sexta-feira, 29 de outubro de 2010


RESTAURANTE DO POVO FECHADO – MAIS UMA MARCA DO DESGOVERNO

Briga pelo poder na Prefeitura fecha as portas do Restaurante do Povo
O conhecido Restaurante Popular, programa do Governo Federal gerenciado pelas prefeituras, sofre o segundo revés em Itabuna: O primeiro foi ter o seu nome alterado pelo prefeito Capitão Azevedo para Restaurante do Povo; o segundo foi a falta de pagamento aos fornecedores, que culminou no seu fechamento.
O Restaurante do Povo servia cerca de 500 refeições diárias ao preço subsidiado de R$ 2,00. Entretanto, desde sua reabertura, as compras não vinham sendo pagas nas datas do vencimento. Esse descompasso no pagamento gerou diversos atritos entre o secretário da Ação Social, Formigli Rebouças, e o secretário da Fazenda, Carlos Burgos.
Apesar de ser informado constantemente sobre a precariedade do Restaurante do Povo, Capitão Azevedo prometia que iria mandar pagar as contas, porém não era obedecido pelo seu secretário da Fazenda, Carlos Burgos, que não acata as determinações do prefeito.
Com isso, os fornecedores deixaram de fornecer novas mercadorias, comprometendo o abastecimento e, por conseguinte, o fornecimento da alimentação. Segundo comentários de funcionários do município ligado à área, o pessoal do restaurante relutava em fechar as portas e até teriam comprado mercadorias em pequena escala nos sacolões e outros estabelecimentos. Mesmo assim, o Restaurante do Povo não resistiu à crise interna de poder na Prefeitura e fechou as portas.
Lastimável.

EDIFÍCIO SANTA CLARA COMPLETA 50 ANOS

Edifício Santa Clara, ousadia de Ilhéus
Construído pela Construtora Brasil, do engenheiro Hans Schaeppi, o Edifício Santa Clara, primeiro “arranha-céu” do interior da Bahia, e o Cinema Santa Clara, foram inaugurados no dia 29 de outubro de 1960, comemorando assim, 50 anos, neste mês de outubro de 2010. O dono do empreendimento pioneiro foi o cacauicultor e pecuarista, Odilon Pompílio de Souza, que fez questão de que o Cinema Santa Clara fosse o melhor da Bahia, como realmente foi, na época, tendo sido inaugurado com a exibição do filme “Os Dez Mandamentos”.
O Edifício Santa Clara, situado na ocasião bem frente ao mar,  foi inaugurado com a benção de suas dependências pelo jovem padre Dorival Freitas, tendo como madrinhas a primeira-dama do Município, Olga Manso Cardoso, e a senhora Clarina Souza, esposa de Odilon Pompílio de Souza, proprietário do edifício. O prédio, com nove pavimentos e 14 amplos apartamentos de três quartos, teve também um apartamento de Cobertura, onde passou a residir o coronel Odilon Pompílio e sua esposa Clarina. O Edifício Santa Clara marcou o início de uma nova etapa no setor imobiliário da cidade.

Amigos, favor divulgar !
 
Encaminhamos hoje, dia 27 de outubro, uma carta para os dois candidatos a presidente, pedindo um posicionamento referente ao porto sul, considerando que este projeto poderá comprometer séria e irreversivelmente o Bioma Mata Atlântica do Sul da Bahia, afetando áreas protegidas como a Lagoa Encantada, o Parque do Conduru e a Apa de Itacaré Serra Grande, a atividade pesqueira e a paisagem turística da Costa do Cacau.
 
