segunda-feira, 26 de julho de 2010



    
Novo presidente será eleito na segunda-feira (26)
O TRE-BA marcou para o dia 26 de julho, às 17 horas, a eleição do novo presidente, conforme convocação de sessão extraordinária publicada no DJE deste sábado (24).
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia marcou para o dia 26 de julho, às 17 horas, a eleição do novo presidente da Corte, conforme convocação de sessão extraordinária publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) deste sábado, dia 24 de julho.

Poderão concorrer ao cargo os dois juízes da classe dos desembargadores: desembargador Eserval Rocha, atual vice-presidente da Corte, e o desembargador Mário Alberto Simões Hirs, eleito pelo Tribunal de Justiça para a vaga de juiz titular da Corte no dia 30 de junho e que tomará posse pouco antes da eleição.
O desembargador Eserval Rocha nasceu na Vila de Santo Inácio, distrito de Gentio do Ouro, no dia 03 de setembro de 1951. Diplomou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia em 1976. Advogou até 1981, quando ingressou na magistratura, tomando posse na Comarca de Santana. Em 1983 foi promovido para a Comarca de Euclides da Cunha e em 1987 para a 3ª Vara Cível da Comarca de Jequié, ambas promoções por merecimento. Também em 1987 foi transferido para a Vara Cível da Comarca de Ipiaú e em 1990 obteve promoção por merecimento para a 19ª Vara de Substituições de Salvador.

Atuou como Juiz Substituto e Juiz Plantonista em diversas comarcas do interior, exerceu a função de Juiz Auxiliar da Corregedoria, Juiz Corregedor Auxiliar, além dos cargos de Juiz das Turmas Recursais dos Juizados Especiais da Capital e Juiz Convocado para a 1ª Câmara Cível e 1ª Câmara Criminal.

Em 2002, elegeu-se presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) e, no ano seguinte, escolhido Desembargador, pelo critério de merecimento. Em 2006 foi designado presidente da 1ª Câmara Criminal, eleito para Juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e para o Conselho da Magistratura.
Nascido em Salvador, o desembargador Mário Alberto Simões Hirs diplomou-se em 1976, pela Universidade Católica do Salvador. Advogado de vários sindicatos e promotor público, por dois anos, em 1981 foi aprovado em concurso para juiz de Direito, sendo designado para Lençóis, permanecendo na comarca por um ano.

Posteriormente, foi promovido por antiguidade para Seabra, onde permaneceu por dois anos. Por merecimento, chegou à Comarca da Capital, atuando na 17ª Vara Cível, Vara de Substituições e 1ª e 2ª Varas do Júri. Em 14 de março de 2004, tomou posse como desembargador, por merecimento, substituindo o desembargador Alexandre Sampaio.
Despedida – Na última sexta-feira, o presidente do TRE-BA, desembargador Sinésio Cabral, foi agraciado com a Medalha do Mérito Eleitoral com Palma, durante sua última sessão à frente da instituição.

Na presença de diversas autoridades, o desembargador agradeceu o apoio dos colegas, familiares e amigos, disse que “sempre usou de todos os esforços para obter os melhores resultados possíveis, e até impossíveis” e afirmou ter certeza que os membros da Corte “continuarão fazendo a justiça transparente e célere".

O presidente destacou ainda os feitos sob a sua gestão, dentre os quais o recorde de fóruns eleitorais inaugurados no interior do Estado, no total de dez unidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...