação de mais de oito mil pessoas e com acompanhamento do órgão licenciador e demais instituições públicas interessadas.
5 – Embora se considere este fato merecedor de controle técnico e acadêmico, sempre louvável, ainda mais quando para dar viabilidade a um empreendimento importante para o Estado da Bahia, as informações e os estudos desenvolvidos foram de autoria de uma equipe técnica de alto valor acadêmico e científico.
Eracy Lafuente Pereira
Coordenador de Infraestrutura da Casa Civil do Estado da Bahia
Lei Eleitoral
Hoje é a data da qual, se não fixado por lei, caberá a cada partido político fixar o limite de gastos de campanha para os cargos em disputa e comunicá-lo, no pedido de registro de seus candidatos, à Justiça Eleitoral, que dará a essas informações ampla publicidade (Lei nº 9.504/97, art. 17-A).
Por Hoje é Só. Vou bater o Martelo.
Ponto Final. Redação “O Bolso do Alfaiate”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...