Atenciosamente,
 
Rui Rocha e demais signatários
Rede Sul da Bahia Justo e Sustentável
 
 
 
 
CARTA PARA OS CANDIDATOS A PRESIDENCIA
 
JOSÉ SERRA E DILMA ROUSSEF
 
Vimos por meio desta, expor nossa preocupação com a rica e importantíssima biodiversidade do Sul da Bahia, local onde se encontram 80% dos remanescentes da Mata Atlântica no Nordeste, reconhecidos pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e protegidos pela Lei da Mata Atlântica (Lei 11.428/2006), estão sob grave ameaça imposta por um projeto, Complexo Logístico Intermodal Porto Sul – CLIPS, que pretende implantar um complexo portuário na Ponta da Tulha, em Ilhéus, ancorado no interesse privado da empresa de capital internacional, Bahia Mineração (BAMIN), em escoar minério de ferro extraído de jazidas do município de Caetité (BA). O terminal marítimo de exportação de minério será ligado às jazidas pela futura Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que ligará a cidade de Figueirópolis (TO) à Ilhéus (BA).

                        Dessa maneira, a escolha da Ponta da Tulha para construir o complexo portuário, bem como a escolha do traçado final da FIOL, que desemboca em Ilhéus, destruirão uma área de megadiversidade, compreendida dentro de uma Área de Preservação Ambiental, a APA da Lagoa Encantada e Rio Almada, protegida pela atual legislação ambiental brasileira, em especial a Lei nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
                        O Sul da Bahia foi objeto de narrativas de importantes naturalistas, tais como Charles Darwin, Von Spix e Von Martius, além do príncipe Maximiliano Philipp zu Wied-Neuwied, que estiveram presentes na região e relataram suas experiências, constituindo referências históricas relevantes para o Brasil e o mundo. Esta região é caracterizada por sua extrema riqueza natural, histórica e cultural, abrigando um enorme patrimônio ecológico e socioambiental brasileiro, traduzido por paisagens de valor histórico e espécies animais e vegetais endêmicas e ameaçadas de extinção, que poderão ser exterminadas da face da Terra se não forem preservadas. Inclusive, o próprio Ministério do Meio Ambiente, na publicação “Áreas Prioritárias para a Conservação, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira: Atualização - Portaria MMA nº 09, de 23 de janeiro de 2007”, classifica a região em que se pretende implantar o terminal portuário da BAMIN como de importância biológica extremamente alta.

                        Esse patrimônio cultural e natural é resultado de relações históricas seculares de comunidades locais e centenas de milhares de produtores e trabalhadores rurais, pescadores, comunidades quilombolas e remanescentes indígenas cuja economia tem sido marginalizada ao longo de décadas. Suas atividades, se bem aproveitadas, poderiam ser a base de uma nova economia regional movida pela produção de cacau e chocolate, frutas, fibras naturais, indústria de base local e de micro e pequena escala, turismo e cultura regional. Cabe destacar que essas mesmas populações poderão ser as maiores vítimas de projetos corporativos como os da BAMIN. Empreendimentos como esse são capazes de destruir um projeto que pode enfrentar o desafio da geração de emprego para a região, baseada numa perspectiva integradora e com fontes de financiamento baseadas em critérios de sustentabilidade. Para isso, o Sul da Bahia, mais que qualquer outra região do país, reúne condições excepcionais para se desenvolver utilizando-se da natureza e garantindo a sustentabilidade dos sistemas naturais, o chamado ecodesenvolvimento.

