alhos & bugalhos
ITAJUÍPE:
FPM do mês de Junho supera os 8 milhões de reais
No último
dia (30), o Tesouro Nacional liberou a última parcela do mês de junho do Fundo
de Participação dos Municípios (FPM), totalizando o valor bruto de R$
8.627.520,33.
O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é uma transferência de
recursos da União para os municípios e o Distrito Federal. Ele é usado
para financiar diversas atividades, como saúde, educação, infraestrutura e
desenvolvimento social. A divisão dos recursos do FPM entre os municípios
é feita com base na população e em outros critérios estabelecidos na lei. Fonte:
demonstrativos.apps.bb.com.br/arrecadacao-federal/listar
Tripé Publicidade tem contrato para divulgação oficial do município
de Itajuípe
A Empresa de Comunicação Tripé Comunicação e Publicidade, sediada em Salvador, assinou Contrato nº. 251/2025, no valor de R$ 420 mil reais, para prestação de serviços de publicidade, compreendendo o conjunto de atividades realizadas integradamente que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação e execução interna e a distribuição de publicidade aos veículos e demais meios de comunicação, com o intuito de divulgar os atos institucionais do município.
O Contrato será de 12 meses, tendo inicio em 01/07/2025 até
01/2026, com um custo mensal de R$ 35 mil reais.
Bahia
Cartórios em Itajuípe podem encerrar atividades fechar
Itajuípe será um dos municípios da Bahia, que poderá ter os
serviços cartoriais extintos em função da baixa operacionalidade.
Na
Bahia serão 224 cidades que perderão os serviços cartoriais por força do Projeto
de Lei nº 25.851 propõe diminuir esse percentual para 9%, o que representa
redução de um quarto dos recursos.
De certidão de nascimento até registros de
imóveis, os cartórios são responsáveis por atos do cotidiano de milhares de
baianos todos os dias. Apesar de realizarem serviços essenciais, mais de 60%
dos cartórios na Bahia são deficitários e precisam de repasses do Fundo
Especial de Compensação da Bahia (Fecom) para manter suas atividades. Agora, um
projeto de lei do governo do estado, já aprovado pelos deputados, coloca em
risco o funcionamento de cartórios em 224 cidades. Por lei, 12,2% da receita
de cada cartório na Bahia deve ser destinada ao Fundo de Compensação. Esse
fundo é responsável por repassar uma espécie de ‘renda mínima’ às unidades
deficitárias – ou seja, aquelas em que as taxas cobradas da população não
cobrem os custos operacionais. Os repasses podem chegar a R$ 31,8 mil mensais e
são fundamentais para manter o funcionamento desses cartórios. O Projeto de Lei
nº 25.851 propõe diminuir esse percentual para 9%, o que representa redução de
um quarto dos recursos.
A proposta foi aprovada
pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no dia 17 de junho, um dia após ser
apresentada à Casa pelo governo da Bahia. A medida, que ainda deve ser
sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), surpreendeu a direção do
fundo e a Associação dos Notários e Registradores da Bahia (Anoreg/BA),
que sequer foram informados.
O problema, segundo as
entidades, é que o Fundo Especial de Compensação da Bahia já opera no vermelho,
com déficit anual de R$ 40,4 milhões por ano. Uma estimativa prevê o fim do
fundo em seis anos e sete meses, se o projeto de lei for sancionado. Sem os
recursos provenientes do Fecom, 461 cartórios baianos podem fechar as portas –
o que representa 61,3% do total em atividade no estado, que é de 752.
Os cartórios se tornam
deficitários quando o valor arrecadado com as taxas pelos serviços não é suficiente
para pagar os custos com funcionários e manutenção. A lei também garante
gratuidade nos registros de nascimento e óbito, incluindo a primeira via da
respectiva certidão, além da primeira via da certidão de casamento. O Fecom
também é responsável por garantir o pagamento aos ofícios relativos aos
serviços que não são cobrados à população.
“Este projeto compromete a
sustentabilidade de um sistema que permite levar cidadania e dignidade às áreas
mais pobres da Bahia. Suprimir um quarto das receitas do Fundo vai criar a
necessidade de reestruturar novamente o cenário extrajudicial, com a possível
extinção de cartórios, como forma de manter o sistema viável”, defende Daniel
Sampaio, presidente da Anoreg.
Cidades do sulbaianas que podem perder cartórios
Ubatã, Ubaitaba, Iguaí, Wenceslau
Guimarães, Itapebi, Itajuípe, Camacã,
Ilhéus, Ibicaraí, Itamaraju, Camamu, Ibirapitanga, Itapitanga, Aurelino Leal e Pau
Brasil.
