segunda-feira, 5 de junho de 2017

Convocados do Partiu Estágio devem se apresentar ao trabalho

alhos & bugalhos*
Esquecido império do cacau reativa 'turismo do chocolate' na Bahia


A cidade de Ilhéus guarda um importante acervo da história do país na qual o cacau, que perdeu espaço por pragas agrícolas, descuido e secas, volta a ser um instrumento da população para recuperar o selo do "turismo do chocolate" e reescrever a obra de Jorge Amado.
O objetivo da população é "reacender" o cultivo da "fruta dos deuses" na região, trabalhando com a recuperação histórica de locais como o Rio do Braço, primeiro distrito de Ilhéus e antiga estação de trem da região, por onde circulava o cacau entre os anos 1920 e 1930.
O lugar está em ruínas e a seca de 2016 afetou os cacaueiros que ainda tinham plantações ali.
Com o propósito de recuperar o espaço como patrimônio histórico e cultural, o empresário Lucas Kruschewsky lidera um projeto para a restauração do Rio do Braço.
"O Rio do Braço é o primeiro distrito de Ilhéus, importantíssimo. Foi cenário de novela, de filme, está nas páginas de Jorge Amado e por isso o trabalho é de resgate cultural e histórico", explicou à Agência Efe o empresário e ativista.
A primeira atividade foi transformar as ruínas do galpão central por onde chegava o cacau em um restaurante de comida típica, para atrair primeiro os residentes dos arredores e, logo depois, os turistas.
Segundo Kruschewsky só desta maneira será possível "envolver" a população para propor uma restauração coletiva e voluntária na área e, como consequência, recuperar a vontade dos jovens produtores em plantar cacau e produzir o que se classifica como chocolate de origem, aquele com maior concentração da semente.
Resultado de imagem para rio do braço ilhéus

Resultado de imagem para rio do braço ilhéus
"Os melhores produtores de chocolate são os europeus, mas eles não tem nenhuma árvore de cacau plantada. Por isso, além de internacionalizar a cultura do cacau, o objetivo é valorizar o que nós temos, o nosso chocolate de qualidade e saudável", destacou.
Ilhéus é reconhecida como a "rota do chocolate", mas nas últimas décadas esta valorização caiu e os produtores estão tentando retomar a marca do chocolate baiano como o melhor do Brasil, podendo ser comparado com os famosos suíços, já que se utiliza pelo menos 30% a mais de cacau na composição.
Essa porcentagem ou superior garante a diferença do chocolate industrial e o de origem.
A cidade continua explorando o comércio de produtos derivados do cacau, entre eles artesanatos, produtos de beleza e higiene, além da própria gastronomia que foi reforçada com a tradução a vários idiomas de "Gabriela", uma das obras célebres de Jorge Amado (1912-2001).
Para a população existe um sentimento de gratidão ao autor por ter imortalizado Ilhéus para o mundo.
"Se não fosse Jorge Amado, talvez a nossa história das fazendas de cacau e as nossas belezas naturais que estão tão esquecidas pelo poder público também seria uma rota ignorada pelos turistas", comentou à Efe a professora aposentada Ana Maria Oliveira.
Com o mais extenso litoral da Bahia, conhecido como Costa do Cacau, o município é um dos primeiros do Brasil, fundado em 1536, e conserva na arquitetura do centro da cidade as marcas da era colonial portuguesa, como a estátua da poetisa grega Safo, usada em barcos pelos portugueses entre 1924 e 1927.
A estátua é a única da poetisa na América do Sul e Safo é registrada na história como a primeira mulher a lutar pelos direitos de gênero, como contou o guia turístico Aloísio Souza.
As fachadas das casas também mantêm as iniciais dos "barões do cacau", como eram chamados os 'coronéis' e uma delas se transformou na Casa de Cultura e Museu Jorge Amado, onde a história da cidade está retratada pela coleção de objetos cedidos pela família do autor.
Das páginas dos livros aos panfletos de itinerários turísticos, Ilhéus passa por uma fase de transição entre o 'coronelismo' das décadas de 1920 e 1930 e a tentativa de ser um ponto de parada de turistas brasileiros e latinos, especialmente após a abertura de um aeroporto na cidade.
Pensando nisto, muitos resorts instalados ali, como o Cana Brava, surgiram de moradias familiares que se transformaram em um motor para impulsionar um turismo mais barato no Nordeste, com foco nas famílias de novas regiões.
O diretor do Cana Brava, Rafael do Espírito Santo, faz parte de um grupo de empresários que 'vende' o conceito do chamado "turismo do chocolate".
O turismo da cidade é o resultado histórico das gerações de cacaueiros, que no ecossistema da Mata Atlântica passaram por 20 anos sem exportar à Europa e deixaram aos filhos e netos o cuidado e a preservação da cultura do cacau.
"Sinceramente, nunca comi nada tão bom como o cacau", declarou à Efe o pequeno Bento, de sete anos, que cresce entre as fazendas e as histórias dos extintos 'coronéis' contados pelos seus avôs. Do: G1

