terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


Nau, musica e responsabilidade social

PUBLICADO POR TAHAN MACHADO EM 17 - FEVEREIRO - 2011
O músico Anailton José de Santana, conhecido como Nau, é um itajuipense morador do bairro José de Anchieta (Pitangueiras) que vem desenvolvendo a música em nosso município seguindo uma linha que perpassa a cultura e a cidadania, onde além de promover a musicalidade na cidade, o mesmo ensina a jovens a arte da percussão envolvendo-os em atividades ligadas ao meio ambiente e a educação.
Autodidata, como ele mesmo afirma, começou na música em 1981 “Batendo Lata” nas esquinas, empolgado pelas batidas da musicalidade baiana. Em 18/3/1985 foi convidado pra um teste na Banda Brasa onde surpreendeu os músicos mais antigos e logo foi contratado como músico profissional para fazer o seu 1° show na cidade de Lomanto Júnior e desde então não parou de embalar grandes festas da região cacaueira junto à referida banda.  Posteriormente tocou na Banda Solo onde fez bons amigos no ramo e diz ter vivido uma das melhores épocas de sua vida. No ano de 1994 surgiu a idéia de trabalhar com meninos da comunidade onde morava, ensinando a música percussiva através de um projeto denominado de Grupo Alaiê. O grupo tocava músicas no estilo do Olodun e da Timbalada, e foi a partir desse trabalho que surgiu grandes talentos musicais no município a exemplo do cantor Natal e do guitarrista Marquinhos, além de muitos outros.
  
Em 2003 surge a Idea da Banda Triball, conhecida em toda a região como o “terremoto da Bahia” por seu potencial de animação e qualidade musical. Um detalhe interessante é que a banda é composta justamente por muitos dos alunos que Nau ensinou no projeto Alaiê.
Hoje em dia, proveniente também do trabalho do projeto de grupo Alaiê, surgiu o projeto Mandala, com o mesmo perfil de “fazer” música com meninos da comunidade, mas com um diferencial, que é o trabalho com instrumentos confeccionados com materiais reciclados, dando um toque de responsabilidade sócio-ambiental ao projeto, além de melhorar ainda mais o nível sonoro dos instrumentos que são confeccionados pelo próprio Nau e seus alunos.
Itajuípe realmente é feliz de ter munícipes como Nau, isso porque além de promover o trabalho musical já relatado acima o mesmo realiza ações voluntárias de limpeza do Rio Almada e também vem promovendo nos últimos anos um Festejo de São João junto a pessoas do bairro de Pitangueiras que já se tornou tradição em nossa bela Itajuípe.
Por Leandro Junquilho (itajuipeonline.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...