terça-feira, 3 de setembro de 2019

Desembargadora Dalila Andrade é eleita presidente do TRT5 para o próximo biênio 2019/2021


alhos & bugalhos

Desembargadora Dalila Andrade é eleita presidente do TRT5 para o próximo biênio 2019/2021

Os desembargadores Dalila Nascimento Andrade, filha do casal itauipense Jairson e Madalena Andrade, Maria das Graças Oliva Boness, Alcino Barbosa de Felizola Soares e Luíza Aparecida Oliveira Lomba ocuparão, respectivamente, os cargos de presidente, vice-presidente, corregedor regional e vice-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) no biênio 2019/2021. A nova Mesa Diretora foi eleita em sessão do Tribunal Pleno do TRT5 na tarde desta segunda-feira (2/9), em Nazaré, e deverá tomar posse no próximo dia 5 de novembro. Na mesma sessão foram escolhidos os ocupantes de outros importantes cargos no Tribunal (ver abaixo), também para o biênio 2019/2021.

Ao encerrar a votação, a presidente do TRT5, desembargadora Maria de Lourdes Linhares, parabenizou os eleitos e desejou “dois anos de realizações para o Tribunal e que os escolhidos consigam realizar os deveres dos seus cargos no sentido de engrandecer a instituição”. A desembargadora Dalila Andrade lembrou a sua trajetória e o aprendizado obtido no convívio com magistrados, advogados e servidores, e prometeu atuar com “empatia, alteridade, responsabilidade, ética, dedicação e muito trabalho”. Também falaram as desembargadoras Maria das Graças Boness e Luíza Lomba, cumprimentando seus pares e assumindo os compromissos de envidar os melhores esforços face aos desafios vindouros.

ELEITOS - A desembargadora Dalila Andrade, natural de Salvador, ingressou na magistratura em 1987, e atuou como juíza titular em Varas do Trabalho de Juazeiro, Paulo Afonso e Irecê, e nas 4ª, 13ª e 21ª de Salvador. Foi promovida a desembargadora em 2002 pelo critério de merecimento e é corregedora regional no biênio 2017/2019.

Já a desembargadora Maria das Graças Boness, também natural de Salvador, iniciou sua carreira na magistratura em 1988, e passou pela titularidade de Varas do Trabalho em Itamaraju, Alagoinhas, Camaçari e pelas 1ª, 7ª e 25ª de Salvador. Foi promovida a desembargadora em 2004, pelo critério de merecimento.

O desembargador Alcino Felizola, natural de União da Vitória (PR), ingressou no TRT5-BA em 2003, na vaga reservada ao Quinto Constitucional para a Advocacia. A desembargadora Luíza Lomba, nascida em Itaberaba, iniciou na magistratura trabalhista em 1983. Assumiu a titularidade das Varas do Trabalho de Jequié, 3ª, 15ª e 35ª de Salvador. Foi promovida a desembargadora em 2006, pelo critério de merecimento.



OUTROS CARGOS – Os desembargadores Jéferson Alves Silva Muricy e Edilton Meireles de Oliveira Santos foram eleitos para os cargos de diretor e vice-diretor da Escola Judicial, respectivamente. Os desembargadores Jéferson Muricy, Edilton Meireles e Ana Paola Santos Machado Diniz integrarão a Comissão de Vitaliciamento. Já a Comissão de Ética do Regional será composta pelos desembargadores Léa Reis Nunes, Marcos Oliveira Gurgel e Suzana Maria Inácio Gomes, como titulares, e pelos desembargadores Luiz Roberto Peixoto de Mattos Santos, Renato Mário Borges Simões e Ana Paola Diniz como suplentes. Para compor o Órgão Especial do Tribunal foram escolhidos os desembargadores Jéferson Alves Silva Muricy e Léa Reis Nunes. Do: Secom TRT5 (Fabrício Ferrarez/Franklin Carvalho) – 2/9/2019



Resultado de imagem para tjba

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ – BA) anuncia as inscrições do Processo Seletivo, destinado ao preenchimento de 7.500 vagas, para atuar nos cargos de Conciliador (4255) e Juiz Leigo (3245).

Sendo assim, quando contratados os candidatos irão atuar nos seguintes municípios: Alagoinhas, Amargosa, Amélia Rodrigues, Anagé Andaraí, Araci, Baianópolis, Barra, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barreiras, Belmonte, Belo Campo,Bom Jesus da Lapa, Brumado, Buerarema, Cachoeira, Caculé, Caetité, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Formoso Canarana, Canavieiras, Candeias, Cândido Sales, Cansanção, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caravelas, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Catu, Central, Chorrochó, Cícero Dantas, Coaraci, Côcos, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Conde, Condeúba, Coração de Maria, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cruz das Almas, Curaçá, Dias d”Ávila, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gentio do Ouro, Guanambi, Guaratinga, Iaçu, Ibicaraí, Ibirapuã, Ibotirama, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Ipirá, Iraquara, Irará, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itamaraju, Itambé, Itanhém, Itaparica, Itapetinga, Itapicuru, Itarantim, Itiúba, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Jacaraci, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Jequié, Jeremoabo, João Dourado, Juazeiro, Lapão, Lauro de Freitas, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo, Magalhães, Macarani, Macaúbas, Mairi, Maracás, Mata de São João, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Monte Santo, Morro do Chapéu, Mucuri, Mundo Novo, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paripiranga, Paulo Afonso, Piatã, Pilão Arcado, Piritiba, Planalto, Poções, Pojuca, Porto Seguro, Prado, Queimadas, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Pombal, Rio Real, Rui Barbosa, Salvador, Santa Bárbara, Santa Cruz Cabrália, Santa Inês, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Terezinha, Santaluz, Santana, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus,Santo Estevão São Desidério, São Felipe, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Saúde, Seabra, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra Dourada, Serrinha, Simões Filho, Sobradinho, Tanque Novo, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Terra Nova, Tucano, Uauá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Vitória da Conquista, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique. Continue lendo