                        A área onde se pretende instalar o terminal portuário da BAMIN está inteiramente incluída na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO, evidenciando o compromisso do governo brasileiro com a conservação e o desenvolvimento sustentável da área. Vale lembrar que a Mata Atlântica é reconhecidamente um bioma de importância global e sob ameaça de alto grau. Tendo perdido pelo menos 93% de seuhabitat original, é considerado um hotspot, contendo mais de 1.500 espécies de plantas vasculares endêmicas (cerca de 0,5% do total mundial), cujos ecossistemas prestam inestimáveis serviços à sociedade, incluindo a manutenção de água de qualidade para as cidades e equilíbrio climático, além de compor uma das paisagens mais belas do mundo. Tal local, às margens do Rio Almada e da Lagoa Encantada, foi tombado pelo município de Ilhéus em 1991 e, em 1993, a mesma região foi alvo da criação da Área de Preservação Ambiental (APA) da Lagoa Encantada, ampliada em 2003 com o objetivo de conservar os valiosos ecossistemas remanescentes da Mata Atlântica na bacia do Rio Almada, sua nascente, os manguezais e áreas úmidas associadas a seu estuário. Dessa maneira, a implantação do Complexo Intermodal Porto Sul afetará áreas de preservação permanente, assim definidas pelo artigo 215 da Constituição do Estado da Bahia, como, por exemplo, recifes de coral, manguezais, dunas e restingas, além de comprometer a riqueza que as áreas indicadas possuem, tais como o abrigo de espécies raras da fauna e flora locais e a beleza cênica que compõe esse ecossistema, com imenso potencial de desenvolvimento de ecoturismo.

                        É importante destacar, ainda, a importância da biodiversidade marinha do Sul da Bahia, em especial os recifes de coral. O Brasil possui os únicos ambientes recifais de todo o oceano Atlântico Sul e o Sul da Bahia, por sua vez, possui a mais extensa área de recifes coralíneos do país. A fauna de coral formadora dos recifes é constituída por espécies que, em sua maioria, são endêmicas da província brasileira, ou seja, só existem em nosso país. Apenas vinte espécies foram identificadas até o momento, das quais oito estão presentes apenas no litoral baiano.

                        Recentemente, em abril de 2010, a UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) fez um relatório para mapear os bancos de corais na área de implantação do porto da BAMIN, com dados obtidos através de mergulhos sistemáticos na região, e constatou a presença de recifes de coral dentro da área considerada como de influência direta do Terminal Portuário da Ponta da Tulha, com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Segundo esse relatório, caso o Complexo Porto Sul seja implantado, o banco recifal será seriamente impactado durante a construção da ponte projetada para dar acesso ao píer de atracação do porto, podendo impor sérios riscos de sombreamento e soterramento aos recifes de coral. Isso que dizer que toda a riqueza coralínea existente na região sofrerá um brutal impacto, que poderá ser até irreversível, caso os empreendimentos que compõem o Complexo sejam implantados.

                        Ainda a respeito dos recifes de coral, é importante ressaltar que, por deter alta importância biológica, é conferida à região uma enorme responsabilidade de proteção e uso sustentável desses ambientes, devido à variedade de bens e serviços que prestam, tais como (i)proteção do litoral contra a ação das ondas, (ii) berçários para as espécies marinhas, (iii) uso recreativo e turístico e (iv) fontes de compostos medicinais. Para garantir essa proteção, o Brasil tornou-se signatário da ICRI (International Coral Reef Initiative) - Iniciativa Internacional dos Recifes de Coral, tendo firmado compromissos no âmbito internacional para a proteção e conservação da biodiversidade. Além disso, cabe destacar que o Brasil também é signatário da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) da Organização das Nações Unidas (ONU), assumindo importantes metas de conservação da biodiversidade.

                        Considerando a vocação turística dessa região, a possível viabilização de um complexo portuário dessa magnitude significaria a sentença de morte de toda a cadeia de turismo e de uma rede de negócios baseada em uma economia de baixo carbono, inovadora e que aproveita as vocações e potencialidades da região, tais como a indústria cacaueira, de pesca e informática. Ao contrário do que a BAMIN tem afirmado em relação à geração de "milhares" de empregos, com a implantação do Terminal Portuário, serão gerados apenas 460 postos de emprego definitivos - com mão-de-obra especializada, ou seja, não contemplando a população local. Outra informação relevante é que a exploração da mina em Caetité se dará pelo período de 15 anos, e aliada à grande massa migratória que estima-se ser deslocada para a região, representarão um sério fator limitante à geração de empregos na região.

