sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011


Prêmio professor cidadão 2010

PUBLICADO POR TAHAN MACHADO EM 17 - FEVEREIRO - 2011
Em sua segunda edição, o Prêmio Professor Cidadão, consolidou a proposta de reconhecer e valorizar os professores que fazem da cidadania uma prática permanente em sala de aula. Conheça os projetos vencedores da 2° edição do prêmio.
Projeto Vinícius de Moraes para crianças: Poesia, música e inclusão com a Arca de Noé.
1º lugar na categoria Ensino Fundamental I
Autora: profa. Raquel dos Santos Silva
Raicalua26@hotmail.com
Projeto Vinícius de Moraes para crianças: Poesia, música e inclusão com a Arca de Noéaconteceu na Escola Municipal Otávio Portela Póvoas com a turma do 1º ano do Ensino Fundamental. O projeto propôs uma “viagem” através das poesias e das músicas do poeta e músico Vinícius de Moraes. A obra de Vinícius de Moraes associada a um projeto pedagógico  viabilizou a troca de experiências e possibilidades de novas construções permitiu aos educandos e ao seu mediador um grande leque de aprendizagens. Foi desenvolvido ao longo do ano letivo de 2010, adotou uma metodologia inovadora, pautada na sequência didática envolvendo cinco poemas do livro Arca de Noé de Vinícius de Moraes: A casa , O relógio, O pato, O vento e  O girassol. “Casar música e educação dentro de uma sala de aula, além de gerar resultados animadores e gratificantes, faz com a difícil tarefa de ensinar seja muito mais gostosa e divertida” Cris Bueno