Mais Estudo convoca 10 mil estudantes para monitoria

mais f 2 


O governador Rui Costa lançou, na tarde desta segunda-feira (2), o programa Mais Estudo, que promoverá monitorias de Língua Portuguesa e Matemática entre alunos de toda a rede estadual. Os estudantes que possuem média a partir de 8 darão reforço escolar para aqueles que precisam melhorar o aprendizado. Pelo trabalho, eles receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 200.

Podem participar alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. “Nas próximas duas semanas, nós vamos chamar 10 mil monitores para que eles possam, até o mês de dezembro, ajudar no reforço escolar e na aprendizagem dos outros alunos. É um verdadeiro batalhão de jovens. Esse projeto vai alcançar 100% da rede estadual”, afirmou o governador

Para participar, as escolas devem se inscrever no Portal da Educação. Todas as informações estarão disponíveis no edital, que deve ser publicado nesta terça-feira (3). “Eles [os monitores] darão uma carga horária semanal de 8 horas, sendo que 2 horas serão para eles se prepararem com uma orientação pedagógica e 6 horas serão em sala de aula”, explicou o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues.

O Mais Estudo também busca despertar nos estudantes o interesse pela docência e contribuir com práticas inovadoras de ensino. Os primeiros monitores selecionados são alunos do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (Ceep-TIC), de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Na escola, os alunos já desenvolviam um projeto de monitoria aos sábados, voluntariamente.

“É mais um passo para eu adquirir conhecimento. É uma forma de reconhecimento do Estado e também um estímulo. Eu acredito que isso faz com que o aluno adquira ainda mais vontade em passar o conhecimento”, declarou Emanuel Luan, aluno do 2º ano do CEEP- TIC.

O estudante contou também que as aulas de monitoria já o ajudaram a melhorar a comunicação e o relacionamento com as pessoas. “[A atividade] facilitou para mim como aluno e como futuro profissional”, acrescentou.
Bancos não podem deixar de atender presencialmente
Resultado de imagem para fila de banco

Os bancos não podem deixar de atender clientes presencialmente, mesmo quando estiver disponível o atendimento em outros canais. A determinação é do Banco Central (BC), que publicou hoje (2) no Diário Oficial da União a resolução nº 4.746.

Essa medida foi definida na reunião do Conselho Monetário Nacional, no último dia 29. De acordo com a resolução, é “vedado às instituições impedir o acesso, recusar, dificultar ou impor restrição ao atendimento presencial em suas dependências, inclusive em guichês de caixa, a clientes ou usuários de produtos e de serviços, mesmo quando disponível o atendimento em outros canais”.

Essa determinação não se aplica aos serviços de arrecadação ou de cobrança, quando não houver contrato ou convênio para a sua prestação celebrado entre a instituição financeira e o ente beneficiário; ou o contrato ou convênio celebrado não contemple o recebimento em guichê de caixa das dependências da instituição.

A regra também exclui o recebimento de boletos de pagamento de emitidos fora do padrão, das especificações ou dos requisitos vigentes para o instrumento; recebimento de documentos mediante pagamento por meio de cheque; e as instituições que não possuam dependências ou às dependências de instituições sem guichês de caixa.

Também está fora da determinação os postos de atendimento instalados em órgão ou de entidade da Administração Pública ou de empresa privada com guichês de caixa, nos quais sejam prestados serviços do exclusivo interesse do respectivo órgão ou entidade.

A resolução determina ainda que “é vedada a imposição de restrições quanto à quantidade de documentos, de transações ou de operações por pessoa, bem como em relação a montante máximo ou mínimo a ser pago ou recebido ou ainda quanto à faculdade de o cliente ou o usuário optar por pagamentos em espécie”.

Segundo a resolução, as cooperativas de crédito devem informar em suas dependências, “em local visível e em formato legível, se realizam atendimento a não associados e quais os serviços disponibilizados”. Informações da Agência Brasil.
O Pensamento do Dia
Resultado de imagem para o pensamento de castro alves

Charge do Dia
Resultado de imagem para charges dos desecontros do governo bolsonaro

Por hoje é só... Vou guardar a linha, a agulha e o dedal. Vou bater o martelo: Ponto Final. Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com *Redação o Bolso do Alfaiate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...