quarta-feira, 19 de outubro de 2011

EIA-RIMA será discutido em Itajuípe


A Secretaria de Relações Institucionais e a Casa Civil do Governo do Estado da Bahia realizarão amanhã (20),  às 9 horas, no salão paroquial da Matriz do Sagrado Coração de Jesus, a apresentação do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA do projeto Porto Sul.
Convites foram formulados pela Coordenação de Assuntos Legislativo - SERIN para  lideranças empresariais, políticas, entidades de classe, sindicatos, associações de moradores e a imprensa.
Sofrendo uma forte concentração na Região Metropolitana de Salvador, que abrange as áreas industriais de Camaçari e Aratu, o eixo da economia baiana, a partir de 2011, se deslocará para o sul do Estado com a implantação do complexo logístico, portuário e industrial. Localizado em uma área de 1.771 hectares, o complexo intermodal integrado de porto, ferrovia, hidrovia e aeroporto ficará localizado na região de Aritaguá, distante 15 km de Ilhéus. 

A estimativa de geração de empregos diretos durante a construção é de 10.000 trabalhadores, além de proporcionar grande incremento na agricultura familiar, fruto da ferrovia. Explica o secretário de Infra Estrutura do Estado da Bahia, Antônio Carlos Batista Neves, a quem está alocado o projeto, que o Porto Sul contará com terminais para granéis agrícolas, combustíveis e contêineres, mais uma retro área primária destinada ao polo industrial, e de serviços destinados à exportação e importação. Com a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, ligando os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal com o litoral, a Bahia se transformará em um novo corredor para todos os produtos tanto oriundos como direcionados a estas regiões.

Também serão construídas 5 novas rodovias, anel rodoviário e aeroporto. As obras iniciais contemplarão silos (para biocombustível, soja, algodão, milho e café do Centro-Oeste e Oeste da Bahia) e um m i n e r o d u t o (atenderá a Bahia Mineração, projeto de US$ 1,6 bilhões que produzirá em Caetité, a partir de 2010, 25 milhões de toneladas/ano de minério de ferro.

Com calado de 25 metros, o porto oceânico terá um braço de 3 km para atracação dos navios, o que lhe dá perfeitas condições de sustentabilidade ambiental. Pela sua grandeza e estrutura, funcionará como canal de apoio aos portos do Sudeste, atualmente com problemas de atendimento.



FERROVIA BAHIA-OESTE - Estão em desenvolvimento pela Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias -,estatal vinculada ao Ministério dos Transportes, os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental dos 1.500 km de extensão da ferrovia, dos quais 1.100 km em território baiano.

Ligará o Porto Sul a Figueirópolis (Tocantins), com a primeira etapa, de Ilhéus a Caetité, prevista para ficar pronta em julho de 2011; a segunda, desta cidade até Correntina, em 2012, e o traçado final a concluir em 2012. Neville Barbosa, Superintendente de Transportes da Seinfra, adianta que o valor estimado para a sua construção é de R$ 6 bilhões, devendo o leilão de subconcessão ser realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, com a presença de empresas nacionais e internacionais. O vencedor será responsável pela sua manutenção e operação durante 30 ano
s.

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