quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Concurso para professor e coordenador estadual oferece 3,4 mil vagas


alhos & bugalhos

Estado cede imóvel para construção de Centro Cultural de Informação em Itajuípe
Imóvel do antigo ICB/Cesta do Povo
Situado no coração da chamada região cacaueira da Bahia, o município de Itajuípe vai construir o novo Centro Cultural de Informação (CCI) da cidade. O empreendimento será composto pelo Arquivo Público, a Biblioteca Municipal e um Infocentro. A construção será realizada em um imóvel cedido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Administração (Saeb).

O imóvel, onde funcionava o Instituto de Cacau da Bahia, está localizada na rua Avelino Fernandes, no Centro de Itajuípe. O termo de cessão de uso do imóvel foi assinado nesta quarta-feira (18), pelo secretário da Administração, Edelvino Góes, e pelo prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral. O termo será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (19).

O município de Itajuípe, a 418 km de Salvador, tem suas origens na região do Sequeiro do Espinho, que pertencia a Ilhéus e se estendia até o município de Iguaí. O povoamento do território iniciou-se no final do século XIX, com a chegada dos primeiros pioneiros, que iniciaram o desmatamento e a formação de fazendas de cacau.
Participaram também da assinatura do termo de cessão, o secretário de Transporte e Trânsito da cidade de Itajuípe, Matheus França; e o assessor do deputado Estadual Rosemberg Pinto, Vital Bento. -
Fonte: Ascom/ Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

Concurso para professor e coordenador estadual oferece 3,4 mil vagas
Resultado de imagem para concurso professores bahia

O Governo do Estado vai abrir concurso com 3.460 vagas para professores e coordenadores pedagógicos, de acordo com publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 18. Das oportunidades, 2.796 são para docente e 664 para coordenador. 

Para o cargo de professor, o candidato deve ter formação de nível superior em licenciatura plena ou bacharelado na área. Já para o de coordenador, é exigido graduação em pedagogia.

Os aprovados serão distribuídos por 365 cidades do estado da Bahia. O edital de abertura do concurso será divulgado até o fim do mês de outubro.

NR. O Município de Itajuípe será um dos agraciado com vagas.

Educação debate uso de plataforma gratuita no combate à evasão escolar
Resultado de imagem para Educação debate uso de plataforma gratuita no combate à evasão escolar

A Comissão de Educação debate hoje a Busca Ativa Escolar, plataforma gratuita criada para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar. A ferramenta, conforme explica o deputado Alex Canziani (PTB-PR), reúne representantes das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, e é capaz de fornecer a municípios e estados dados concretos para o planejamento, desenvolvimento e implementação de políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

Foram convidados para o debate, entre outros:
- o chefe de Educação do Unicef, Italo Dutra;
- o coordenador do Movimento Todos pela Educação, Caio Calegari; e
- a presidente o Congemas, Vanda Anselmo.

Confira relação completa de convidados.

O debate será realizado às 9h30, no plenário 12.


NECA-UESC promove capacitação para produtores artesanais de cervejas
Resultado de imagem para NECA-UESC promove capacitação para produtores artesanais de cervejas

Com o objetivo de desenvolver ações empreendedoras e formação qualificada no setor de microcervejarias no Sul da Bahia,  Núcleo de Estudos sobre Cervejas Artesanais – NECA da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC,  promoverá capacitação gratuita sobre criação, desenvolvimento e registro de marcas para cervejas artesanais. O curso ocorrerá sábado (21), a partir das 8 horas na sala 1211, do Departamento de Administração (Pavilhão Pedro Calmon). Inscrições antecipadas e gratuitas pelo email:  neca@uesc.br

Direcionado aos  envolvidos com a produção de cervejas artesanais, o curso possui metodologia 100% prática, na qual abordará estratégias de posicionamento e design para construção de marcas para cervejas artesanais, será apresentado também os principais casos de sucesso e as etapas de registro no INPI. 

Com duração de quatro horas, o curso será ministrado por Gustavo da Cruz, professor de marketing e transferência de tecnologia do Departamento de Administração da UESC em conjunto com Laís Viana, advogada e ex-integrante do Núcleo de Inovação e Tecnologia – NIT da universidade.

Segundo o professor Gustavo, o curso tem como objetivo gerar reflexões e estímulos nos produtores de cervejas artesanais para a construção de marcas fortes e protegidas por meio da geração de vantagens competitivas para as microcervejarias da região.Blogdothame.br

Comissão permite que municípios construam penitenciárias para condenados locais
Resultado de imagem para prisao

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou proposta que permite que municípios construam estabelecimentos penais destinados ao recolhimento de condenados locais.

A proposta inclui artigos na Lei de Execução Penal (7.210/84), permitindo também que os estabelecimentos penais sejam construídos em conjunto pela União, estados, Distrito Federal e municípios. A lei atual não traz previsão expressa sobre a possibilidade de os municípios participarem da construção ou propriamente construírem estabelecimentos penais.

Laudivio Carvalho propôs que presídios sejam construídos em locais afastados dos centros urbanos

Hoje, a lei permite que os municípios construam apenas um tipo de estabelecimento penal – as cadeias públicas, destinadas a presos provisórios.

O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Laudivio Carvalho (SD-MG), ao Projeto de Lei 6412/16, do ex-deputado e atual prefeito de Porto Alegre (RS), Nelson Marchezan Junior. O substitutivo determina que todos os estabelecimentos penais sejam construídos em áreas rurais, em locais afastados dos centros urbanos, à distância que não inviabilize a visitação de amigos e familiares.

Além disso, prevê que, na construção dos estabelecimentos penais, haja a previsão de módulos para atividades industriais ou agrícolas.

Déficit de vagas
Laudivio Carvalho destaca que o déficit de vagas em presídios, no Brasil, ultrapassa 210 mil, o que, na sua visão, demanda a construção urgente de novos estabelecimentos.

“A medida aqui proposta vem em boa hora para a segurança pública nacional, permitindo expressamente que os municípios possam participar da construção ou que propriamente construam estabelecimentos penais, contribuindo para desafogar o sistema penitenciário”, disse.
Além disso, para o deputado, a medida poderá auxiliar na ressocialização dos presos, “que cumprirão pena mais próximos dos familiares e do normal convívio social”.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter
conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Pensamento do Dia
Resultado de imagem para o pensamento de vinicius de moraes__________________________________________________
Resultado de imagem para charges de vinicius de moraes

Por hoje é só... Vou guardar a linha, a agulha e o dedal. Vou bater o martelo: Ponto Final. Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com *Redação o Bolso do Alfaiate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...