quinta-feira, 4 de agosto de 2016

alhos & bugalhos
Legislativo itajuípense inicia segundo período ordinário de 2016
Resultado de imagem para legislativo de itajuipe 
A Câmara Municipal de Itajuípe realiza, nesta quinta-feira (4), às 09h30min, sessão especial de abertura dos trabalhos legislativos relativo ao segundo período ordinário de 2016. A prefeita Gilka Badaró ou seu representante, apresentará aos presentes a mensagem do Executivo Municipal, contendo as diretrizes administrativas do seu governo, que estão programadas para serem realizadas no segundo semestre de 2016.
Raimundo da AABB, presidente da Câmara Municipal de Itajuípe, fará uso da tribuna, onde elencará as prioridades que pautarão as atividades do legislativo itajuipense, e reforçará o compromisso dos vereadores que compõem a Câmara de Itajuípe, em atender aos reclames da comunidade, aprovando projetos e reivindicando melhorias que beneficiem a população. O presidente, lembrará que sendo 2016 um ano eleitoral, os trabalhos legislativos não sofrerão solução de continuidade, pois, todos os vereadores têm consciência da importância da Câmara Municipal, no contexto legislativo e administrativo de Itajuípe.

Partidos devem registrar candidatos até 15 de agosto

Resultado de imagem para partidos politicos

Após o fim do prazo para a realização das convenções partidárias, na sexta-feira (5/8), os partidos políticos terão até dia 15 de agosto para apresentar nos cartórios eleitorais o registro dos candidatos a prefeito e vereador. No dia seguinte (16/8), uma terça-feira, começa o período de propaganda eleitoral nas ruas e na internet, de acordo com calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).A partir do dia 16, os candidatos poderão usar alto-falantes nas suas sedes ou veículos das 8 às 22 horas, além da distribuição de material de propaganda impresso, caminhadas e carreatas. A campanha poderá ser feita até o dia 1º de outubro, nas vésperas do primeiro turno das eleições.Comícios e reuniões públicas em local fixo deverão se encerrar três dias antes do pleito. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão ocorrerá de 26 de agosto a 29 de setembro, terminando três dias antes do primeiro turno. No dia 30, ainda será permitida a veiculação de propaganda eleitoral paga na imprensa escrita.

Volta das chuvas anima produtores de cacau na Bahia

Resultado de imagem para cacau

O desenvolvimento de variedades de cacau e de técnicas de manejo tem permitido uma recuperação lenta e gradual dos níveis de produtividade na Bahia, mas a boa e velha chuva continua fundamental. Após uma estiagem que se prolongou por dez meses e derrubou o rendimento das lavouras, o retorno das precipitações no sul da Bahia no fim de junho devolveu aos agricultores a esperança de uma produção melhor. Entre julho de 2015 e junho, o volume de chuvas na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Comandatuba foi de 1.037 milímetros, metade do normal. A safra temporã deste novo ciclo, em andamento, ainda tem acusado os efeitos da estiagem. Segundo Macedo, a produção de cacau temporão deve totalizar cerca de 55 mil arrobas (825 toneladas), 20% menos do que a safra temporã anterior. “Nosso objetivo é chegar a 100 mil arrobas, contando a safra temporã e principal. Mas, em função da estiagem, mesmo com a volta das chuvas, ficamos mais cautelosos”, diz. As perdas têm sido menores em regiões com níveis de produtividade mais altos. Encravados na Zona da Mata, os cooperados da Cooperativa Agrícola Gandu (Coopag) costumam colher 30 arrobas por hectare, ante 20 na média da Bahia. No ano passado, os 600 cooperados entregaram à Coopag 1,9 mil toneladas. Neste ano, a presidente da cooperativa, Ana Paula Silva, estima que esse volume cairá 5% a 10%. “mas com a chuva, a perspectiva [para a próxima safra principal] melhorou. O tempo está perfeito”, afirma Silva. (Valor)

 

TCM apoia fórum sobre Direito Eleitoral

Resultado de imagem para direito eleitoral
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia está entre as instituições que apoiam o Fórum Brasil de Direito Eleitoral, que terá início hoje (4) e encerrado no dia seis (6) de agosto no Hotel Othon Palace, em Ondina, e que reunirá especialistas de todo o país, entre os quais ministros e ex-ministros do Tribunal Superior Eleitoral, juízes membros de tribunais regionais eleitorais, juristas, professores e parlamentares, além de advogados que atuam junto ao TSE e nos TREs, na defesa de partidos políticos e em campanhas eleitorais.
O evento é uma realização da Escola Superior de Advocacia da OAB/Ba e da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Bahia, e conta também com o apoio institucional do Tribunal Regional Eleitoral baiano, União dos Municípios da Bahia (UPB), Tribunal de Justiça da Bahia, Tribunal de Contas da União, Ministério Público Eleitoral na Bahia, entre outras instituições.
O fórum de debates será direcionado de forma especial aos pré-candidatos a prefeito e vereador, seus assessores, advogados que atuam na área eleitoral, membros e servidores do Judiciário eleitoral e Ministério Público Eleitoral. No evento, além das palestras e debates, também ocorrerá o lançamento de livros da autoria dos seus participantes.
Mais informações no site do evento: www.forumeleitoral.com.br
Vou bater o martelo... Ponto Final. (Redação: o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...