sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Desejo de Filha

Eu estava na lanchonete quando pai e filha entraram e se dirigiram ao balcão onde ficavam os salgados, doces, bolos e petiscos. A menina devorou tudo com os olhos e, discretamente, falou do que lhe agradava. O pai respondeu-lhe algo. Ela riu, censurou-lhe as palavras com um franzir de sobrancelhas e, depois; tocou-lhe carinhosamente na ponta do nariz.
Aquela alegria trouxe-me doces imagens de minha filha quando pequena e, então, prestei atenção nos dois Poucos dos presentes ouviram o pedido da menina, mas as palavras embargadas do pai ressoaram na sala;
- Se você escolher o salgado, não poderei pagar o suco; se você pedir o suco, não terei dinheiro para o salgado. Veja o que for melhor!
- Quero o suco! Respondeu a menina. E ambos voltaram às suas confidências, em voz baixa e amigável. Pai e filha eram como uma só pessoa, numa aura que contaminava a todos na lanchonete.
Os dois permaneceram conversando, baixinho, coisas que somente ambos ouviam. Eram sussurros, acompanhados de sorrisos e afagos. O suco já estava sendo preparado. Nem a menina de 14 anos, nem o pai, prestavam mais atenção ao balcão, até que foram surpreendidos por uma abordagem:
- Você se incomoda se eu pagar a merenda da menina? Perguntou um senhor, enquanto abria a carteira, diante do caixa para saldar sua conta.
O pai ficou atordoado, sem ter resposta. Olhou a filha, como a pedir ajuda, depois retornou as vistas para o homem que lhe oferecia auxilio, mas, antes que disesse algo, a menina respondeu:
- Não senhor! Não é preciso!
Assim que o homem deixou a lanchonete, o pai perguntou à filha por que não aceitara a oferta do desconhecido de lhe pagar a merenda. A menina riu um riso angelical e respondeu:
- Você me deu o suco como amor de pai; aquele homem quis pagar a merenda porque sentiu pena de mim. Eu não quero compaixão, quero alguém que dê trabalho a você.

Ari Donato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...