Está na hora do 'Leão acordar'
Esse site tem sido procurado por diversos funcionários da Prefeitura de Itabuna para denuncia a sonegação da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) à Receita Federal e INSS.
De acordo com os servidores municipais, no ano de 2010 não consta nenhuma informação no sistema federal, causando transtornos aos que procuram o INSS para se aposentar. “O servidor que chegam à Previdência com a finalidade de requerer sua aposentadoria, recebem um ‘não bem grande’ por falta das informações que deveriam ter sido prestadas”, reclama um ex-servidor.
De volta à Prefeitura para solicitar o envio das informações, os ouvem da Secretaria da Administração de que todas as informações foram prestadas por aquela Pasta, mas que foram retidas pela Secretaria da Fazenda. Nesta secretaria não recebem qualquer informação a respeito, e os servidores “ficam a ver navios”.
Por último, são informados que as informações dormitam em “mesa esplêndida” na sala da Procuradora Juliana Burgos, que relutam em mandar as informações à Receita Federal e ao INSS. O fato também é de conhecimento do prefeito Capitão Azevedo, que comete crime de sonegação de informação fiscal à União. Por sua vez, o INSS e a Receita Federal, apesar de sabedoras da sonegação, também não tomaram qualquer providências para solucionar a pendência.