quarta-feira, 29 de junho de 2011

Momento Poético. 


Blog da FICC
Blog da FICC

Claudio da Luz



Meu Cachoeira
O que importa a rima
se o seu curso jaz em agonia?
O que importa a métrica
se o primeiro toque do réquiem já ecoou no tempo?
Sem esquife, o seu curso jaz coberto pelas baronesas
e pelos dejetos nossos de cada dia,
derramados em seu leito como se fossem prantos.
Em vida, foram plenos os versos que lhe cantaram
e as prosas escritas por almas sensíveis.
Hoje, tombado na morte pela sentença dos ambientalistas,
sugam o seu último suspiro com falsos remédios paliativos.
E, como uma ladainha, entoemos:
Rio Cachoeira, rio dos ribeirinhos.
Rogai por nós!
Rio dos pescadores.
Amém!
Rio das lavadeiras usando o anil.
Rogai por nós!
Rio das peladas em suas margens.
Amém!
Rio testemunho dos amores
e das tragédias perdidas no tempo.
Rogai por nós!
Rio das estórias dos pescadores
e de outros mentirosos ainda.
Amém!

É preciso uma pausa... um fôlego...
Não fui criança do Rio Cachoeira
mas contemplo a energia no curso da sua história
e da sua busca ao mar...

Logo, existo
Teceste-me às margens do Almada.
Fizeste-me Ser.
Cobriste-me com o calor do meio-dia,
amamentando-me com os seios
da própria terra-mater que criastes.
Já não sou Eu, somos Nós,
alegres, como em contínuas farras de felicidade,
embriagando-nos de alegria e bem-querer.
Logo, existo.
Uno, no sentido que o Almada escoa
em noites de paz, não de insônias.
E, ao contemplar o dia raiando que nos atrai
para a doce Itajuípe banhada, penso:
Agora existo...

A DISTÂNCIA QUE NOS SEPARA
Embora a distância nos separe,
o tempo passa.
Não culpo a distância,
nem a falta que a tua presença faz.
Não culpo os objetivos que lutamos em teimar alcançar,
nem a saudade que explode todos os dias no meu peito.
Não culpo os processos que a vida nos impõe,
pois estes já temos em demasia.
Contudo, sonharei os meus perenes sonhos todas as noites,
envolvido por acalantos que me transportam,
vencendo os obstáculos instransponíveis.
Então, pensando em nosso viver,
volto sempre a sonhar...
Quem dera!

Cláudio Marcelo da Luz Souza é natural de Itajuípe, Bahia. Envolvido com a área de comunicação em sua cidade, teve atuação na fundação de vários periódicos, tais como: Tribuna do Almada, Correio Itajuipense e Folha dos Lagos. Atualmente ocupa o cargo de Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Itajuípe. É editor do Diário Oficial do Legislativo Itajuipense e do blog Correio Itajuipense (correioitajuipense.blogspot.com). Poeta desde a década de 70, tem trabalhos publicados em jornais regionais e é membro do Clube dos Poetas Sul da Bahia. Atua ainda como defensor da memória cultural de sua cidade natal. 

Fui agraciado com a inclusão de alguns trabalhos meus no site www.ficc.com.br
No O Espaço é seu. agradeço aos diretores do Ficc e em especial a poetisa e escritora Genny Xavier. Acima a integra da publicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...