Uneb abre vagas de nível superior em todas as regiões da BA


Resultado de imagem para uneb
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) recebe inscrições, até o dia 15, para o processo seletivo simplificado destinado à contratação de 58 técnicos de nível superior. O salário varia de R$ 1.981,98 (para carga horária de 30 horas semanais) a R$ 2.648,86 (para 40 horas semanais), acrescido de auxílio-transporte e auxílio-alimentação. O candidato deve possuir curso superior completo em qualquer área de formação. Há vagas para Salvador, Alagoinhas, Juazeiro, Jacobina, Santo Antônio de Jesus, Caetité, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso, Barreiras, Teixeira de Freitas, Serrinha, Guanambi, Itaberaba, Conceição do Coité, Valença, Irecê, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Camaçari, Brumado, Ipiaú, Euclides da Cunha, Seabra, Xique-xique e Canudos.  Os selecionados vão atuar em funções de apoio administrativo e/ou técnico administrativo nos Departamentos Acadêmicos da Uneb. Todos os candidatos serão submetidos a uma prova objetiva composta por 45 questões.


Resultado de imagem para economia bahiana
De acordo com dados analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Produto Interno Bruto baiano cresceu 0,3%, na comparação com o quarto trimestre de 2016, considerando a série livre de influências sazonais. Já na comparação com o primeiro trimestre de 2016, o indicador apontou recuo de 1,1%. No que se refere ao Brasil, os dados indicaram que houve expansão de 1,0% na comparação com o quarto trimestre de 2016 e retração de 0,4% na comparação com o primeiro trimestre de 2016.
Segundo Gustavo Pessoti, diretor de Indicadores e Estatística da SEI, o resultado do PIB expressa a reversão da tendência negativa na análise em relação ao quatro trimestre de 2016. “Há uma consistente recuperação da agricultura, que inclusive dará o tom da retomada nos próximos trimestres.

Além disso, o resultado é importante para começar a reverter as expectativas da economia baiana. Uma fato que confirma o começo da recuperação foi a geração de postos de trabalho em abril, com aproximadamente 7.200 novos postos em todo o estado. Com isso, a SEI já consegue estimar que o resultado global do PIB deverá se situar entre 05 e 1,0% em 2017”, avalia Pessoti.

O desempenho do PIB baiano no primeiro trimestre de 2017 foi influenciado particularmente pelos bons números do setor agropecuário. De acordo com os cálculos realizados, a agropecuária baiana registrou expansão de 30,0% no valor adicionado no primeiro trimestre de 2017. - :: LEIA MAIS »

Convocados do Partiu Estágio devem se apresentar ao trabalho

Resultado de imagem para partiu estagio bahia
O prazo de dez dias úteis para os estudantes convocados pelo Programa Partiu Estágio se apresentar no local de trabalho termina na próxima terça-feira (6). Os universitários, matriculados em instituições particulares, estaduais ou federais, que já completaram pelo menos 50% da graduação têm a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria, estagiando na administração pública estadual. Os estágios terão duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação. 

“O Partiu Estágio abre as portas para o estudante. A vivência no setor público é muito ampla. O universitário passa a ter uma visão mais abrangente em cunho profissional e social”, afirma o diretor de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e coordenador do programa, Alberto Queiroz. A lista de convocados e mais informações estão disponíveis no site da Saeb. 

Resultado de imagem para stf

A delação do Grupo J&F, que estremeceu o governo de Michel Temer, teve duas implicações diretas no Supremo Tribunal Federal. Responsável pela homologação do acordo do Ministério Público Federal com os irmãos Joesley e Wesley Batista, o ministro Edson Fachin virou alvo de ataques que partem do Planalto e do Congresso e questionamentos dos próprios colegas de Tribunal. Na Corte, as críticas à homologação mostraram um STF dividido.A prisão ontem do ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ex-assessor de Temer, tende a acirrar o clima no STF e sobre o relator.O consenso formado em torno do nome de Fachin na época em que a Lava Jato caiu em seu colo, por meio de um sorteio feito após a morte de Teori Zavascki, se diluiu. De um lado estão ministros que questionam os limites da investigação. De outro, um grupo que avalia que a confirmação das decisões do relator serve para dar força ao combate à corrupção em um dos momentos mais sensíveis da investigação.

Pensamento do Dia
Resultado de imagem para o pensamento de capistrano de abreu___________________
Resultado de imagem para charges racha no stf
Por hoje é só... Vou guardar a linha, a agulha e o dedal. Vou bater o martelo: Ponto FinalPublicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com *Redação o Bolso do Alfaiate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CRONICA DE WALMIR ROSÁRIO - DIRETO DE CANAVIEIRAS

  UM HOMEM QUE SE FEZ JIPE EM CARNE E OSSO em  março 21, 2024 Jipe caracterizado na estrada e na porta de uma oficina Por  Walmir Rosário* E...