quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


alhos & bugalhos

Frase do Dia
"Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus."
(Lc 9,62)

RELIGIÃO

BENTO XVI PEDE O FIM DAS RIVALIDADES DENTRO DA IGREJA CATÓLICA

Do - ciadanoticia
O papa Bento XVI fez um apelo ontem (13) em sua última missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo fim da “hipocrisia religiosa” e de “rivalidades” dentro da Igreja Católica.
“O rosto da Igreja é por vezes marcado pelos pecados contra a unidade da Igreja e divisões no clero”, disse o sumo pontífice, que trajava as tradicionais vestes roxas das celebrações da Quaresma, período católico de penitência antes da Páscoa.
Bento XVI disse que “a cara da Igreja” se apresenta “por vezes, desfigurada”.
“Penso nos ataques à unidade da Igreja, nas divisões no corpo eclesiástico”, disse o papa, perante os cardeais. Ele apontou a incoerência dos que se insurgem contra “os escândalos e injustiças naturalmente cometidas por outros”, mas que não estão “prontos a agir no seu próprio coração, consciência e intenções”.
Visivelmente debilitado, o papa foi transportado em uma plataforma móvel da entrada da vasta nave da Basílica de São Pedro até o altar.
No início do dia, na sua audiência semanal com milhares de fiéis no auditório do Vaticano, o cardeal Joseph Ratzinger foi recebido com uma ovação de pé e aclamações de “Benedetto”. “Continuem a rezar por mim, pela Igreja e pelo futuro papa”, disse Bento XVI, com a voz embargada.
O Vaticano anunciou que os 117 cardeais eleitores do novo papa vão se reunir a 15 de março ou nos dias seguintes para escolher o sucessor. O conclave terá lugar na Capela Sistina, ao longo de vários dias, e o nome do novo papa deverá estar escolhido até a Páscoa. Entre os candidatos estão europeus e norte-americanos, mas também sul-americanos e africanos.
v

Bento XVI: perguntas sem respostas

A morte de um Papa é uma dor. A aposentadoria de um Papa, uma dor de cabeça, observou o jornal El País, da Espanha, ao listar as muitas perguntas sobre a futura situação de Bento XVI para as quais a Igreja ainda não tem respostas.
Lidar com a morte de um Papa é fácil para uma instituição acostumada a fazer isso. O ritual foi definitivamente coreografado há alguns séculos. De outra parte, não há informações satisfatórias sobre como enfrentar uma situação que há sete séculos não se repete.
Bento XVI deixará de ser Papa por vontade própria a partir das 20h do próximo dia 28. Voltará a ser Joseph Ratzinger, um alemão nascido na região da Baviera. Como doravante será chamado? De Bento XVI, de Papa ou de Sua Santidade não pode.
Bento XVI terá entrado para a História - embora o homem que tenha adotado esse nome continue vivo. O título de Papa estará vago até que se eleja o próprio - bem como o de Sua Santidade. Papa só existe um.
Impensável chamá-lo de ex-Papa. Chamá-lo de cardeal Ratzinger, assim no seco, para quem foi Papa por quase oito anos? A pensar. Sem resposta por enquanto. Providenciou-se uma para a pergunta mais insistentemente repetida pelos jornalistas.
Em questões de fé e de moral o Papa é infalível, segundo um dos dogmas da Igreja. Bento XVI conservará tal condição? O porta-voz da Igreja respondeu que não. Ele a perderá no momento em que deixar de ser Papa.
O Espírito Santo, aquele que orienta o Papa para evitar erros, aguardará a eleição do próximo para retomar sua função. Descanso merecido de 15 a 20 dias.
Carecem de respostas: qual será a relação do novo Papa com o Papa aposentado? De que cor será a roupa de Ratzinger quando ele abandonar o branco reservado ao Papa? Quanto custará seu alojamento no convento das monjas onde passará a viver?
Bento XVI anunciou que desaparecerá dos olhos do mundo para sempre depois que não for mais Papa. E o secretário e as religiosas que cuidam dele, e que anteciparam a decisão de acompanhá-lo no seu retiro?
Não se sabe. - Siga o Blog do Noblat no twitter

Fernando Lyra está morto

 
O ex-ministro da Justiça Fernando Lyra acaba de morrer no Instituto do Coração (InCor), na capital paulista. Ele estava em coma há mais de 20 dias, respirando mecanicamente.
Havia sido internado no dia 5 de janeiro, quando foi transferido do Hospital Português, no Recife. Apresentava um quadro de insuficiência cardíaca congestiva grave, associada a infecção sistêmica e insuficiência renal aguda.
O quadro se desenvolveu a partir de uma infecção urinária agravada pela doença no coração, que o acomete há 20 anos.
Lyra foi ministro da Justiça do governo Sarney, de março de 1985 a fevereiro de 1986. Foi deputado federal por sete mandatos seguidos, entre os anos de 1971 e 1999. O último cargo público ocupado por ele foi o de presidente da Fundação Joaquim Nabuco, de 2003 a 2011.
(Com informações da Agência Brasil)

Direto do ciadanoticia

REGRAS PARA DECLARAÇÃO DO IR 2013 SAEM NA PRÓXIMA SEMANA

 
A Receita Federal espera divulgar no início da próxima semana, provavelmente na segunda-feira (18), a instrução normativa referente à entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013.
Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, não haverá grandes alterações nos procedimentos este ano. Para o contribuinte que pretende fazer simulações sobre os valores dos rendimentos tributáveis e as deduções, a Receita já disponibiliza uma ferramenta online.
Para os contribuintes que esperam receber a restituição nos primeiros lotes, é importante enviar as informações na abertura do prazo, que começa no dia 1º de março e vai até 30 de abril. Têm prioridade na restituição os contribuintes com mais de 60 anos, beneficiados com o Estatuto do Idoso.
As fontes pagadoras são obrigadas a enviar à Receita Federal o valor do imposto de renda retido na fonte, dos rendimentos pago ou creditados em 2012 para seus beneficiários até o dia 28 de fevereiro. As informações serão cruzadas com a declaração do imposto de renda das pessoas físicas. Também nesta data os empregados devem receber o documento com os rendimentos para que possam preencher a declaração. Segundo Joaquim Adir, caso o empregado não receba o documento, deve procurar o setor responsável na empresa em que trabalha.
Para saber se deve optar pela declaração simplificada ou pela completa, o contribuinte deve preencher o programa gerador da declaração, aconselha o supervisor nacional do Imposto de Renda. “Depois, o próprio programa informa a ele o valor do imposto se ele optar pelo desconto simplificado ou não [declaração completa]”, destacou. + LEIA MAIS »

Filme do Dia

As Sandálias do Pescador
Elenco
 ... Kiril Lakota

 ... Piotr Ilyich Kamenev 
 » Ver todo o Elenco... 
Sinopse
Todos os olhos fitam o Vaticano, aguardando a fumaça branca que comunica a eleição do novo Papa. O novo pontífice é a única pessoa capaz de trazer paz ao mundo ameaçado por uma guerra nuclear. Adaptado a partir do best seller de Morris L. West, o filme é, ao mesmo tempo, uma história sobre a atual intriga geopolítica e sobre os bastidores do Vaticano. Anthony Quinn interpreta um político russo recém-liberto do cativeiro que é indicado para ser o Papa Kiril Lakota. Produção indicada para dois Oscar® e ganhadora do Globo de Ouro pela trilha sonora criada por Alex North.

Por hoje é só. Vou guardar a tesoura, a agulha e a linha.

Vou bater o martelo... Ponto Final. (Redação: o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...