Projeto: Oficina de Contos
Autor: Prof. Ricardo Limeira
limeiraricardo@hotmail.com
2º lugar na categoria Ensino Fundamental I
Projeto Oficina de Contos foi desenvolvido na Escola Municipal Pedro Alves de Melo com a turma de 4ª série do Ensino Fundamental de oito anos. Através das oficinas de contos, o projeto propôs condições que possibilitaram ao educando refletir sobre a língua, tomando como referência o texto. A centralidade do projeto estava assentada na promoção das rodas de leitura de contos de diversas tipologias, além de identificar os elementos característicos de um conto e Produzir textos escritos do gênero conto. Deixamos aqui fragmentos de uma reflexão de Sebastião Gama: Pelo sonho é que vamos comovidos e mudos.Chegamos? Não chegamos? Haja ou não haja frutos, pelo sonho é que vamos.
Projeto: O Estudo da Arte com Grafite na Escola no Processo de Formação do Aluno
Autora: profa. Maria Mônica Souza Reis Guimarães
monicareisguimaraes@yahoo.com.br
3º lugar categoria Ensino Fundamental I
O Estudo da Arte com Grafite na Escola no Processo de Formação do Aluno projeto aplicado na Escola Municipal Fundação Educacional De Itajuípe, com os alunos do Programa Alfa e Beto (PAA1). O foco do projeto foi desenvolver práticas pedagógicas diferenciadas que abordasse a arte do grafite no processo de formação do aluno, valorizando – a no espaço público e privado. As atividades foram diversificadas, desde a formação de grupos para produção de telas até a realização de oficinas com o grafiteiro. O Estudo da Arte com Grafite na Escola no Processo de Formação do Aluno adotou como metodologia a pesquisa documental e descritiva por investigar e mostrar aos alunos resultados pouco conhecidos e divulgados sobre o grafite na comunidade. Os resultados do projeto foram percebidos no interesse dos alunos em conhecer e aprender a arte do grafite e na mudança de postura em relação ao espaço físico da escola.
Projeto: Buscando a paz através de atos de cidadania: Deficientes, mas eficientes – os portadores de necessidades especiais
Autora: profa. Keila Souza Góes Farias
keusgoes@yahoo.com.br
1º lugar na categoria Fundamental II
O Projeto Buscando a paz através de atos de cidadania: Deficientes, mas eficientes – os portadores de necessidades especiais aconteceu na Escola Municipal Prof. Diógenes Vinhaes, com os alunos do Ensino Fundamental II, 7ª série ou 8º ano, do turno vespertino. O projeto teve como objetivo contribuir com as mudanças de comportamento dos estudantes para com os portadores de necessidades especiais. As dúvidas, dificuldades e problemática, surgidas no cotidiano dos educandos, e de como fazer para ajudarem  aos   Deficientes visuais,  auditivos, Intelectuais e do Aparelho Locomotor (paraplégico e tetraplégico), são fatores que justificaram a elaboração do projeto.O mote do projeto foi perceber as diferenças existentes nas pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE´s), bem como a igualdade de necessidades a serem supridas, onde os alunos entendam que esses são seres humanos participantes e ativos da sociedade. “É preciso conhecer o aluno individualmente e saber quais são as práticas escolares que atendem às suas necessidades. Saber, por exemplo, como se comunicar com os cegos e com alunos ditos ‘normais’, sem restrições”
Projeto: A Descoberta de talentos por Trás de um sorriso
Autora: ProfaMarylian dos Santos Souza
Marylian_luck@hotmail.com
2º lugar categoria Ensino Fundaental II
O projeto Descoberta de talentos por Trás de um sorriso foi desenvolvido na Escola Municipal Otávio Portela Póvoas com os alunos das turmas 5ª e 6ª séries. O projeto Descoberta de talentos por Trás de um sorriso foi desenvolvido na Escola Municipal Otávio Portela Póvoas com os alunos das turmas 5ª e 6ª séries. O projeto visou à melhoria dos problemas (agressividade, coordenação motora, ordem e interação social) através do estímulo das habilidades artísticas dos alunos, considerando que todos possuem capacidades fundamentais que se destacam e, conseqüentemente possibilitam o sucesso em alguma habilidade motora específica. Teve como foco propiciar a descoberta de aptidões ou talentos através de atividades que despertassem o potencial dos alunos. Os resultados apresentados foram visíveis, desde a postura na sala de aula até a autoestima dos alunos.
Projeto: Medindo e calculando distâncias no trajeto para a escola, exercendo a cidadania através da analise e tratamento de informação
Autora: Profa. Lúcia Madail
luciamadail@hotmail.com3º lugar categoria Ensino Fundamental II
O Projeto Medindo e calculando distâncias no trajeto para a escola, exercendo a cidadania através da analise e tratamento de informação foi desenvolvido na Escola Municipal Prof. Diógenes Vinhaes com os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental. O objetivo do projeto foi incentivar os alunos a compreenderem a necessidade de se trabalhar com números em todos os aspectos do cotidiano, inclusive na construção da identidade pessoal no meio em que vive. A metodologia adotada foi um estudo investigativo diante do que fora questionado em sala de aula da distância e tempo gasto pelos alunos moradores dos bairros Beira Rio e Santo Antonio saindo de suas casas até chegarem à escola, tomando como ponto de partida a praça Vereador João Adry.
Projeto: Ensinar é criar arte Através do saber e do respeito à diversidade
Autora: Profa. Nara Chaves Oliveira
Narachaves09@hotmail.com
2º lugar da categoria Educação Infantil
O Projeto Ensinar é Criar Arte Através do saber e do respeito à diversidade foi aplicado na Escola Municipal Otávio Portela Póvoas com os alunos da Educação Infantil. O foco do projeto estava voltado para a importância de respeitar e aceitar as diferenças através de histórias e dramatizações, de respeitar as diferenças, e criar na sala um ambiente agradável e que eleve a autoestima dos alunos, desde os primeiros anos de escolaridade. Os resultados do projeto foram traduzidos na socialização e o entrosamento dos alunos, além do respeito às diferenças. “As artes levam-nos à dimensão estética da existência, elas nos ensinam a ver o mundo esteticamente”.Edgar Morim
Projeto: A matemática aplicada para a cidadania
Autora: Silvana Souza Reis
rssilvana@yahoo.com.br
1º lugar categoria EJA
O Projeto A matemática aplicada para a cidadania foi desenvolvido na Escola Municipal Prof. Diógenes Vinhaes com os alunos do Estágio 4C da Educação de Jovens e Adultos. O foco do projeto estava voltado na adequação dos temas transversais no ensino da matemática, para enfrentar desafios que a sociedade impõe a cada cidadão, criando uma nova cultura de compreender e fazer matemática. Os resultados do projeto mostraram que os alunos passaram a correlacionar os assuntos estudados com práticas do cotidiano, maior participação, interesse e motivação oral e nas atividades escritas nas aulas, maior segurança nas atividades propostasresultado positivo de desempenho de 80% o que antes era 40%% e melhor interpretação em problemas matemáticos.
Projeto: Preparando o cidadão para o mundo
Autora: Maria José Pinho Midlej
2º lugar categoria EJA II
Projeto Preparando o Cidadão Para o Mundo foi aplicado na Escola Municipal Dra Lourdes Pinillos, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Preparando o Cidadão Para o Mundo é um projeto que justiça-se pela necessidade dos alunos aprenderem uma língua estrangeira como possibilidade de conhecerem outra cultura, além de ampliar a visão de mundo dos alunos. A principal intenção do projeto foi fazer com  que os alunos pudessem identificar no universo que o cerca as línguas estrangeiras que cooperam nos sistemas de comunicação, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilíngüe e compreendendo o papel hegemônico que algumas línguas desempenham em determinado momento histórico. Os resultados do projeto apontaram entusiasmo dos alunos, capacidade de criação, satisfação na aprendizagem… “dessa forma aprender inglês não é nem um “bicho de sete cabeças” (depoimento de um aluno)

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