terça-feira, 11 de outubro de 2011


WAGNER DESMONTA MOBILIZAÇÃO DA UPB

Prefeitos ouvem muitos discurso e saem de mãos abanando
A anunciada marcha dos prefeitos para a governadoria, com o objetivo de cobrar posição do governador Jaques Wagner sobre os investimentos para os municípios baianos não aconteceu conforme a União dos Municípios da  Bahia (UPB) vinha anunciando. Simplesmente o presidente da UPB, prefeito de Camaçari, Luís Caetano, foi desaconselhado (forma educada de dizer que recebeu um pito) por Jaques Wagner a realizar a mobilização nos moldes pretendidos.
Como bons cordeirinhos, os prefeitos continuaram na UPB à espera do governador, que chegou, se abancou e prometeu 150 ambulância para todo o estado, bem como a locação de 900 viaturas para as polícias, sendo 600 delas para o interior do estado. Fora isso, o governador continuou com seu discurso vazio, falando dos programas do Governo Federal que são executados na Bahia como se do Governo do Estado fossem.
E os prefeitos saíram do encontro felizes e satisfeitos com a conversa. Triste realidade.

PORTO SUL ABRE PORTAS PARA O DESENVOLVIMENTO

Grandes investimentos estão previstos para o complexo Porto Sul, em Ilhéus
A construção do Porto Sul, na Bahia, representa não apenas a oportunidade de dotar o interior do Estado de uma grande estrutura de transportes, mas também a chance de viabilizar novas políticas públicas. Quem afirma é a secretária da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Chiavon, que participou na manhã desta segunda-feira (10), em Ilhéus, de uma apresentação do  projeto para lideranças empresariais, políticas, entidades de classe, sindicatos, associações de moradores  e a imprensa do Sul da Bahia.
A secretária destacou o avanço que o Porto Sul representa, através de sua conexão com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). “Juntamente com uma ferrovia e um porto, são necessárias políticas públicas”, frisou Eva Chiavon, lembrando que a Fiol já se encontra em construção nos trechos que obtiveram a licença ambiental. Ela mencionou a existência de estudos demonstrando que “a cada 600 quilômetros de ferrovia, os custos com o transporte se reduzem à metade, o que é importante para se aumentar a competitividade do país”.
Sobre as políticas públicas que serão atraídas pelo Porto Sul, a secretária citou que o Estado já mantém entendimentos com a Caixa Econômica Federal (CEF), com o objetivo de beneficiar comunidades na área de influência do projeto com o programa Minha Casa, Minha Vida. As políticas públicas têm em vista o crescimento econômico projetado para a região, o que demandará uma maior infraestrutura. “A duplicação da rodovia Ilhéus – Itabuna e a construção da barragem no Rio Colônia são projetos que estão relacionados ao Porto Sul”, afirmou. A barragem é considerada fundamental para regularizar o abastecimento de água em Itabuna, atendendo não somente a demanda das residências, mas também favorecendo a atração de indústrias.
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