terça-feira, 28 de março de 2017

Cursos de universidades estaduais da Bahia estão entre os melhores do País

alhos & bugalhos*
Utilidades

ProUni abre inscrições para bolsas não preenchidas

Resultado de imagem para vagas remanescentes prouni
da Agência Brasil  - O Programa Universidade para Todos (ProUni) abriu, na noite de ontem (27), as incrições para as bolsas que não foram preenchidas no processo de seleção regular. O cadastro vai até 5 abril para os candidatos que não estão matriculados na instituição de ensino e até 5 de maio para os estudantes já inscritos na instituição em que desejam obter a bolsa. 

Podem concorrer professores da rede pública e estudantes que fizeram alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. O candidato não pode ter nota 0 na redação e precisa de, no mínimo, 450 pontos na média no Enem. As inscrições serão pelo site do ProUni.

As bolsas integrais são para os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo por mês e as parciais, para os participantes com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos. Os professores estão dispensados do critério de renda.

Além disso, o candidato deve ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, ou em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola, ou ser pessoa com deficiência. 

A inscrição é gratuita e efetuada exclusivamente pela internet, acessando a página do Prouni no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br. Antes de iniciar a inscrição, o candidato deve se cadastrar no sistema de bolsas remanescentes.

O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições privadas de ensino superior. Na primeira edição deste ano, o ProUni ofertou 214.242 bolsas de estudo. As bolsas que não foram preenchidas em nenhuma das chamadas regulares serão ofertadas nesta etapa.



Municípios

Cursos de universidades estaduais da Bahia estão entre os melhores do País

Resultado de imagem para uesc - universidade estadual de santa cruz


De acordo com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2015, as universidades estaduais do Estado (Uneb), Campus de Salvador, de Vitória da Conquista (Uesb) e de Itabuna/Ilhéus (Uesc), ficaram entre as melhoras do Brasil, superando a médica nacional em algumas disciplinas, ao conseguir Conceito Preliminar de Curso (CPC) mais alto que instituições particulares e outras públicas. Os resultados foram divulgados este mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira (Inep).

Alguns cursos se aproximaram da nota máxima (5), como é o caso de Psicologia da Uneb (campus de Salvador), avaliado com 4,7422, ficando, em terceiro lugar – seguido da Universidade Federal do Recôncavo –UFRB (7º) e Universidade Federal da Bahia – Ufba (10º) – entre as graduações da disciplina no País. A explicação para o desempenho é o enquadramento às diretrizes curriculares.

A Uneb, em Salvador e Juazeiro, também foi bem avaliada pelo Enade – exame que todo estudante concluinte precisa fazer para obter o diploma – no curso de Direito, com notas 4,3391 e 4,0616, respectivamente. A Uesb (Conquista) teve destaque nos cursos de Administração  (4,0915) e Direito (4,0886). Na Uesc, o curso mais bem avaliado foi o de Direito, com a nota 4,0278.

O secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, destacou que este resultado comprova a qualidade das universidades públicas da Bahia. “Temos dialogado muito com os reitores, buscando ampliar cada vez mais a participação das universidades na melhoria da educação básica, aproveitando toda a expertize que possuem. Já temos parcerias importantes na implantação dos Complexos Integrados de Educação, junto com a Uneb e UFSB [Universidade Federal do Sul da Bahia]”.
Segundo ainda Pinheiro, o Governo também está ampliando o perfil da participação das universidades públicas da Bahia na formação de professores e formatando junto com elas o projeto para as licenciaturas interdisciplinares”.  O secretário também destacou “o projeto Mais Futuro, que está contribuindo para a garantia de permanência daqueles estudantes com maior vulnerabilidade social”.


Prefeito de Ilhéus decreta Estado de Emergência na SDS

Resultado de imagem para ilhéus


Em nota divulgada às 17 horas de ontem (27), a Prefeitura de Ilhéus informou que o prefeito Mário Alexandre decretou estado de emergência na Secretaria de Desenvolvimento Social. Uma resposta para as informações divulgadas pela Operação Citrus, a medida valerá até 8 de maio. Segundo o prefeito, informações da investigação do Ministério Público do Estado da Bahia obrigaram o governo municipal a “adotar medidas que preservem o erário”. O decreto também suspende contratos e pagamentos de todas as empresas investigadas. Além disso, a secretaria “suspenderá o atendimento ao público, mas manterá o expediente interno e o encaminhamento de casos urgentes”, informa a nota. (Blog do Gusmão)

Estado

Rui Costa anuncia realização da Campus Party na Bahia

Resultado de imagem para maciel barreto casemod  O itajuipense Maciel Barreto,

um dos grandes campeão nas Campus Party Brasil e internacional.