                               É imprescindível ressaltar que, sendo o turismo uma das principais atividades da região, ele tem um papel fundamental no combate à pobreza e é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento sustentável. As principais motivações turísticas da Bahia são a NATUREZA e o PATRIMÔNIO HISTÓRICO. Sendo assim, a inviabilização dessas atividades turísticas, baseadas nos atrativos naturais e culturais do local, comprometerá todos os investimentos realizados até o momento pelo Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo - Nordeste) na região. Cabe citar que este Programa, financiado por recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para promover a expansão e melhoria da qualidade da atividade turística na Região Nordeste e para melhorar a qualidade de vida das populações residentes nas áreas beneficiadas, pode ter sua credibilidade institucional ameaçada com a implantação do Complexo Porto Sul.

                        Vale lembrar que ao lado de Caetité já existe uma ferrovia - a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que segue para o Porto de Aratu, na Baía de Todos os Santos, também já existente - que poderia ser revitalizada e utilizada para escoar o minério de ferro e exportar para o referido porto, sendo uma opção extremamente menos impactante dos pontos de vista econômico e socioambiental, afastando a necessidade de se construir uma nova ferrovia que interligue Caetité e Ilhéus e um novo porto na região da Ponta da Tulha.

                        Ocorre que, para atender basicamente aos interesses estratégicos da BAMIN, o traçado pensado até então para a ferrovia foi trazido mais para o sul, tornando-se significativamente maior e mais caro, firmando-se, ainda, uma situação de obsolescência de um importante sistema logístico.

                        Diante de todo o exposto, o terminal de uso privativo da BAMIN, bem como o traçado final da FIOL, em sua atual concepção, são incompatíveis com a preservação do bioma e do desenvolvimento sustentável da região.

                        Pelos motivos acima elencados, pedimos que, sendo eleito ou eleita à presidência da República, e tendo firmado um compromisso público de apoiar o desenvolvimento sustentável, reconsidere a implantação desse complexo na localização prevista, levando em conta os importantes atributos ambientais, sociais e culturais da região, sua vocação turística, o respeito à legislação brasileira, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável na Bahia e beneficiar a sociedade com uma melhor qualidade de vida, por meio de um modelo de desenvolvimento que gere renda e postos de trabalho mediante o uso sustentável do patrimônio ambiental, notadamente das unidades de conservação, inserindo a Bahia definitivamente em um modelo de desenvolvimento do século XXI, levando em conta as futuras gerações, uma economia mais justa e sustentável e o respeito à natureza e às reais vocações da região.

Atenciosamente,
 
Rede Sul da Bahia Justo e Sustentável
Ilhéus, Bahia

Todos-os-Santos
De:
EAQ <noreply@evzo.org>
Adicionar a contatos
Para:luzdoalmada@yahoo.com.br

