quarta-feira, 12 de junho de 2013

alhos & bugalhos

Leitura do Dia


Dia dos Namorados

Prang's Valentine Cards2.jpg
O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António, também conhecido pela fama de "casamenteiro".

História

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).
Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo fora, aproximadamente mil milhões (Portugal) (um bilhão no Brasil) de cartões com mensagens românticas são enviados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o comerciante João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim — que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados; wikipedia

SECRETÁRIAS DE SAÚDE COBRAM JORGE SOLLA


 

As secretárias de Saúde de Floresta Azul, Domilene Costa, Buerarema, Alessandra Lopes, Camacan, Aldeci Bezerra e Almadina, Zelma Lopes, participaram de uma reunião com o secretário estadual de saúde Jorge Solla.

Na reunião as secretárias solicitaram em caráter de emergência que as cirurgias eletivas desses municípios voltem a ser realizadas em Itabuna. Atualmente a SESAB regulou  esses procedimentos para Salvador, Vitória da Conquista e Itajuípe. Do politicosdosuldabahia

ITABUNA: PREFEITURA GARANTE INSTALAÇÕES PARA FUNCIONAMENTO DA UFESBA EM 2014

Secretário de Fazenda, Marcos Cerqueira, e prefeito Vane visitam o prédio em Ferradas - Foto Gabriel de Oliveira

O prefeito Claudevane Leite autorizou o aluguel do prédio onde funcionava a sede do antigo Grupo Messias, no bairro de Ferradas, para a instalação em Itabuna da reitoria e do campus provisório da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFESBA.

O local já tinha sido vistoriado pelo coordenador da Comissão de Implantação e provável reitor da universidade, professor Naomar Almeida Filho, que o considerou a melhor opção existente na cidade para o funcionamento da UFESBA até a inauguração do seu campus definitivo.

O prefeito de Itabuna também esteve no local antes de dar a palavra final para o aluguel do imóvel. Vane disse que a administração municipal procurou ser ágil na definição do local para instalação da reitoria e das salas de aula que vão assegurar o início do funcionamento da UFESBA já no ano que vem.

“Desde o começo entendemos a universidade como uma prioridade. A sua chegada a Itabuna vai mudar a cidade e a região, que darão um salto qualitativo de desenvolvimento. Eu considero a implantação da universidade federal um dos mais importantes empreendimentos da história do município, ao lado da rodovia BR-101 e da Ceplac”, salienta o prefeito.

Agora, segundo o reitor, a equipe de implantação terá um enorme desafio: montar os cursos, realizar concursos públicos, recrutar docentes e servidores, equipar os Colégios Universitários e os campi da UFESBA, tudo isso em prazo recorde de pouco mais de um ano. Naomar confia que “com a colaboração da sociedade grapiúna, de suas lideranças políticas e de toda a população da Região Sul e do Extremo-Sul da Bahia, com certeza teremos êxito nessa grata missão”. policosdosuldabahia

INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PARA CACAU BRASILEIRO É TEMA DE PALESTRA

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizará a palestra “Indicação Geográfica para o Cacau Brasileiro: potencialidades e desafios”, proferida pela Profa. Dra. Lúcia Fernandes (INPI).

O evento ocorrerá no dia 21 de junho, às 9h, na Sala de Multimeios da Biblioteca Central.

Podem participar alunos e professores da Instituição, comunidade externa envolvido com IG e demais interessados no tema.

