quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


alhos & bugalhos

Frase do Dia
Se teu cão passa fome, qualquer pessoa que oferecer um pedaço de comida consegue afastá-lo de ti.

Nos trilhos

Em apenas um mês de administração a prefeita de Itajuípe, Gilka Badaró (PSB), já mostrou serviço e prestigio político. No último dia 31 de janeiro, foi eleita 1ª vice-presidente da AMURC.  Já no sábado (2), Gilka Badaró, recepcionava o governador Jaques Wagner e comitiva, que veio a cidade inaugurar o Centro de Mamografia da Fundação Lourdes Lucas.
Participaram das solenidades, o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Marcelo Nilo, o presidente da AMURC e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro e o deputado federal Geraldo Simões entre outras autoridades.
Gilka retornou ao poder depois de 16 anos de cumprir o seu segundo mandato no comando político e administrativo do município, mas o longo período em que esteve fora serviu para que ela acumulasse mais experiência. Prova disso é a forma sensata e equilibrada como Gilka vem conduzindo a sua administração. Sem estardalhaço, mas segura do que faz, ela administra com os pés no chão, levando em conta a capacidade financeira da prefeitura.
Gilka também vem mantendo um relacionamento respeitoso com o legislativo itajuipense, participando de reuniões com os vereadores para tratar de assuntos relacionados com o bem-estar da comunidade, a exemplo do Hospital Dr. Montival Lucas. (Com informações do Jornal Agora).

Legislativo

O Legislativo Itajuipense realiza na manhã da próxima quinta-feira (07), sessão solene de abertura do 1º período legislativo de 2013. Durante a sessão a prefeita Gilka Borges Badaró, irá proferir a mensagem do Executivo Municipal, com as metas administrativas e operacionais para o primeiro semestre de 2013.
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itajuípe é composta pelos vereadores Eduardo Portela, presidente; Leandro Junquilho e Raimundo Alves, 1º e 2º secretários respectivamente, Ivan Júnior e João Magalhães, 1º e vice-presidentes respectivamente, tendo ainda Edmilson Borges, Gilmário Costa, Gean de Vasconcelos, Antonio Lopes, Orlandy “Tafarel” Almeida e Antonio Paduá.

Lei dos Postos

Itajuípe está prestes a ganhar ou perder um empreendimento comercial na área de combustível. Em 5 de setembro de 2000, a Câmara Municipal de Itajuípe aprovou e o prefeito sancionou a Lei 644, que Estabelece normas quanto a construção e o funcionamento de postos revendedores de derivados de petróleo, GLP e álcool combustível, para fins automotivos e de consumo no município de Itajuípe-Ba lei esta que não é nada eclética.
Pois bem. Um empresário do ramo de postos sediado em Itabuna, está propondo a implantação de um novo ponto de venda de combustivel, com a finalidade de exercer a livre concorrência. Pasmem e está encontrando resistência de pessoas, que numa ótica mesquinha, não que ver o empreendimento tornar-se realidade.
É preciso que seja convocada uma audiência pública para discutir com a comunidade e decidir de uma vez por toda que Itajuípe não é uma terra de uma “Maria” só...

Três detentos fogem da cadeia de Itajuipe

Três presos fugiram da delegacia da cidade de Itajuípe na manhã desta terça-feira (05). A polícia está realizando buscas pela cidade e região na tentativa de capturar os foragidos que ainda não tiveram os nomes revelados. Há pouco mais de seis meses, oito detentos conseguiram fugir da delegacia da cidade com a ajuda de uma “tereza”, corda feita com tecidos. Na época, a polícia informou que aquela havia sido a segunda fuga em pouco mais de 4 meses. (Radar)

NEM DEUS SALVA MAIS OS JORNAIS

Por Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo

Se eu tivesse que dizer uma única palavra para os jovens jornalistas, seria: “Internet.”

Nova Orleans, com 350 000 habitantes, é a maior cidade dos Estados Unidos sem um jornal diário.

A Era Digital provocou isso.

O Times-Picayune, aos 175 anos, não suportou a concorrência da internet. Só circula agora três vezes por semana na versão impressa. Parece ser uma das possibilidades de sobreviver – ou retardar a morte – para os jornais diários: reduzir o número de edições de papel.

O Picayune – o nome deriva de uma antiga moeda espanhola, que era quanto custava o exemplar do jornal quando foi lançado, na época em que a região pertencia à Espanha – fez história ao cobrir epicamente o furacão Katrina, em 2005. Numa manchete antológica naqueles dias, o Picayune instou: “Nos ajudem, por favor!” (É uma frase estranhamente atual quando você pensa no próprio Picayune.)


A SOBREVIVÊNCIA E A SUBSERVIÊNCIA

 
(Editoral do Jornal Bahia Online) - De maioria eleita no último pleito é quase nula a oposição na Câmara de Ilhéus. Conta-se nos dedos de uma só mão, o que restou dela. E ainda tem gente para abandonar o que ainda resta. A pobreza maior desse processo é que, na maioria das vezes, os vereadores usam como justificativa para a mudança o fato de que necessitam sobreviver politicamente no exercício do mandato. E o que seria, de fato, isso? Receber cargos? Indicar parentes? Alojar correligionários de campanha?
Na política, senhores, é possível sobreviver politicamente sem precisar se agachar aos pés do comandante ou chorar ao pé do caboclo. É possível sobreviver politicamente fazendo… política. Mais do que isso: quando o vereador se comporta como um agente crítico da condução de um governo, ele contribui muito com quem o ajudou a se eleger: a população, verdadeira dona do seu mandato.
A sobrevivência individual dos vereadores, que se desenha na Câmara de Ilhéus, nada mais é do que a morte anunciada de um Poder que tem a finalidade de fiscalizar os atos do Executivo.
E com independência.
O que se vê hoje, antes mesmo de começar o mandato, é que o poder está sob profunda observação da sociedade.
Os seus integrantes, devem sobreviver.
E a cidade…
Bem, pelo jeito, esta é a que menos importa.

Filme do Dia
Beau Geste
SINOPSE: Depois que uma pedra preciosa de grande valor some de sua mansão na Inglaterra, três irmãos abandonam a casa e se alistam na Legião Estrangeira. Refilmagem, cena a cena, do clássico do cinema mudo.

ORIGINAL:
Beau Geste (1939)
PAÍS:
EUA
TAGS:
LIVRO DE:
Percival Christopher Wren
DIRETOR:
ROTEIRISTA:
TRILHA:

ATORES:
ATRIZES:


Por hoje é só. Vou guardar a tesoura, a agulha e a linha.
Vou bater o martelo... Ponto Final. (Redação: o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...