quarta-feira, 20 de março de 2013


alhos & bugalhos
Leitura do Dia
O Grito da Bacia doAlmada:
Universidade Federal do Sul da Bahia, na Estação Joaquim Bahiana
Estamos às vésperas da instalação da universidade federal do sul da Bahia, e prestes a ver as instalações dessa universidade ser construída em um terreno de mata atlântica fechada o qual enfrentará vários processos ambientais até obter suas licenças para derrubar um grande pedaço de mata atlântica na cidade de Itabuna, em uma localização que não atende bem as cidades do sul da Bahia.
Outra questão a ser ponderada é o fato de o retrocitado terreno, segundo o que foi apresentado, ter uma área total 400 (quatrocentos) hectares, porém, apenas poderá ser disponibilizado para as edificações cerca de 60 (sessenta) hectares, podendo chegar a 100 (cem) hectares, dependendo de acordo com o proprietário.
Existem, ainda, dificuldades de acesso ao local e também relativas à infraestrutura, uma vez que não há instalações de luz elétrica, água e telefone, sem falar na dificuldade para a instalação de internet, dentre outros serviços que se farão imperiosos.
Diante dos problemas supracitados, informamos a existência de outro local de fácil acesso, à beira da BR 101, com infraestrutura completa (água, luz elétrica, telefone e serviço de transporte público coletivo), que dispensa qualquer atividade de desmatamento ou terraplanagem. Ressalta-se, ainda, sua localização próxima a um grande número de cidades, viabilizando um melhor atendimento à região sul da Bahia, uma vez que UFESBA está sendo criada para atender uma demanda da região como um todo. Enfim, trata-se de um local praticamente pronto para começar as operações da UFESBA, diminuindo assim, o custo da instalação e o tempo de construção.
A estação Joaquim Bahiana, que é de propriedade da União, é um centro de pesquisa da CEPLAC que se encontra subutilizado. Está localizada em uma faixa de terreno que divide os municípios de Itabuna, Itajuípe e Barro Preto, na estrada Itabuna/Itajuípe, onde já existe uma grande estrutura com prédios administrativos construídos, galpões, escritórios, área pavimentada, água, luz, telefone, campo de futebol, laboratórios de pesquisa, área de conservação ambiental já definida. 
Outra grande vantagem é o fato de ser uma área mais centralizada que a apresentada pela Prefeitura de Itabuna. Localizada à beira da BR 101, com um quilometro de extensão a beira da BR, com parada de ônibus, nos dois sentidos, em frente às suas instalações, a Joaquim Bahiana é rota de localidades como: Maraú, Itabuna, Itajuípe, Ubatã, Almadina, Coaraci, Itapitanga, Inema, Uruçuca, Ubaitaba, Aurelino Leal, Ibirataia, Itamarati, Itapitanga, Travessão, Gandú, Gongogi, Banco Central, Serra Grande, Ilhéus, Ipiaú, Floresta Azul, Itacaré, Barra do Rocha, entre outras, atingindo uma população de mais de 826.239 habitantes em 53 municípios a norte.
Com uma área de 110 hectares a Joaquim Bahiana é quase quatro vezes maior que a UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), e o mais importante, já é uma área federal, diminuído assim os custos da implantação. -
http://www.avaaz.org/po/petition/A_instalacao_da_Universidade_Federal_do_Sul_da_Bahia_na_Estacao_Joaquim_Bahiana/?tltgqeb - Enviado pela Avaaz em nome da petição de Luciano Marques

ITAPÉ: PREFEITURA VAI REALIZAR OBRA DE SANEAMENTO


 

Nos próximos dias a Prefeitura Municipal de Itapé dará inicio a uma grande obra de saneamento básico, com a construção de 500 metros de rede de esgoto nas ruas Boa Vista e Bela Vista- Bairro Luiz Viana (Estado).

Neste sentido, o prefeito Pedro Jackson Brandão (Pedrão) autorizou no final de fevereiro a compra de 320 manilhas 0,40 que serão utilizadas na obra. “Essa é a primeira obra de várias que vamos realizar no Bairro do Estado.

A rede de esgoto da Bela Vista e da Boa Vista era uma reivindicação antiga dos moradores. Esse é o papel da prefeitura, fazer pela cidade”, destaca o prefeito Pedrão.
Recentemente a prefeitura realizou a colocação de cascalho na localidade da ‘Portelinha’, reformou o PSF e, colocou lâmpadas em todo o bairro Luiz Viana.

