terça-feira, 21 de março de 2017

SESSÃO DEBATE CRISE NA CEPLAC


alhos & bugalhos*

Município

Paróquia do Sagrado Coração de Jesus: Completou 92 anos


A Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Itajuípe, completou ontem 20, 92 anos de história. Missão, partilha e acolhimento, foram os grandes desafios instituídos por um conto marcado pela fé e caridade.

No dia 20 de março de 1925 chegaram os primeiros missionários, numa terra ainda cujo nome era Pirangi. Frei Bento de Souza e seu auxiliar Pe. Francisco Xavier deu início a santa Missão, celebrando uma missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus que conseqüentemente viria a ser o padroeiro da cidade.

No dia 03 de Abril de 1925, na primeira sexta feira do mês foi lançada a pedra fundamental de construção da Igreja Matriz e Frei Bento de Souza teve como principais colaboradores os senhores João Deway Guimarães, Dr Alencar Mota, Firmino Caldas, Alexandre Pereira de Souza, D. Maria Assis, Jayme Gomes Ribeiro, Laurindo Eustáquio de Jesus, Ciriaco José da Anunciação, Collatino Berbert e Antonio Queiroz de Araújo.

Em 27 de outubro de 1927, o coronel Manoel Misael da Silva Tavares doou através de escritura a área onde foi construída a Matriz do Sagrado Coração de Jesus.

 
Frei Hermano, frade de origem alemã
No decorrer desses 92 anos, diversos frades de nacionalidade alemã, italiana, brasileira e portuguesa, exerceram o ministério da evangelização, quer como vigário, quer como cooperador nesta paróquia que hoje tem a frente o Padre Edson Hagge.

A história permeia até os dias de hoje, com personagens de fé, numa grande missão erguer um templo de oração numa cidade ainda pouco povoada, cuja igreja pertencia as Paróquias de São José de Itabuna e São Jorge dos Ilhéus. Fonte – Retrospectivo, autor WanderlitoBarbosa (Litinho) e Memória Histórica de Itajuípe, autor Vicente Pires  e site da AMURC


Região

Resultado de imagem para ceplac

Sede regional da Ceplac, na rodovia Ilhéus-Itabuna (Foto Divulgação).

A queda no orçamento da Ceplac para 2017, o rebaixamento institucional do órgão – que virou departamento do Ministério da Agricultura – e o enxugamento dos setores de pesquisa e extensão serão abordados, na próxima quinta (23), durante sessão especial na Câmara de Vereadores de Ilhéus.

O evento deverá contar com representações da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa, além de vereadores e prefeitos sul-baiano. A sessão deverá começar às 14h, no Plenário Gilberto Fialho. A crise na Ceplac aprofundou-se nos últimos anos e o decreto de rebaixamento veio junto com a queda orçamentária.

Multa para descarte de lixo na rua em Itabuna

Resultado de imagem para lixos depositados nas ruas itabuna


Após a leitura em Plenário, dois projetos de lei encaminhados pelo prefeito Fernando Gomes começaram a tramitar na Câmara de Itabuna. A partir deles, os vereadores vão apreciar o descarte de lixo em logradouros públicos (aqui se insere o programa Itabuna Limpa) e a recriação da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos de Itabuna (Arsepi). Para regulamentar o recolhimento dos resíduos, o Poder Executivo pretende multar estabelecimentos e cidadãos que jogarem lixo em local inadequado. A multa seria calculada em função da quantidade do descarte irregular. Nesse sentido, o Itabuna Limpa objetivaria, por exemplo, conscientizar a população, estimular a reciclagem, preservar a limpeza e prevenir alagamentos.

Estado

Resultado de imagem para jovens em situação de pobreza

O estado da Bahia possui 954.726 crianças e adolescentes de 0 a 14 ano sem situação de pobreza, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 20, no Cenário da Infância e da Adolescência do Brasil, documento elaborado anualmente pela Fundação Abrinq, braço social da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos. No Brasil todo, são 17,3 milhões de crianças e adolescentes que, nesta fase da vida, estão na faixa de pobreza – o que representa 40% da população dessa idade.O levantamento, que contém 60 páginas, entre gráficos, tabelas e artigos sobre direitos humanos infantis, aponta, ainda, que o trabalho precoce atinge 5,5% das crianças e adolescentes baianos com idade entre 5 e 17 anos. Administradora-executiva da Fundação Abrinq, Heloísa Oliveira explica que o documento expõe, ao todo, 23 indicadores sociais, com base em dados de fontes públicas de informação.

Nacional

Comissão debaterá regulamentação da profissão de agente de saúde
Resultado de imagem para agentes de saude itajuipe

A comissão especial encarregada de analisar projeto de lei que define as atribuições das profissões de agente comunitário de saúde (PL 6437/16) se reúne, nesta terça-feira (21), para eleger seus vice-presidentes, votar requerimentos e realizar audiência pública.

A proposta, de autoria do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), altera a lei que regulamenta a profissão (11.350/06) de agente comunitário e redefine as atribuições desses profissionais, diferenciando atividades privativas, supervisionadas, compartilhadas e integradas.

No texto, também é exigido o ensino médio como condição para o exercício da atividade, além de 200 horas de curso de aperfeiçoamento a cada 24 meses de atuação.

Participarão do debate: um representante do Ministério da Saúde; um representante da Fiocruz; um representante da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde; um representante da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs); um representante da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias (Fenasce).

A comissão especial se reunirá às 14 horas, no plenário 5 das comissões.

Presidente do TSE diz que atual sistema eleitoral se exauriu e está viciado
Resultado de imagem para sistema eleitoral falido

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, afirmou, há pouco, que o atual sistema de votação das eleições proporcionais (deputados federais e estaduais e vereadores) está exaurido e é um dos responsáveis pela crise política.

Segundo Mendes, a votação em lista aberta de candidatos, como acontece hoje, foi ainda mais “distorcida” diante da possibilidade de coligações partidárias. As declarações de Mendes foram feitas em entrevista aos jornalistas, logo após a abertura do seminário internacional sobre sistemas eleitorais, promovido por TSE, Câmara dos Deputados e Instituto Idea, na sede do TSE.

“O sistema de lista aberta, com coligação e sem nenhum freio, se exauriu e levou ao atual estágio. Dificilmente, haverá um modelo com tantos inconvenientes como o que temos agora, sobretudo com as coligações, em que os candidatos se elegem com os votos de terceiros e, no dia seguinte, já estão divorciados. Vota-se em Tiririca e elege-se Valdemar da Costa Neto e Protógenes. São pouquíssimos os candidatos que se elegem com o seu próprio voto, preenchendo o quociente eleitoral. Então, o sistema está viciado. E o vício ampliou-se porque agora não temos mais financiamento corporativo (de empresas). Então, para onde vamos? Financiamento via fontes irregulares ou até crime organizado?”, ponderou o presidente do TSE. Camara.gov.br

O pensamento do Dia
Resultado de imagem para o pensamento de de erasmo de roterda

Por hoje é só... Resultado de imagem para chargess de fgtsVou guardar a linha, a agulha e o dedal. Vou bater o martelo: Ponto Final. Publicação simultâneas: correioitajuipense.blogspot.com – academialalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com

*Redação o Bolso do Alfaiate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...