sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Marcel Leal: "O Estado é responsável por garantir a liberdade de expressão"


Veja a entrevista do jornalista Marcel Leal ao repórter Fábio Luciano a respeito da iniciativa do Governo Wagner, reconhecendo a falha do Estado, ao indenizar a família do jornalista Manoel Leal, assassinado em 14 de janeiro de 1998.

FL-MARCEL, COMO VOCÊ VÊ O RECONHECIMENTO DO GOVERNO WAGNER À LIBERDADE DE IMPRENSA, DETERMINANDO A INDENIZAÇÃO DA FAMÍLIA DE SEU PAI, JORNALISTA MANOEL LEAL E A EXONERAÇÃO DO POLICIAL CIVIL MOZART BRAZIL QUE FOI JULGADO, CONDENADO E É O PRINCIPAL ACUSADO DE SER O EXECUTOR DO CRIME?

ML – É, você tem algumas facetas dessa história. Primeiro é que a atitude de Wagner é inédita, é o primeiro Estado a reconhecer a sua falha como Estado, e é lógico que não foi de Wagner, foi de Paulo Souto e César Borges que foram os governadores da época do crime e da investigação. É um mérito muito grande de Wagner e eu não esperava outra coisa dele, é o perfil dele. É um cara que está mudando a filosofia do que é um Estado do que é um Governador, lógico que a indenização não tem importância do ponto de vista pecuniário, até porque ela é muito pequena. A grande importância dessa indenização é porque ela reafirma que o Estado é responsável por garantir a liberdade de expressão.

FL- MARCEL ESSA PUNIÇÃO MESMO QUE PARCIAL AO EXECUTOR, NÃO TIRA TAMBÉM A IMPUNIDADE EM RELAÇÃO AOS MANDANTES?

ML- Não, esse caso só vai estar fechado no dia que os mandantes estiverem na cadeia. Até lá é um caso em aberto,até lá é um caso sem solução, um caso pendente.(jornalsportnews.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...