quarta-feira, 18 de janeiro de 2017


alhos & bugalhos

MEC divulga os resultados finais do Enem 2016 nesta quarta-feira
Resultado de imagem para enem 2016 resultados

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 podem acessar o resultado final das provas a partir desta quarta-feira (18). Isso porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu antecipar a divulgação, inicialmente prevista para esta quinta-feira (19).

No resultado do Enem , os candidatos poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro provas do exame: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Também terão acesso à nota da redação, cujo tema foi a intolerância religiosa no Brasil.

Apesar de antecipada, a divulgação dos resultados do Enem está sendo feita com dez dias de atraso em relação à publicação das notas da edição de 2015, divulgadas no dia 8 de janeiro de 2016. A consulta dos resultados pode ser feita por meio do site do Inep.

No ano passado, os estudantes tiveram dificuldade para acessar as notas nos primeiros dias após a divulgação. Isso porque, em razão do alto número de acessos, a página ficou lenta e até chegou a sair do ar. Neste ano, é possível que o mesmo aconteça.

Teoria da Resposta ao Item


A correção do Enem é feita com base na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada item. O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por aquele item.

No final do ano passado, cerca de 6 milhões de candidatos fizeram o Enem em todo o país. As notas da prova podem ser usadas para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sisu, bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.* Com informações da Agência Brasil.

Oposição se divide na briga pela presidência da Câmara


 Resultado de imagem para logomarca de partidos

Sem apoio declarado de partidos da oposição, o PDT lançou nesta terça-feira, 17, o nome do deputado André Figueiredo (CE) como candidato à presidência da Câmara. O parlamentar cearense ainda trabalha para fechar uma aliança com o PT, mas a legenda tem dado sinais de que poderá apoiar a recondução de Rodrigo Maia (DEM-RJ) ao cargo.Com 21 deputados, a legenda sabe que tem poucas chances de vitória, mas decidiu lançar Figueiredo para marcar posição e reforçar a articulação do partido em torno da candidatura do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) à Presidência em 2018.O deputado do PDT, que foi ministro do governo de Dilma Rousseff, disse que procurou líderes e parlamentares de legendas como PT, PCdoB, PSOL e Rede nos últimos dias e que tem “esperança e expectativa” de que esses partidos anunciem apoio à sua candidatura.A falta de união entre os partidos de oposição favorece Maia e os demais candidatos da base do presidente Michel Temer. Figueiredo ressaltou, por exemplo, que, se houvesse unidade, os cinco partidos teriam juntos cerca de cem deputados, número que somado a outros parlamentares “insatisfeitos” da base aliada poderia levá-los a um eventual segundo turno. 

Proposta limita cláusula de fim de contrato em título de terra de reforma agrária
Resultado de imagem para reforma agraria

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou o Projeto de Lei 3530/15, do deputado Lucio Mosquini (PMDB-RO), que limita a existência de cláusulas de fim de contrato por dez anos em títulos de posse de terra de beneficiários de reforma agrária. As chamadas cláusulas resolutivas permitem o fim do contrato quando um dos contratantes não executa obrigações estabelecidas.

A regra, incluída na Lei da Reforma Agrária (Lei 8.629/93), vale para os títulos de domínio, concessão de uso ou concessão de direito real de uso (CDRU), emitidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Pela proposta, as cláusulas de fim de contrato são somente sobre o pagamento pela terra adquirida e o cumprimento da função social da propriedade (legislação ambiental, trabalhista e aproveitamento racional da área). A cláusula resolutiva referente ao pagamento do imóvel rural poderá ser superior a dez anos, se o pagamento for por um prazo maior.

O texto também extingue qualquer outra cláusula resolutiva estabelecida em documento de titulação.

POLÍCIA APREENDE MAIS DE 100 TELEFONES, ARMAS E DROGAS NO PRESÍDIO DE JEQUIÉ


 Revista foi feita em metade do conjunto penal (Foto SSP-BA).


Revista foi feita em metade do conjunto penal (Foto SSP-BA).

Durante revista feita em quatro dos oito módulos do Presídio de Jequié, ontem (17), a polícia apreendeu 103 telefones celulares, 76 carregadores, 13 baterias e 20 chips para celular. Ainda durante a revista da PM no conjunto penal, foram localizados pendrives, 20 facas, além de 35 punhais artesanais, cordas improvisadas e 125 pacotes e trouxinhas de maconha e cocaína.

Foram inspecionados os presídios I e II, a penitenciária I e a área de presos em regime semiaberto II do conjunto penal do município do sudoeste baiano. A revista ocorre dias após a fuga de cinco internos. João Paulo Oliveira Lagoas, Josemar Oliveira de Jesus, Matheus de Jesus Pinheiro, Moabe Souza Guerra e Vagno Ferreira Santos fugiram da área do semiaberto. Até o momento, ninguém foi recapturado.

ITABUNA

No final da tarde de ontem (17), houve tumulto numa das celas do Conjunto Penal de Itabuna. Internos pertencentes a uma facção criminosa da região que envolve os bairros Daniel Gomes, Maria Pinheiro e Pedro Jerônimo entraram em confronto. A confusão foi rapidamente controlada pelos agentes penitenciários e a Polícia de Guarda (PM). O policiamento ganhou reforço imediatamente.

O princípio de tumulto começou momentos antes de uma reunião emergencial convocada pela subseção da OAB Itabuna. O tema da reunião a superlotação do presídio itabunense. Com capacidade para 574 internos, o local abriga mais de 1.320.

PF INVESTIGA FURTO NO MUSEU IMPERIAL E CUMPRE MANDADOS NA BAHIA

Peças foram furtadas do Museu Imperial (Foto Divulgação).


A Polícia Federal deflagrou hoje (18) a Operação Antiquários, que investiga o furto de obras de arte pertencentes ao Museu Imperial, no Rio de Janeiro. Policiais cumprem três mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

A polícia busca localizar as peças e aprofundar as investigações do crime de furto qualificado. Os mandados foram expedidos pela 6º Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

No ano de 1999, houve uma doação por escritura pública de um imóvel e de aproximadamente 4.000 obras ao Museu Imperial. As investigações do inquérito policial apontam que, no ano de 2014, parentes dos próprios doadores possam ter se aproveitado dessa condição para subtrair diversos itens doados, antes da incorporação definitiva das peças ao acervo do Museu e, após o falecimento do último doador, que permanecia com a propriedade dos bens na condição de usufrutuário.

As investigações contam com o apoio do próprio Museu Imperial. As obras subtraídas encontravam-se na Casa Geyer, no Cosme Velho. Suspeita-se que os investigados faziam de suas residências e escritórios, galerias privadas com o acervo desviado.
As penas do furto qualificado podem chegar a 8 anos de reclusão e multa.


Por hoje é só... Resultado de imagem para reforma agraria no brasil chargeVou guardar a linha, a agulha e o dedal. Vou bater o martelo: Ponto Final.

Redação o Bolso do Alfaiate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...