Bolsa Família enfraquece o coronelismo e rompe cultura da resignação, diz socióloga

Dez anos após sua implantação, o Bolsa Família mudou a vida nos rincões mais pobres do país: o tradicional coronelismo perde força e a arraigada cultura da resignação está sendo abalada.
A conclusão é da socióloga Walquiria Leão Rego, 67, que escreveu, com o filósofo italiano Alessandro Pinzani, "Vozes do Bolsa Família" (Editora Unesp, 248 págs., R$ 36). O livro será lançado hoje, às 19h, na Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis. No local, haverá um debate mediado por Jézio Gutierre com a participação do cientista político André Singer e da socióloga Amélia Cohn.
Durante cinco anos, entre 2006 e 2011, a dupla realizou entrevistas com os beneficiários do Bolsa Família e percorreu lugares como o Vale do Jequitinhonha (MG), o sertão alagoano, o interior do Maranhão, Piauí e Recife. Queriam investigar o "poder liberatório do dinheiro" provocado pelo programa.
Aproveitando férias e folgas, eles pagaram do próprio bolso os custos das viagens. Sem se preocupar com estatística, a pesquisa foi qualitativa e baseada em entrevistas abertas.
Professora de teoria da cidadania na Unicamp, Rego defende que o Bolsa Família "é o início de uma democratização real" do país. Nesta entrevista, ela fala dos boatos que sacudiram o programa recentemente e dos preconceitos que cercam a iniciativa: "Nossa elite é muito cruel", afirma. ELEONORA DE LUCENA
DE SÃO PAULO
Prostitutas exigem retirada do ar de campanha contra Aids de que participaram

 oglobo — Quatro Prostitutas que participaram da campanha de prevenção à Aids com a frase “Sou feliz sendo prostituta", que acabou sendo tretirada do ar, vão enviar notificação extrajudicial ao ministério da Saúde, na quarta-feira, conforme informou a 
coluna do Ancelmo Gois nesta terça-feira. Por meio do documento, elas pedem a revogação da autorização de uso de imagem e exigem a imediata suspensão das outras peças publicitárias em que aparecem.
As prostitutas da campanha argumentam “radical mudança” na campanha original, que deixou de privilegiar “o enfrentamento do estigma e preconceitos como estratégia de prevenção às DST e Aids” para focar-se apenas no incentivo ao uso da camisinha, tornando-se “higienizada e descontextualizada”.
Imagina a festa
A Brahma está lançando uma edição especial e limitada de garrafas em alumínio para celebrar os grandes eventos esportivos do país.
Inspirada na taça da Copa do Mundo, a nova embalagem, veja só, reforça o slogan da cervejaria “Imagina a festa”.

GOIS DE PAPEL

A missão de Francisco

Deus até pode ser brasileiro, como diz o ditado popular, mas, nos últimos 50 anos, o número de católicos despencou de 93,1% para 64,6% da população, de acordo com o Censo de 2010. O cenário fica pior para o catolicismo quando se olha para os jovens. Multiplicam-se entre eles os que se declaram sem religião. Não são ateus, nem agnósticos. Querem acreditar em algo, mas ainda não se decidiram. Por isso, é fundamental para a Igreja Católica a vinda do Papa agora em julho para a Jornada Mundial da Juventude. E, veja que curioso, o encontro será justamente no Rio, o estado como menor número de católicos do país. Será que o carismático Papa Francisco vai acender a chama da fé entre os jovens brasileiros? A antropóloga Regina Novaes, que há 35 anos estuda religião, trocou dois dedos de prosa com Márcia Vieira, da turma da coluna, sobre o assunto. Veja só:
A presença do Papa pode significar uma repescagem de jovens para o catolicismo?
Tem chance. Eu percebo que jovens que se definem sem religião estão se envolvendo na vinda do Papa. O catolicismo é muito forte no Brasil. Quando se fala em decretar feriado, em fechar a Avenida Atlântica por causa da Jornada, ninguém estranha. Mas, quando se fala em fechar a Avenida Rio Branco para um evento evangélico, tem muita reclamação. Aqui é um território católico. A vinda deste Papa pode acender a fé dos brasileiros.
A Jornada tem também espetáculo, com Via Sacra na praia. Isso ajuda?
POR HOJE É SÓ. VOU GUARDAR A TESOURA, AGULHA E A Linha.
 
VOU BATER O MARTELO... PONTO FINAL. (REDAÇÃO: O BOLSO DO ALFAIATE)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...