A Bahia vai receber um dos maiores eventos de ciência e tecnologia do mundo, a Campus Party. A informação foi divulgada ontem (27) pelo governador Rui Costa, que se reuniu com o presidente da Campus, Francesco Farruggia, na sede da Governadoria, em Salvador. “Definimos a realização do evento pela primeira vez na Bahia, para felicidade dos geeks e nerds baianos. Nosso estado entra no circuito internacional da Campus Party, que acontece em países como Estados Unidos, Holanda, Cingapura, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, México e Argentina”, afirmou Rui em sua rede social. Na próxima semana, o Governo do Estado convocará uma coletiva de imprensa para anunciar os detalhes do maior evento internacional de fanáticos digitais. Do: Tribuna da Bahia

BAHIA TEM DÉFICIT DE QUASE MIL DEFENSORES PÚBLICOS

Resultado de imagem para defensores publicos da bahia


Faltando pouco menos de dois meses para o Dia do Defensor Público, celebrado em 19 de maio, os profissionais que atuam na Bahia não têm muito a comemorar e lutam pela maior valorização da atividade.

Além de enfrentar um déficit de quase mil defensores, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), eles reivindicam também melhores condições de trabalho.

Com o quadro atual de 276 defensores públicos, a Bahia tem déficit de 963 profissionais, conforme o Ipea, que aponta a necessidade de pelo menos 1.239 defensores para atender à população que ganha até três salários mínimos, considerada o público-alvo da instituição.

O quatro atual é inferior à metade do que estava previsto quando aprovada a Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), em 2006, que determinava (há 11 anos) a necessidade de 583 profissionais.

Além disso, a Emenda Constitucional 80, de 2014, prevê que, até 2022, todas as comarcas de todos os estados tenham a atuação da Defensoria Pública. Na Bahia, das 279 comarcas, apenas 29 (cerca de 10% delas) contam com pelo menos um defensor público, segundo a Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adep), que pede maior “atenção” do governo para a DPE.

Com a situação, os maiores prejudicados são justamente aqueles que precisam dos serviços da DPE – ou seja, as pessoas mais pobres ou em situação de vulnerabilidade social – para ter acesso à Justiça.

O defensor-geral do estado, Clériston Cavalcante, ressaltou que a DPE tem se empenhado para cumprir a emenda 80 e destacou que a instituição teve aumento de orçamento nos últimos dois anos (leia mais abaixo).

Já o governo do estado, por meio da Secretaria de Comunicação, informou que as questões referentes ao déficit de defensores e demais problemas devem ser respondidas pela própria DPE, que “é autônoma e tem orçamento próprio”.

“Esse déficit já mostra que estamos muito longe de conseguir atender à população como a lei exige, no sentido de garantir o acesso à Justiça. Podemos dizer que a população mais pobre não consegue ter acesso à DPE por conta do déficit de profissionais”, afirmou o presidente da Adep, João Gavazza. - Leia íntegra n´A Tarde

Nacional

Estados e municípios terão 6 meses para fazer reforma


 Resultado de imagem para reforma da previdencia estados e municipio

Após a repercussão negativa e a avaliação de que havia impasse jurídico para retirar servidores estaduais e municipais da reforma da Previdência, o presidente Michel Temer recuou e quer propor prazo de seis meses para que governadores e prefeitos elaborem suas próprias regras.Caso os Estados e os municípios não aprovem as reformas em 180 dias, passariam a valer as regras estabelecidas pelo Congresso Nacional.A solução, definida após reunião entre Temer, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o secretário de Previdência, Marcelo Caetano, serviu como alternativa ao anúncio feito na semana passada, de retirar servidores estaduais e municipais da reforma.Auxiliares do presidente detectaram repercussão negativa no mercado, insatisfação de governadores e a avaliação de que poderia ser inconstitucional.

Veto deve impedir que políticos administrem rádios comunitárias


Resultado de imagem para charges radios comunitarias 

O presidente Michel Temer deve vetar até esta terça (28) manobra legislativa que autoriza políticos a exercer cargos de diretor ou gerente em rádios comunitárias e retransmissoras do país.A permissão foi incluída pelo Congresso em medida provisória enviada pelo Palácio do Planalto no ano passado que estabelece novas regras para renovação de outorga dos serviços de rádio e televisão.O Código Brasileiro de Telecomunicações proíbe que pessoas "no gozo de imunidade parlamentar ou de foro especial" exerçam as funções de gerente e diretor em concessionárias, permissionárias ou autorizadas de serviço de radiodifusão.O texto remetido pelo Legislativo para sanção presidencial, contudo, alterou o parágrafo, excluindo a proibição para as autorizadas, que incluem as rádios comunitárias e as retransmissoras.A tentativa de mudança na legislação ocorre em meio à análise pelo Supremo Tribunal Federal de uma ação que questiona a participação de políticos nas empresas de comunicação.A atual legislação não proíbe que políticos sejam sócios de rádio ou televisão.

O pensamento do Dia
Resultado de imagem para o pensamento de nietzsche

Por hoje é só... 
Vou guardar a linha, a agulha e o dedal. Vou bater o martelo: Ponto Final. Publicação simultâneas: correioitajuipense.blogspot.com – academialalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com

*Redação o Bolso do Alfaiate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...