Prezados assinantes
 Toda a equipa do Evangelho Quotidiano vos deseja uma feliz festa de Todos-os-Santos. Esta festa aproxima-nos do fim do ano litúrgico e anuncia o dia em que todos os Santos e Anjos de Deus se hão-de reunir para aclamar e adorar a Deus dizendo: “Glória ao nosso Deus que está sentado no trono e ao Cordeiro! Ámen! Bênção, glória, sabedoria, acção de graças, honra, poder e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Ámen! (Apoc  7).
Esperemos e rezemos para que todos façamos parte desses Santos, no fim dos tempos.
A intenção do Evangelho Quotidiano é difundir a palavra de Deus e o ensino da Igreja por todo o mundo e apoiar a vida de oração do maior número de pessoas. Cada ano são mais numerosos aqueles que se ligam a este serviço que, nos últimos meses, se tem diversificado.
Na realidade, este ano, para difundir mais ainda o Evangelho e para se adaptar aos novos meios de comunicação, a equipa do Evangelho Quotidiano lançou “aplicações móveis”, isto é, uma versão adaptada aos telefones portáteis de nova geração (Iphone e Android). Além disso, criámos um novo “site” da internet adaptados aos telefones móveis (“smartphones”). Estas inovações tecnológicas foram devidas à generosidade de um assinante, a quem exprimimos os nossos sinceros agradecimentos.
Deste modo, o serviço está agora disponível gratuitamente em vários meios e suportes: por correio electrónico; no computador:www.evangelhoquotidiano.org; em telefone móvel: http://mobile, evangelizo.org; em telefone “Iphone” e “Android”: aplicações “Evangelizo”.
O serviço está agora disponível em 10 línguas: português, espanhol, francês, inglês, alemão, neerlandês, italiano, polaco, árabe e arménio.
Neste momento são perto de 500.000 os assinantes do Evangelho Quotidiano por correio electrónico. Desde que, há 3 meses, foram lançadas as aplicações móveis foram utilizadas mais de 20.000 vezes, o que nos encoraja vivamente a prosseguir os nossos esforços. Por isso vos propomos também que convidem os vossos amigos a receber o Evangelho Quotidiano: é uma forma concreta de evangelizar, ao alcance de todos!
Queremos também agradecer a todos os que, com a sua contribuição para o financiamento do serviço, permitem que ele funcione e se desenvolva. Os vossos contributos ajudam-nos especialmente a apoiar os mosteiros que nos ajudam na selecção dos comentários e a financiar os suportes informáticos. É este laço concreto entre as vidas activas e as contemplativas que permite o funcionamento do Evangelho Quotidiano.
Como sabem, este serviço é gratuito e não aceita ser desvirtuado pela publicidade. O seu financiamento é assegurado apenas pela vossa generosidade espontânea. Mas queremos continuar assim e permitir que um grupo cada vez maior de pessoas tenha acesso a ele.
Agradecendo-vos muito sinceramente a vossa fidelidade e o vosso apoio, desejamo-vos uma óptima festa de Todos-os-Santos. Para cada um de vós, a expressão da nossa amizade fraterna.
A equipa do Evangelho Quotidiano em língua portuguesa

Alpino

Por Alpino . 29.10.10 - 07h39

Lula marca presença no velório de Néstor Kirchner

O Evangelho do Dia
Sexta-feira da 30ª semana do Tempo Comum

Hoje a Igreja celebra : S. Narciso, bispo de Jerusalém, +212
image Saber mais sobre os Santos do dia 


Leituras

Comentário ao Evangelho do dia feito por : Bem-aventurado Guerric d'Igny 
Jesus à mesa com os fariseus


Evangelho segundo S. Lucas 14,1-6.
Tendo entrado, a um sábado, em casa de um dos principais fariseus para comer uma refeição, todos o observavam.
Achava-se ali, diante dele, um hidrópico.
Jesus, dirigindo a palavra aos doutores da Lei e fariseus, disse-lhes: «É permitido ou não curar ao sábado?»
Mas eles ficaram calados. Tomando-o, então, pela mão, curou-o e mandou-o embora.
Depois, disse-lhes: «Qual de vós, se o seu filho ou o seu boi cair a um poço,
não o irá logo retirar em dia de sábado?» E a isto não puderam replicar.
Da Bíblia Sagrada

quinta-feira, 28 de outubro de 2010


Hoje os Parabéns vai para Gilberto e Luana pelo Nascimento de Marina. Parabenizamos também os avós corujas Walmir e Vilma Rosário.

Mamãe Luana e Marina
Acaba de nascer uma luz;
Uma luz de novos planos
De novos momentos.
Essa luz está cheia de encantos,
Cheio de magias,
Cheio de vida.
Está luz é o fruto de dois corações,
É o mais novo ser do mundo
Um ser lindo
Tão pequeno...
Anjinho...
Que veio para ensinar o que é amor.
Anjinho
Que veio para amar e ser amado.
Anjinho cheio de glória
Cheio de Benção.
A partir de agora esse 
Anjinho vai aprender como saber viver no amor
Aprender os passos para chegar até a Felicidade.
Seja bem vinda essa luz que acaba de nascer.
E aos guardiões dessa luz
Eu desejo...
"Parabéns pelo Bebê!!!