Com pouco mais de vinte anos, o Bairro Luiz Viana chamado popularmente de Estado, é hoje a maior comunidade da cidade de Itapé com a população girando em torno de três mil habitantes. O bairro sempre recebeu dos governos de Pedrão a atenção necessária para o seu desenvolvimento como a abertura de ruas, calçamento e posto de saúde.

 Juceb pode fechar empresas sem alteração
A Junta Comercial da Bahia (Juceb) iniciou o processo de cancelamento de empresários e sociedades empresariais inativas, que nos últimos 10 anos (desde 31 de dezembro de 2002), não arquivaram qualquer documento.
Para evitar o cancelamento do registro, os empresários e sociedades empresariais devem arquivar na Juceb, até 16 de abril, comunicação de funcionamento, de paralisação temporária de atividades ou ato de alteração.

Todo o material sobre o cancelamento, que está respaldado em instrução normativa do Departamento Nacional de Registro do Comércio, está disponível no site

www.juceb.ba.gov.br.


VEJA COMO O GOVERNO TRATA A EDUCAÇÃO

 
De O Globo - Enem 2012: textos nota 1000 têm

erros como ‘enchergar’ e ‘trousse’

LAURO NETO - RIO — “Rasoavel”, “enchergar”, “trousse”. Esses são alguns dos erros de grafia encontrados em redações que receberam nota 1.000 no Exame Nacional de Ensino Médio 2012 (Enem). Durante um mês, O GLOBO recebeu mais de 30 textos enviados por candidatos que atingiram a pontuação máxima, com a comprovação das notas pelo Ministério da Educação (MEC) e a confirmação pelas universidades federais em que os estudantes foram aprovados. Além desses absurdos na língua portuguesa, várias redações continham graves problemas de concordância verbal, acentuação e pontuação. - Confira o texto completo em O GLOBO

 

COLIGADO DE LULA, MALUF É NOVO ALVO DO STF


 
Maluf e Lula em momento de intimidade
Da Agência Brasil - O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito para investigar se o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) cometeu crime de caixa 2 na campanha eleitoral de 2010. O ministro Luiz Fux atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para aprofundar investigação iniciada na Justiça Eleitoral de São Paulo.
Há suspeita de que Maluf teve despesas de quase R$ 170 mil pagas pela empresa Eucatex, que pertence à sua família, sem declarar os gastos em sua prestação de contas. Apurações indicaram que a empresa Artzac prestou serviços à Eucatex, mas com destinação para a campanha de Maluf. A quantia corresponde a 21% do total gasto na campanha.
A operação resultou na rejeição das contas de Maluf na Justiça Eleitoral de São Paulo. Para aprofundar as apurações, a PGR pediu uma série de diligências ao STF, que foram atendidas por Fux e devem ser cumpridas no prazo de 60 dias da data da publicação do despacho, que é do dia 19 de fevereiro.
Entre as medidas, estão a solicitação, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de cópias de notas fiscais emitidas pela Artzac, assim como a oitiva do dono da empresa e do próprio Maluf.


CNI/IBOPE: APROVAÇÃO A DILMA BATE NOVO RECORDE


 
Dilma atinge novos recordes de aprovação.
A aprovação dos brasileiros ao Governo Dilma bateu novo recorde na pesquisa trimestral realizada pelo Ibope, sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Pelo levantamento, 63% dos brasileiros consultados avaliaram o governo como ótimo ou bom ante 62% nas pesquisas anteriores, realizadas em setembro e dezembro do ano passado. Para 29%, a gestão é regular e 7% a consideram ruim ou péssima.
Os resultados da pesquisa foram divulgados hoje e revelam, também, que a aprovação ao modo de governar e a confiança em Dilma registraram recordes. A CNI/Ibope apurou que 79% aprovam o governo e chega a 17% o universo dos que desaprovam. A confiança na presidente brasileira é de 75%. 22% dizem não confiar na petista.
A pesquisa CNI-Ibope foi feita entre os dias 8 e 11 de março, a partir de 2.002 entrevistas em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o grau de confiança do estudo é de 95%.

Por hoje é só. Vou guardar a tesoura, agulha e a linha.
Vou bater o martelo... Ponto Final. (Redação: o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...