Entenda proposta de acordo do INSS para devolução de descontos
ilegais
Beneficiários lesados serão integralmente ressarcidos
Agência Brasil - A Advocacia-Geral da
União (AGU) apresentou nesta quarta-feira (2) ao Supremo
Tribunal Federal (STF) uma proposta de acordo para iniciar, a partir de 24 de
julho, o ressarcimento dos descontos irregulares de mensalidades associativas
dos benefícios de aposentados e pensionistas.
De acordo com a proposta, os beneficiários vão ser integralmente ressarcidos
pelos descontos não autorizados nos contracheques entre março de 2020 e março
de 2025.
Se for
homologado pelo Supremo, os pagamentos serão feitos a cada 15 dias, a partir da
data inicial. Cada
lote deve contar com o ressarcimento de 1,5 milhão de beneficiários. Os valores
serão corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA),
indicador da inflação.
Para ter direito a aderir ao acordo, quem
foi lesado pelas associações envolvidas no esquema deverá entrar em contato
diretamente com o INSS, por meio dos canais de atendimento do órgão. A adesão
será voluntária.
Após análise do pedido, o aposentado
entrará na lista de pessoas que terão direito ao ressarcimento.
Em contrapartida, quem entrou na Justiça
para receber o ressarcimento deverá desistir da ação contra o INSS, que se
compromete a pagar 5% de honorários advocatícios nas ações individuais
propostas antes de 23 de abril de 2025.
Confira as
principais regras do acordo, que ainda depende de validação do STF.
Pedido de devolução
Canais disponíveis: Aplicativo Meu
INSS, central telefônica 135 e agências dos Correios.
Devolução automática
Por estarem em grupos de pessoas
vulneráveis, idosos maiores de 80 anos, quilombolas e indígenas serão
ressarcidos independentemente de requerimento.
Processo de contestação
O sistema do INSS gera cobrança à
entidade associativa quando há contestação;
A entidade tem 15 dias para comprovar a
autorização ou devolver valores via GRU (Guia de Recolhimento da União);
Se a entidade não fizer o reembolso ou
não provar a regularização do desconto, o INSS devolverá os valores.
Efeitos jurídicos
Extinção de ações individuais e coletivas
com quitação integral ao INSS;
Honorários advocatícios de 5% sobre o
valor devolvido administrativamente (ações ajuizadas até 23/4/2025);
Afastamento de danos morais e da
aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em relação ao INSS;
Necessária contestação administrativa
prévia;
Em caso de não adesão ao acordo, o
beneficiário poderá buscar a via judicial.
Objeto do acordo
Ressarcir integralmente beneficiários por
descontos não autorizados entre março de 2020 e março de 2025, independente da
prévia responsabilização das associações;
Valores devolvidos serão corrigidos pelo
IPCA;
O INSS adotará todas as medidas
necessárias para promover a responsabilização integral das entidades
responsáveis pelos descontos.
Prevenção de novas fraudes
O INSS vai revisar normas e procedimentos
para prevenir novas fraudes em descontos associativos.
Conciliação
O acordo enviado para chancela do STF foi
fechado entre a AGU, o INSS, o Ministério da Previdência Social, a Ordem dos
Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério
Público Federal (MPF).
Todos os órgãos participam de uma
conciliação aberta pelo ministro Dias Toffoli.
Segundo a AGU, a homologação é necessária
para dar segurança jurídica ao processo de devolução dos valores descontados.
O órgão também aguarda pedido para que
Toffoli determine a abertura de crédito extraordinário no orçamento para
viabilizar o ressarcimento e a exclusão dos valores do teto de gastos da União
para os anos de 2025 e 2026.
Bloqueios
As fraudes são investigadas na Operação
Sem Desconto, da Polícia Federal, que apura um esquema nacional de descontos de
mensalidades associativas não autorizadas. Estima-se que cerca de R$ 6,3
bilhões foram descontados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.
Até o momento, a Justiça Federal já
bloqueou R$ 2,8 bilhões em bens de empresas e investigados envolvidos nas
fraudes em descontos irregulares nos benefícios.
Persona do Dia
Dia De
Pensamento do Dia
Casos e Causos Itajuípenses
Aldemar, o carteiro
Em
tempos idos a atual Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos (ECT), que
substituiu o antigo nome, que era Departamento dos Correios e Telégrafos (DCT).
O
carteiro Aldemar, fazia parte do quadro sempre deficiente em números de
funcionários na agência local, cumpridor das obrigações inerentes ao cargo,
gozava de grandes estimas dos colegas e usuários dos serviços prestados pela
empresa.
Como
se sabe, os serviços prestados pelos correios são confidenciais, até que o
destinatário receba as suas cartas, telegramas ou encomendas.
Só
que esta regra no que diz respeito aos telegramas, Aldemar, não conseguia se
conter e antes de entregar a mensagem ele felicitava ou dava os pêsames aos
destinatários, alguns pegos de surpresa por não saber o falecimento de um ente
querido até receber os pêsames, de Aldemar.
Charge do Dia
Priskas Eras
Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Afiar a Agulha e Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.

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