Abraços do Amigo Cláudio e Família e do correioitajuipense.blogspot.com


Maioria no STF decide pela validade da Lei da Ficha Limpa para políticos que renunciaram


Depois de muita discussão e troca de farpas, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor da manutenção da validade da Lei da Ficha Limpa. A regra vale para quem renunciou ao cargo para não ser cassado. Outros casos ainda serão analisados pelo STF.
Os ministros analisaram recurso de Jader Barbalho (PMDB-PA), cujo registro foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O relator do recurso do deputado federal contra a Lei da Ficha Limpa, ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o primeiro a votar pela validade da norma para as eleições deste ano.
O ministro afirmou que não há nada de especial na Lei da Ficha Limpa para que se possa considerá-la ofensiva à segurança jurídica e à irretroatividade.
O ministro Marco Aurélio reafirmou posição do caso Roriz e votou a favor do recurso de Jader, assim como o ministro Dias Toffoli. A ministra Carmen Lúcia e os ministros Ayres Britto e Lewandowski votaram pela aplicação da Ficha Limpa neste ano.
O ministro Gilmar Mendes pediu suspensão do julgamento, pois iria se alongar. A sessão foi suspensa e retomada logo depois. Antes de proferir seu voto, Gilmar Mendes disse que caso de Jader é de "escancarada retroatividade" e que, se Ficha Limpa valer será caso de "manipulação eleitoral".
Depois de proferir o voto mais longo da sessão, Mendes votou a favor do recurso de Jader. Ayres Britto afirmou discordar em gênero, número e grau das palavras de Mendes.
Logo após, a ministra Ellen Gracie apresentou seu voto e adiantou que não mudaria sua posição pró-Ficha Limpa, deixando o placar em 5 a 3.
O ministro Celso de Mello votou a favor de recurso de Jader. Logo depois, o presidente do STF, Cezar Peluso, apresentou seu voto, deixando o placar em 5 a 5, levando a novo empate. Dessa forma, o Plenário começou a discutir critérios de desempate. O advogado de Jader Barbalho pediu suspensão do processo, e Lewandowski se manifestou contra.
O advogado sugeriu esperar recurso do petista Paulo Rocha, candidato ao Senado no PA também barrado pela Ficha Limpa ou esperar a chegada do 11° ministro do STF, vaga que está em aberto. O ministro Marco Aurélio também defendeu o adiamento do processo.
Assim, os ministros começaram a discutir se queriam ou não concluir o julgamento. Ayres Britto, Carmen Lúcia, Lewandowski, Celso de Mello e Ellen Gracie defenderam a conclusão, enquanto Gilmar Mendes e Toffoli defendiam o adiamento.
Marco Aurélio trocou farpas com Celso de Mello e Gilmar Mendes acusou os ministros que votaram a favor da lei de estarem passando por uma "confusão argumentativa". No fim, Ellen Gracie votou para desempatar mantendo a decisão anterior do TSE.
A nova legislação começou a ser julgada no final de setembro, em cima do recurso de Joaquim Roriz, que na época era candidato a governador no Distrito Federal. O julgamento começou zerado, como se nenhum ministro tivesse votado antes.
Na ocasião, o placar ficou em 5 a 5 pela validade da norma nestas eleições. Como o ministro Eros Grau se aposentou, não houve o 11° voto.
Roriz e Barbalho estão impugnados pelo mesmo motivo, a renúncia do mandato para evitar processo de cassação por quebra de decoro.
Com a decisão final proferida, o Tribunal Regional do Pará já poderá convocar novas eleições para o Senado, já que os dois candidatos eleitos, Jader Barbalho e Paulo Rocha (PT) atingiram mais de 50% dos votos e foram barrados pelo Ficha Limpa. Neste caso, a legislação eleitoral abre a possibilidade de novas eleições.
A decisão do Supremo vale apenas para políticos que renunciaram. Outros casos ainda serão analisados pelo STF.

NOTA DO SITE - resumo da ópera: Resolveram que nada está decidido, mas decidiram que nada está resolvido.
S. Simão e S. Judas, Apóstolos – Festa

S. Simão e S. Judas

Hoje a Igreja celebra : S. Simão e S. Judas Tadeu, apóstolos
image Saber mais sobre os Santos do dia 


Leituras

Comentário ao Evangelho do dia feito por : Papa Bento XVI 
A unidade dos Doze, unidade da Igreja


Evangelho segundo S. Lucas 6,12-19.
Naqueles dias, Jesus foi para o monte fazer oração e passou a noite a orar a Deus.
Quando nasceu o dia, convocou os discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos:
Simão, a quem chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago, João, Filipe e Bartolomeu;
Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o Zelote;
Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.
Descendo com eles, deteve-se num sítio plano, juntamente com numerosos discípulos e uma grande multidão de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sídon,
que acorrera para o ouvir e ser curada dos seus males. Os que eram atormentados por espíritos malignos ficavam curados;
e toda a multidão procurava tocar-lhe, pois emanava dele uma força que a todos curava.
Da Bíblia Sagrada

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ITAJUÍPE FRAGMENTA CONTRATO PARA FUGIR DE LICITAÇÃO

Conforme contratos, 433/2010, 467/2010, disponível no próprio "Diário Oficial" do município de Itajuípe na internet. A Secretaria de Educação efetuou contrato fragmentado com a empresa “Macuco Transporte Ltda.”, possivelmente para fugir de licitação. Segundo a lei 8666/03, o município não pode comprar ou contratar serviços acima de 8 mil, sem licitação. Nos contratos a Secretaria de Educação locou por dois meses (setembro/outubro), um ônibus no valor de 8 mil reais,para transportar alunos das escolas do campo e um caminhão basculant no valor de 5.300,00 reais, para coleta de lixo e “encascalhamento” das estrada vicinais. O estranho é que a secretaria não tem nada a ver com "cascalho". Por se tratar da mesma empresa os contratos deveriam ser único. Estranho também é a forma como a secretaria contrata os automóveis para prestação de serviços publico - todos sem exceção ligados ao grupo político partidário do prefeito MD, sem obedecer princípios da impessoalidade, legalidade e moralidade da administração pública. Com a palavra os vereadores e Ministério Público. (atrombetaonlinte.blogspot.com)
A Tarde - Edição 24.11.2010


Lula divulga nota de pesar pelo falecimento de Romeu Tuma
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou nesta terça-feira (26) nota de pesar em razão do falecimento do senador Romeu Tuma (PTB-SP), ocorrido no início da tarde, em São Paulo.
Lula determinou que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Armando Felix, o represente na cerimônia fúnebre.
Leia abaixo a nota do presidente:
"Romeu Tuma dedicou grande parte da vida à causa pública, atuando de forma coerente com a visão que tinha do mundo e, por isso, merece o reconhecimento e o respeito dos brasileiros.
No Senado, deu contribuição especial ao debate da segurança pública no país, sempre com empenho e ideias inovadoras. Neste momento de dor, quero me solidarizar com sua família, amigos e admiradores.
Luiz Inácio Lula da Silva"

LOIOLA ESCAPA DA ‘DEGOLA”- SEU PADRINHO FOI SOLON

Em matéria do site Pimenta na Muqueca, o presidente da Câmara de Itabuna, Clóvis Loiola, ganhou, na tarde desta terça-feira (26), uma sobrevida. Ele seria afastado de suas funções, porém foi salvo pelo colega Solon Pinheiro, atual vice-presidente da Casa.
Segundo os comentários, Solon ficou temeroso de assumir o comando do Legislativo num momento de tensão como esse. Contudo, os vereadores dizem que com a apresntação do relatório acabará a “sétima vida” de Loiola como presidente da Câmara de Itabuna.
É a chamada “morte anunciada”.

SOLON NÃO “BATEU O PÊNALTI”

O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Clóvis Loiola, salvou-se do pedido de afastamento que seria apresentado contra ele na tarde desta terça-feira, 26, no plenário do legislativo municipal. Seriam necessários oito votos para tirar o vereador do comando da casa e a alegação dos que apoiaram o requerimento era a de que Loiola vem cometendo uma série de desmandos.
Entendem seus algozes que não se pode, sequer, desassociar Loiola como alvo das denúncias de corrupção que ele mesmo fez, provocando um verdadeiro terremoto político em Itabuna. As acusações levaram à formação de uma Comissão Especial de Inquérito, cujo parecer fica pronto nesta sexta-feira, 29, conforme compromisso assumido pelo relator Claudevane Leite (PT).
Quem evitou a votação do pedido de afastamento de Loiola foi o vereador Solon Pinheiro (PSDB), que na “hora H” teria sentido a chamada “caruara”. Sendo assim, a falta de “cloro” (como Loiola se refere a quorum) mais uma vez salvou o presidente do legislativo.
Bookmark and Share

GOVERNO DO ESTADO DIZ QUE HOSPITAL DE BASE ESTÁ NO CAMINHO CERTO

Uma parte do pessoal do Estado é contra, outra a favor do Hospital de Base de Itabuna
No momento em que se discute a estadualização do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, um ofício encaminhado pelo chefe de gabinete da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Washington Luis da Silva Couto, para o Conselho do idoso de Itabuna joga por terra as argumentações da proposta estatizante.
Ele encaminhou ao conselho um informe sobre a solicitação de melhorias no HBLEM, mostrando que a questão não é de gestão, mas do aporte de mais recursos e do apoio ao incremento da capacidade de atendimento ambulatorial e de internação eletiva em especialidades médicas cirúrgicas.
O relatório de três páginas, elaborado pela medica reguladora Alcione Bastos Alves, informa ainda que “a produção do hospital vem crescendo mensalmente, tendo meses que passou de 30% para 70% de produção na internação cirúrgica”.
E complementa, salientando que esses e outros fatos ”nos levam a acreditar que estamos no caminho certo e que devemos continuar apoiando a atual gestão e fornecendo recursos tanto físicos como de capacitação permanente aos técnicos que trabalham na unidade para que esse hospital possa continuar a sua missão, que é a de dar atendimento neurocirurgia e ortopedia, além de atendimento psiquiátrico”.
A médica reguladora da Sesab indica a necessidade de aquisição de novos equipamentos de hemodiálise para que sejam utilizados na UTI, além de carros de anestesia para reposição dos existentes e que estão sucateados pelos longos anos de uso.
Alcione Bastos Alves informa que a Suregs – Superintendência de Gestão e Regulação da Atenção à Saúde do Estado da Bahia vem acompanhando o HBLEM desde a sua contratualização, no ano de 2009, e que atualmente repassa com regularidade R$ 1.666.423,99 por mês, além de haver uma contrapartida de R$ 300.000,00 mil do governo municipal.
Ressalta ainda o documento, que a unidade é administrada pela Fundação de Assistência à Saúde (FASI), que vem “de forma crescente buscando alternativas que proporcione aos munícipes de Itabuna e de municípios de referência da macrorregião Sul, um atendimento médico sem ter em nenhum momento interrompido suas atividades, o que poderia ter-se esperado”.
+ LEIA MAIS »

A CRONICA DE WALMIR ROSÁRIO - DIRETO DE CANAVIEIRAS

  UM HOMEM QUE SE FEZ JIPE EM CARNE E OSSO em  março 21, 2024 Jipe caracterizado na estrada e na porta de uma oficina Por  Walmir Rosário* E...